sexta-feira, junho 29, 2012

Dificuldades em pegar corretamente no lápis!

E finalmente é sexta-feira IEH!!!!
Esta semana não sei porquê mas custou muitíssimo a passar!
No trabalho as horas são infindáveis, em casa passam a voar, ando tão mas tão cansada que ontem ainda não eram 9h da noite e eu já dormia no sofá.
Mas se pensam que hoje estou aqui fresquinha que nem uma alface estão muito enganadinhas, continuo cheia de sono e não me sai da cabeça o quanto eu precisava de um dia inteirinho metida na minha cama para ver se conseguia colocar em dia o sono que não se afasta de mim ;)!

As reuniões de final de ano com as educadoras dos miúdos já aconteceram.
A Mel para o próximo ano letivo não vai ficar com a mesma educadora e no inicio do ano tinham nos dito que sim!
Fiquei um pouquinho triste pois sei que a Mel gosta muito dela, mas não há-de ser nada...
Relativamente ao desenvolvimento da piolhita está tudo muito bem para a sua idade, tem o seu feitiozinho mas depois é um doce de menina!

Do Duarte fiquei a saber só nesta reunião que afinal a educadora que ele teve durante o ano inteiro era uma professora de substituição (de uma outra que esteve de baixa e licença de maternidade)! Como veem muito atempadamente :S!!!!!
Não que ache isso muito importante mas sinceramente esperava que para o próximo ano o Du tivesse a mesma educadora e a mesma auxiliar, e não vai ser nada disso!
Vai ter a educadora que já veio de licença de maternidade e uma outra auxiliar! No caso do Duarte isso não me preocupa tanto porque ele até agora tem demonstrado sempre uma boa adaptação a todas as mudanças de "professoras" que lhe têm sido impostas!
Ao nível das informações também foram as esperadas, nem sempre cumpre regras (à primeira), ainda não consegue dizer os sons todos e continua sem uma "motricidade fina" muito apurada isto quer dizer que nem sempre pega bem nos lápis ou nos pincéis! Tem muita vontade e gosta de aprender!

Fiquei um bocadinho preocupada com aquilo que a educadora disse sobre a forma de ele pegar no lápis e no pincel (muito em cima) e até me perguntou se na creche onde ele esteve tinha sido feito algum teste do seu grau de motricidade fina com um terapeuta ocupacional (acho que é assim o nome) ao qual eu respondi que não (na minha singela opinião também isso me parecia um autêntico disparate) e que talvez para o próximo ano letivo fosse melhor fazer uma avaliação com um terapeuta para ver se o Duarte precisaria de ajuda ou não!
É claro que com esta conversa toda em volta da pega de um lápis fiquei preocupada e até um pouquinho assustada!

Se por um lado eu acho que ele ainda é pequeno (ainda nem 4 anos fez) e que ainda não me parece assim tão tardia a sua aprendizagem nestes níveis, por outro, com aquilo que pessoas (educadoras) que estão habituadas a lidar/ensinar miúdos todos os dias me dizem com ar de "reprovação", que o miúdo nem sempre pega bem no lápis/pincel, isso deixa-me um bocadinho atormentada, de maneira que estou já a pensar fazer alguma coisa em relação ao assunto...

Mal terminei a reunião falei e mostrei logo ao N as informações do Du, ele que é muito mais descontraído que eu achou  um disparate eu ter ficado assim por causa do miúdo ainda não saber pegar no lápis para além de que havia algo nas informações que na nossa opinião é um pouquinho contraditório, se por um lado diz que tem dificuldades em fazer uma correta pega no lápis e no pincel por outro diz que consegue escrever com traço preciso o seu primeiro nome :S!...

Outra coisa que o N referiu e que é verdade é que o Du consegue fazer colares de contas sem dificuldades por isso a sua motricidade fina não deverá estar assim tão mal...

Não sei muito bem o que pensar, só sei que quero que o meu filho tenha um desenvolvimento normal para a sua idade!

Perante tudo o que me informaram, vou continuar a batalhar no cumprimento das regras, no aperfeiçoamento do seu vocabulário e agora vou ainda juntar a isto tudo que já fazia, exercícios para ver se consigo ensiná-lo o melhor que puder a pegar no lápis! (Pelos vistos os trabalhos que fez na escola durante o ano não chegaram para ele aprender :()!
 (Tenho pena do meu menino porque ele (às vezes) esforça-se tanto para tentar fazer melhor...)

Hoje já lhe propus o novo desafio de fazer todos os dias um desenho (assinado por ele no fim) para ver se aperfeiçoava a sua pega, ele concordou de imediato! :)

Andei a investigar um pouquinho na net (digo só um pouquinho porque se leio muito sobre doenças e afins fico sempre com a sensação que eu, ou neste caso o meu filhote tenha grandes e graves problemas) e descobri estes exercícios que me pareceram interessantes para fazer com o Duarte!

Aqui ficam alguns deles:

" Envolva uma fita colorida próxima a ponta do lápis. Mostre como você segura o lápis sobre a fita e peça que o imite.
• Estimule jogos com pinos com diferentes tamanhos para que fortaleça aqueles três dedos colocando e tirando os pinos no tabuleiro.
• Forneça-lhe brinquedos com materiais de diferentes resistências que ele possa apertar (bolas e bisnagas), deformar (massinhas ou bonecos de arame) ou grudar (Lego e blocos).
• Faça projectos de arte que desenvolverá a coordenação das mãos e dos dedos. Por exemplo, projectos que requerem espremer tubos de cola, amassar pequenos pedaços de papéis ou criar colagens com massas ajudam a fortalecer o desenvolvimento motor mais fino."
http://dislexiaportugal.blogspot.pt/2011/01/segurar-o-lapis-sem-problemas.html

"1. Pegue um daqueles vidros de remédio com conta gotas que você tem no armário.
Ensine a criança a apertar a borracha usando o dedo polegar e o dedo indicador. Use um timer e o programe para 5 segundos.Veja quantas vezes a criança consegue apertar. Faça isso várias vezes ao dia com a criança e assegure que ela use ambas as mãos. Esse movimento vai ajudar à criança a ter firmeza ao segurar o lápis para escrever.

2. Esse exercício é muito bom mas funciona melhor se você tiver uma maçaneta redonda.O processo é o mesmo do número 1. Pegue um timer e marque quantas vezes a criança consegue rodar a mão para abrir a porta. Esse movimento é bom para o pulso e, com certeza, vai ajudar a criança a posicioná-lo na hora de escrever.

3. Providencie um daqueles brinquedos de plástico que se coloca na banheira para a criança brincar. Sabe aqueles fáceis de apertar? Brinque com a criança no banho que é mais divertido, mas deixe que ela aperte o brinquedo. Esse movimento ajuda na flexibilidade dos dedos.

4. Arrange um chocalho para o próximo exercício. Você pode inclusive confeccionar um com garrafinhas de plástico de refrigerante e macarrão, milho ou lentilha dentro. Ensine a criança a balançar o chocalho para frente e para trás mas sem mexer o braço, somente o pulso. Se for necessário, nas primeiras vezes, segure o anti-braço da criança para que ela não o mexa. Esse exercício dá mais agilidade para o pulso.

5. Coloque areia numa bacia e faça desenhos junto com a criança. Incentive o uso do dedo indicador na confecção do desenho. Deixe que a criança brinque depois. Explore outras texturas com a criança. Tinta, milho, arroz, creme de barbear, água com anilina colorida e algodão são outros exemplos.

6. Rasgar jornal e papel também ajuda. Você pode convidar a criança para depois fazer uma chuva de papel ou uma grande colagem.

7. Compre uma folha de EVA e recorte algumas figuras (de preferência as preferidas da criança). Por exemplo, se ela gosta de carros,corte figuras de um carro comum, um de corrida e um jipe. Se a menina gosta de brincar de bonecas, corte uma camiseta para boneca, chapéu e bolsinha. Escolha duas figuras apenas para começar. Faça um furo no meio das figuras e entregue um cadarço para a criança. Sentado atrás da criança faça com ela o movimento de constura, enfiando o cadarço nas figuras. Primeiro use sua mão por cima da criança. Aos poucos, faça menos pressão nos movimentos até que a criança coloque duas figuras independentemente. Aí sim você pode incorporar mais figuras. Esse exercício ajuda muito no movimento de pegar o lápis. Aconselha-se começar com figuras de EVA para depois passar a pequenas contas.

8. Ensine a criança a desenhar linhas. Faça primeiro umalinha horizontal _________ e diga a ela: “Copia o que eu faço”// “Faça isso!” e deixe ela copiar. Se a criança não conseguir fazer, utilize a sua mão por cima da dela para que ela consiga sucesso no início. Aos poucos diminua a pressão até que a criança consiga fazer o exercício sozinha. Depois de fazer ________, passe para linha vertical, X, + , O, , D. Mais tarde tente sol, face, pessoa, árvore,etc."



http://abcdainclusao.blogspot.pt/2008/01/idias-para-desenvolver-coordenao-motora.html

(Confesso que do ponto 7 não percebi nada)!





Bfs! ;)


1 comentário:

  1. Olá,
    Pois, o meu filho de 4 anos também tem problemas com "o pegar do lápis" e quando a professora me disse que ele passava uma manhã sem fazer nada, quando as atividades envolviam lápis, pinceis, tesoura, etc.,........ passei-me da cabeça e liguei á pediatra. Esta disse-me para ir ao oftalmologista e a uma médica de avaliação de desempenho. O certo, é que já fomos ao oftalmologista e este diagnosticou-lhe estrabismo :( vai ter que usar óculos .... vamos a ver se o problema vem daí? Em Julho temos a médica de avaliação de desempenho. Espero que não seja necessário uma terapeuta, mas se tiver que ser, não há mal nenhum. Porque tal como tu eu também o incentivo a fazer desenhos e realmente agora ele já consegue pegar no lápis com mais força e riscar.

    ResponderEliminar