terça-feira, fevereiro 28, 2012

Mais coisas do Duarte!

Hoje recebemos as informações do 1º semestre do Duarte.
Tudo dentro do que esperava, não houve surpresas e concordo de uma maneira geral com tudo o que lá estava escrito.
De um modo geral, a mim, como mãe, parece-me que está a evoluir em grande parte dos aspetos de uma forma natural, mas naquilo que lá na avaliação vinha de menos bom e que nós sabemos também que são os seus grandes pontos fracos preocupam-me.
Existem sons que ainda não consegue ou tem dificuldade em produzir.

Nós insistimos com ele para pronunciar melhor as palavras, mas não tem sido fácil pois ele é um menino de hábitos e desde sempre que quando começa a dizer as palavras de uma certa forma (errada) tem muitas dificuldades em corrigi-las para as dizer corretamente, mesmo que já as tenha conseguido dizer alguma vez bem.

O R de "rápido" (por ex.) esse já está a conseguir corrigi-lo na grande parte das palavras, mas o L ainda está muito complicado pois quando o tentamos ensinar fazendo alguns exercícios (para alguma coisa havia de servir as disciplinas de fonologia que tivemos na faculdade) ele ñ reage muito bem e fica amuado e zangado, mas muito de vez em quando já disse "Bolacha" em vez da sua normal "Boacha"... :(
Os r's de por ex. "quarto" é que ainda ñ o vi pronunciar uma única vez. :(

Outra das dificuldades apontadas pela educadora e que também em nada nos surpreendeu é a forma de ele agarrar na caneta/lápis que ainda não é a mais correta.
Também tenho tentado ensinar-lhe mas mais uma vez ele zanga-se e desiste de aprender. :(

Fico triste com estas situações, apesar de achar que ainda não são alarmantes.

Apesar de saber perfeitamente quais são os defeitos do meu filhote fico sempre um pouquinho angustiada quando os outros dizem alguma coisa menos boa sobre ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário