terça-feira, dezembro 20, 2011

Educar os filhos! - Alguém me ensina por favor?

Desde terça-feira passada até Domingo que o Duarte esteve de castigo, e eu senti a impotência do costume por achar que nem assim com este grande castigo ele irá melhorar...

Por vezes sinto-me completamente incapaz de educar, acho que é a tarefa mais difícil que os pais têm que fazer com os seus filhos e desenganem-se aqueles que pensam que quando temos o 2º filho, educar já vai ser muito mais fácil por já aprendermos alguma coisa com o primeiro!

No meu ponto de vista isso é completamente mentira, no caso em particular da Mel a coisa não tem sido mais fácil em nada, a piolha ainda consegue ser mais vivaça que o mano!
(E eu a pensar que isso ñ seria possível).

Não para quieta nem um segundo, detesta estar sentada ao nosso colo (ainda na festa da escola deles depois da sua atuação veio para ao pé de nós, não esteve sentada ao meus colo mais que um minuto depois teve que andar pelo auditório sempre a cirandar de um lado para o outro com um sorriso de orelha a orelha e enquanto isso muitos dos seus coleguinhas de sala estavam muito bem instaladitos ao colo dos seus papás e eu claro, a pensar com os meus botões, porque é que eu nunca tive os meus filhos assim, será que sou eu que não os sei educar a estar sossegaditos?!...)

Nós ralhamos para ela não mexer aqui ou acoli e ela continua como se nada fosse, se insistirmos muito faz beicinho e pede-nos um colinho, se lhe tirarmos o objeto com que ela está indevidamente a brincar desata num berreiro como se a estivéssemos a matar.

Quando não quer comer mais diz "já tá" com uma voz muito delicadinha, meiga e doce como só ela sabe e ali nem com grandes macacadas aquela boquinha se volta a abrir.
Quando a deitamos ainda consegue dar mais voltas e reviravoltas que o mano e se nos sente por perto está sempre levantada encostada à grade à espera de mais um dedo de conversa!

O biberão do leite só bebe a quantidade que ela bem entender se lhe tentamos dar nós mais um bocadinho afasta como se lhe estivéssemos a fazer uma grande afronta e é resmongona como só visto!...

... Mas voltando ao Duarte e ao motivo do seu grande castigo, estão a imaginar-se num local público onde veem um miúdo que só vos faz pensar "- ai se fosse meu filho!... Ui que garoto mais mal comportado e mal educado!... e lá pensamos de novo - Ai se fosse meu filho!"?, pois é o problema é quando esse -"ai se fosse meu filho" é mesmo o nosso filho :'(!!!...

Acho que nunca mas nunca mais vou pensar isso, pois às vezes (não digo que seja sempre) os pais bem tentam educar da melhor forma os miúdos que têm mas conseguir bons resultados é que nem sempre é fácil!(É o nosso caso)

O Duarte foi ao médico com o pai (eu não assisti à cena mas posso bem imaginar porque há ano e meio fez-me a mesma cena), enquanto esperavam pela consulta o Duarte andou deitado pelo chão em que a cara também por lá andou, andou a meter-se com um bebé e a colocar-lhe as mãos no rosto (algo que nós estamos sempre a pedir para ele não fazer), andou a abrir portas de consultórios, andou a mexer nos intercomunicadores, falou com as pessoas como se já as conhecesse desde sempre... é claro que o pai lhe disse um cento de vezes para estar quieto mas ele continuava na maior a desobedecer até que o pai lhe deu um pequeno puxão de orelhas e ele o que diz, bem alto para todos os que ali estavam ouvirem - "Não doeu"... :S!
Entrou no consultório e enquanto o pai falava com o Dr. tirou folhas da impressora e até uma amostra de creme conseguiu tirar de forma a que nós só tivéssemos dado conta já a caminho de casa!

Agora digam-me o que é que nós fazemos a este diabrete?
É claro que mal chegou a casa levou o maior sermão da sua vida e ficou de castigo desde essa noite de 3ª até Domingo de manhã.
O castigo dele consistiu em ficar sem ver desenhos animados na TV, sem poder brincar antes de ir para a cama com os papás (algo que o deixa muito triste) e sem poder comer chocolates nem das bolachinhas que mais gosta!...

No dia seguinte a isto acontecer fez outra grande birra à saída da escola mas mal chegou ao carro acalmou os ânimos porque viu que os pais não estão para brincadeiras.

Vamos ver se ele acalma e se na próxima vez que estiver em locais públicos não faz cenas nem nos faz fazer figuras de pais muito permissivos e que não tentamos educar os nossos filhos.(Algo completamente errado)!

Educar não sei mesmo se o sei fazer mas que tento lá isso tento! :(

Sem comentários:

Enviar um comentário