terça-feira, março 21, 2006

Música à Terça-Feira / Um Livro à Quarta-Feira 2


Como hoje é o dia Mundial da Poesia e a poesia está intimamente ligada à música a minha escolha vai para um livro deste género literário que possui uma das letras de umas das minhas músicas favoritas.
O livro chama-se:
Sonetos de Amor
Florbela Espanca

e a música:
"Ser Poeta (Perdidamente)"
Trovante

Florbela Espanca, a maior poetisa do seu tempo, conta-nos as grandes contradições da sensibilidade feminina nas suas paixões. Tal como José Régio analisou, Florbela era uma daquelas "Mulheres com talento vocabular e métrico para talharem um soneto como quem talha um vestido; ou bordarem imagens como quem borda missanga...)"

"As almas das poetisas são todas feitas de luz, como as dos astros: não ofuscam, iluminam"

Gosto de ler poesia apesar de não o fazer com muita regularidade... bem, pensando melhor, isto não é de todo verdade porque livros de poesia de facto não leio com muita regularidade, mas leio muitas vezes poemas realizados especialmente para mim...

Este é um excerto do primeiro poema escrito pela pessoa que mais feliz me faz, ainda mesmo antes de saber que um dia ia partilhar todos os momentos da minha vida!

...“Pode o tosco pincel que mal sustento
pintar ousado divinal beleza?
Ó Paixão, no rosto tens delicadeza,
No corpo vive à sorte louco intento”...

6 comentários:

  1. Gosto dos seus poemas e da descrição que J. Régio faz.

    ResponderEliminar
  2. Olá Estela, eu também gosto muito de poesia, no meu casamento usei o trecho de Vinicius de Moraes, Soneto de Fidelidade, vale a pena conhecer. Beijos e tudo de bom sempre.

    ResponderEliminar
  3. A Florbela sofria de um terrivel mal genético: era alentejana lol
    Bom resto de semana :o)

    ResponderEliminar
  4. boas escolhas, a poesia da florbela e os saudosos trovante, sem dúvida

    ResponderEliminar
  5. A Florbela tinha poemas lindos de tão arrebatadores que eram.

    ResponderEliminar