quinta-feira, dezembro 17, 2015

Amizade!

Dia 14 de Setembro o Duarte começou o seu 2ºano entusiasmado por ir aprender coisas novas e rever todos os seus coleguinhas mas também um pouco aborrecido por voltar a ter TPC's!

A Mel começou muito bem este seu ultimo ano no pré-escolar, nos primeiros dias estava um bocadinho mais desanimada por a sua melhor amiga ter ido para outra escola, mas agora está completamente feliz e sabe que de vez em quando lá volta a estar com a sua amiga M!

Em Setembro também definimos um objetivo para a nossa procura de caches! Até ao final do ano temos que encontrar 100! Todos os fds que nos lembramos lá vamos nós procurar mais alguma! (Ainda não conseguimos chegar ao nosso objetivo mas estamos quase ;))!

Uma das inúmeras coisas boas que os meus filhos me têm trazido é dar-nos a conhecer novas pessoas, pais de amiguinhos deles.
Conhecemos alguns de que gostamos muito e é um prazer quando podemos partilhar alguns bons momentos juntos!

Este Setembro passámos uma tarde divertida num evento em Cascais com uns pais de uma amiguinha da Mel e um Domingo espetacular a fazer um pic-nic à beira de uma piscina com outros.

Gosto muito de conversar e de manter amizades de longa data ou fazer novas se assim se proporcionar mas com a agitação que a vida de todos nós, às vez isso nem sempre é fácil!

Fico triste quando os esforços para passar algum tempo com pessoas de quem gosto só surgem do meu lado!
As desculpas do costume, não ter tempo, estou farta delas, pois por aqui por estes lados também se trabalha e muito, 2 filhos, marido, casa, pais, irmãos, milhentas festas de anos dos miúdos e sempre milhões de tarefas domésticas para e por fazer e mesmo assim consigo tirar um tempinho para aqueles com quem gosto de estar/falar desde que me dêem oportunidade para tal! :(...

...Tenho mesmo muita pena de ter tão poucos amigos mas ainda tenho esperança que um dia as coisas sejam diferentes...

(Há dias o Nuno proporcionou-me uma das melhores surpresas de sempre sobre este tema... falarei deste assunto quando chegar o mês de Dezembro ;))!





13 de Setembro - 12 anos de casamento!


Este ano não houve festejos do dia 13 de Setembro, dia que celebrámos 12 anos de casamento.
Dissemos que este ano, não calhava muito bem festejarmos naquele dia e adiámos para data indefinida (pois ainda não aconteceu ;))!

Mandámos fazer uma foto em tela para nós, fomos almoçar com os miúdos e os meus pais ao Solar dos Amigos, usámos aliança (coisa que não fazemos regularmente) e ficou a festa feita!

Todos os dias agradeço mais um bocadinho a sorte que tenho em te ter todos os dias na minha vida, o meu maior desejo é que assim seja durante a minha vida toda!

12 de Setembro de 2015 - A minha mãe fez 80 anos!

Desde que acabaram as férias de Verão que o tempo por aqui não tem parado!
Tem havido tanta coisa a acontecer que não tem dado para estar presente em todo o lado e aqui o blog tem sido aquele que mais ficou para trás!

Gostava muito de aqui registar tudo o q houve de mais importante em 2015 até ao final de Dezembro, mas sinceramente não sei se vou ser capaz...

Ainda falta falar de 4 meses em que muita coisa aconteceu...

...........................................................................................

Dia 12 de Setembro de 2015 foi um dia muito bonito, a minha mãe fez 80 anos e preparámos-lhe algumas surpresas!

Fomos os 9 até à Ericeira, pois ela nunca lá tinha estado (ela gosta muito de passear)!
Estava um dia fantástico, também tínhamos reservado por lá o almoço e correu tudo muito bem!

Depois, fomos até Sintra também para mostrar aos meus pais, irmã e sobrinha o Palácio de Monserrate que ainda não conheciam e que é muito bonito!

Ainda em Sintra eu, o Nuno, a Mel, o Duarte e a Ana fomos à procura de uma cache que foi uma verdadeira aventura pois estava no meio do mato e de pedras e não foi fácil chegar até ela! Foi o máximo :)!

Ao final da tarde fomos então para casa fazer mais uma surpresa à minha mãe, uma daquelas que a fez ir às lágrimas e que adooooorou!!! :)

Reunimos várias fotografias e vídeos e fizemos uma apresentação onde apareciam os momentos mais marcantes destes seus 80 anos de vida!
Ficou muito giro, valeu a pena a noitada a preparar a surpresa que acabou por emocionar a todos! :)

Foi um dia muito feliz, tal e qual como se queria e ela merece aquilo e muito, muito mais! :)

Ufa, ainda bem que foi o dente que teve q ser tirado ;)!

O mês de Setembro é sempre um mês cheio!

Descobrimos que um dos dentes superiores do Duarte já estava a nascer sem o de leite ter saído, por isso tivemos que marcar consulta para tirar o dito!

Estava eu e o Nuno a falarmos sobre a ida à dentista quando a Mel só houve metade da conversa e pergunta:

- Vão cortar a pilinha ao mano?

Foi risota total minha e do pai, quem não achou grande piada foi o Duarte que pensou mesmo que isso poderia acontecer!

O Duarte foi um valente e portou-se lindamente na consulta! Felizmente o novo dentinho rapidamente veio para o seu devido lugar!

A Fadinha dos dentes desta vez atrasou-se (é o que dá ter delegado por primeira vez funções ao Gnomo pai)!!!!! (Fiquei tão mas tão triste, desta vez q o Duarte merecia mesmo ser recompensado pela Fadinha, eis q ela se atrasa)! O Duarte não desconfiou pois ele quando à noite colocou o dentinho na sua almofada logo achou que não o devia ter assim deixado pois o dentinho estava dentro de um saquinho de plástico fechado e assim a Fada não iria conseguir levar o dentinho!... E teve mesmo razão, quando acordou o dentinho lá continuou intacto dentro do saquinho, a Fada não tinha mesmo conseguido abrir o saquinho!... (Fiquei furi, furi, mas já passou e tudo se resolveu na manhã seguinte!!)


As férias mais longas que já tive fora de Portugal! - 9 FIM - Lago di Garda - Sirmione - Milano - Bergamo

 Bergamo
 Lago di Garda!
 Milão

Sirmione

É hoje que coloco um fim às férias de verão maravilhosas que passámos!
(Já está escrito há mais de um mês mas só hoje é q teve direito a fotos)!


Como ainda o outro dia o Nuno conversava comigo o mal de passar férias tão espetaculares é que sentimos mais saudades delas, ai, ai e como já temos saudades daqueles dias...

05 de Setembro - Lago Di Garda - Sirmione -Milano

Logo cedinho dissemos adeus ao nosso cruzeiro e depois de apanharmos uma seca no rent a car fomos a caminho de Milão parando ao redor do Lago di Garda e Sirmione!

Lago di Garda
O Duarte não sei bem porquê estava mal disposto, nem saiu do carro e nós fomos os 3 dar uma voltinha mesmo junto ao lago onde estava uma valente ventania mas que tem uma vista bastante agradável!

Sirmione
Depois fomos até Sirmione que é banhada pelo Lago di Garda e que é um local bem turístico, cheia de belas casas à beira do lago, uma grande confusão de carros e muito difícil para estacionar! Por estas razões a voltinha teve q ser muito rápida mas o castelo e a localização é linda e ainda conseguimos encontrar uma cache ;)!

Milão
UAU!
Gostei tanto, eu nunca tinha lá estado (o Nuno já) e não sei bem porquê fazia da cidade muito pouco interessante mas estava completamente enganada! Adorei o esplendor da catedral e das galerias q estavam ao lado e o castelo medieval!
Até os miúdos se encantaram e divertiram-se a valer a fazer espetáculos (como eles dizem) e a filmar os seus disparates. Houve uma música que nos acompanhou todo o passeio e que eu penso q não houve dia que eles não a cantassem! Num dos jardins em Milão estiveram no seu auge e em plenos pulmões cantaram:
"Eu não sei
O que é que te hei-de dar
Nem te sei 
Inventar frases bonitas
Mas aprendi uma ontem
Só que já me esqueci
Então olha só te quero a ti"
(Versão D.A.M.A)


Encontrámos algumas caches, uma delas bem engraçada, num rato de borracha ;)!

Foi uma tarde muito bem passada o difícil foi mesmo encontrar um hotel para dormir! Depois de horas a telefonar para vários, lá encontrámos um IBIS Styles bem fixe com os 3B's essenciais! ;)



06 de Setembro - Bergamo
Não tinha qualquer ideia sobre Bergamo e como o nosso avião partia do aeroporto ali perto e só era ao final da tarde decidimos aproveitar a manhã para lhe fazer uma visita!
Valeu mesmo a pena ter lá ido, é encantadora! Estava um belo Domingo, com as ruas cheias de gente e de animação, foi sem dúvida uma forma de acabar as nossas férias em grande!

Havia um mercado bió e estava cheio de fardos de palha onde os miúdos adoraram andar por cima e deram umas fotos divertidas!

Mais umas caches procuradas e encontradas pela "esperta"da Mel e assim terminámos as nossas férias!


Hoje, 2 meses depois, já os 4 falámos muitas vezes como queríamos já ir de novo de férias e que fossem tão extraordinárias como estas foram!

Fim
 

segunda-feira, novembro 02, 2015

As férias mais longas que já tive fora de Portugal! - 8 - Dubrovnik - Atenas - Kusadasi - Trogir - Split

 Atenas
 Dubrovnick
 Kusadasi
 Split
Trojir

30 Agosto - Croácia - Dubrovnick
Todas as saídas a terra foram organizadas por nós (quer dizer, pelo Nuno) pois as do cruzeiro eram excessivamente caras e assim criámos os roteiros à nossa medida (contando com as crianças)!

Em Dubrovnick apanhámos um táxi mal saímos do cruzeiro que nos levou a dar uma volta panorâmica por fora da muralha, a locais que não iríamos se fossemos de autocarro!
Depois deixou-nos ao pé de uma das entradas da muralha e passeámos por lá! 
Dava gosto passear pelas ruas extremamente limpas e tudo tinha um aspeto "arrumado" nem parecia q a guerra ainda tinha passado por lá há tão poucos anos!
Para dizer a verdade e dando a mão à palmatória (do Nuno) fiquei surpreendida positivamente pelo pouco que conheci da Croácia, fiquei com vontade de conhecer muito mais!
01 Setembro - Grécia - Atenas
Este foi o dia mais cansativo de todos, para além de estar muito calor, de termos passado 4 horas com uma guia particular (muito boa e útil para não se olharem para as coisas e perceber que foram mais do que calhaus e mais calhaus), os miúdos estiveram um bocadinho (mentira, estiveram muuuuuuuuuuito) chatinhos, a Mel então não sei que bicho lhe mordeu, ela q costuma ser um doce com os adultos aquele dia estava com um mau humor feroz!
A visita a Acrópole foi a mais complicada, pois o Duarte queria trepar as oliveiras q por lá havia ou então juntou-se com a mana para ser uma mistura de arqueólogo com pedreiro e banqueiro! Decidiram (durante os minutos que não estavam a ser repreendidos) para pegar nas pedras q havia no chão e com outra tentar parti-las e com as pedrinhas mais pequenas fingiam que eram euros! Tiveram que ser chamados à razão uma data de vezes mas aquilo eram muitos Deuses, muitas histórias para aquilo que a guia nos estava a falar cativasse o interesse daquelas duas criaturas sedentas de brincadeira. Ao Duarte ficou-lhe na cabeça a Minerva e ainda hoje fala dela :D! Melhor do que nada!


Para animar um pouco as crianças lá fomos nós à procura de uma cache e ensinámos a nossa guia o q era ;)!

O momento que mais os acalmou, e aí sim ficaram completamente estátuas foi quando viram o render da Guarda!

Foi a minha primeira vez em Atenas e estava expectante pois o Nuno já lá tinha ido umas duas vezes, a minha irmã também já lá tinha estado, em história das artes (disciplina que adorava) também li sobre esta cidade que finalmente visitei e que tirando os monumentos históricos de que todos já ouviram falar e as lendas da mitologia grega que os envolvem, o resto não me cativou. Para mim uma cidade sem alma, nem o Bairro Plaka me encantou...

Chegámos completamente mortos ao cruzeiro e os miúdos completamente empoeirados por tanta brincadeira nas pedras brancas! ;)

02 Setembro - Turquia - Kusadasi
O tempo que estivemos aqui em Kusadasi foi calmo, o local não tem muito que ver (a excursão que havia para fazer era para Efeso e nós os dois já lá tínhamos estado) por isso optámos por passar o tempo apenas por ali! No posto de turismo informaram-nos q era dia de feira e claro, ñ pude faltar :D!!!
A feira era enorme e os miúdos não gostam nada de ir, por isso só fizemos um dos corredores (para mal dos meus pecados).

Tem imenso o comércio e bastantes parques para os miúdos e ainda nos divertimos a tirar fotos ao cruzeiro a parecer q o estávamos a empurrar ;)!

04 Setembro - Croácia - Split - Trojir
O cruzeiro parou em Split mas fomos primeiro a Trojir, apanhámos um autocarro e lá fomos nós (depois de esperarmos 1h por ele :( )!
Trojir é um local engraçado, um centro pequeno e charmoso!
Split é que nos surpreendeu bem pela positiva, gostei muito, um centro histórico grande, bem ordenado e com alguns mercados de rua bem simpáticos.
Os miúdos com tudo se tentam divertir e aqui, num dos mercados onde havia uma t'shirt do Bart Simpson a mostrar o rabiosque, acharam por bem logo imitá-lo e só quando vi as fotos é q vi q o Du tirou uma foto à mana a imitar o Bart... (Coversas de rabiosques dão-lhes sempre muita graça)! São uns danadinhos!


Estas foram as 4 saídas  a terra do cruzeiro!

O balanço final de todo o cruzeiro foi bastante positivo e a Mel ainda ontem (dia 30/10/2015) perguntou ao pai quando podíamos voltar a fazer um cruzeiro!

Sem dúvida que foi uma escolha acertada porque este ano não nos apetecia ir apenas para um resort mas sabemos que os miúdos adoram esse tipo de "programa", com o cruzeiro conseguimos ter a animação de um resort e a parte cultural dos locais que fomos visitando! ADORÁMOS!




quarta-feira, outubro 28, 2015

As férias mais longas que já tive fora de Portugal! - 7 - O Cruzeiro



(Ainda vai chegar o Natal e eu continuo aqui a falar das férias de Verão... :( )!!!


12 anos depois de termos feito o nosso primeiro cruzeiro no mar na nossa Lua-de-Mel, agora repetimos a experiência mas a 4! ;)

O Cruzeiro foi fantástico, foi ainda melhor do que já estávamos à espera!

Os miúdos mal entraram nele ficaram encantados com as tantas possibilidades que havia para se divertirem! Acharam q aquilo era um verdadeiro mundo! :)

Os vários jogos fizeram as delícias do Duarte e da Mel que ficou encantada em poder andar por primeira vez num escorrega de água!

O nosso quarto era muito bom, com uma varanda óptima e uma casa de banho com banheira (hehehe, pormenor importante para quem fez um cruzeiro na Lua de Mel em q a casa de banho completa era de 1x1m)...

As refeições também eram muito boas e que saudades eu já tenho dos ovos benedict ao pequeno almoço e o chili maravilhoso do almoço :P! AH, já me esquecia, ai as Margaritas... nunca tinha bebido tantas :D!

A animação diária também não era má, embora confesse que achava que podia ser um pouco melhor!

Houve a noite da apresentação de todos os espectáculos que ocorreriam durante a semana, os equilibristas, o mágico, o cómico malabarista, duas noites de tributo aos Beatles (foram aquelas que não gostei) e a noite final uma mistura de magia com equilibrismo!

Durante o dia também havia animação em que fomos vendo e participando em algumas, jogo das almofadinhas (não sei o nome verdadeiro), esculturas em gelo, cake design, aprender truques de magia, música ao vivo, entre outros q agora não me recordo!

O Duarte adorou ver um casino e embora só pudesse passar por lá (e não ficar lá a ver como tanto desejava), cada vez q passávamos por lá pedia para irmos bem devagarinho para ele poder ver as pessoas a jogar! Ficou completamente fascinado!!!!...e q pena para ele não ter dólares :D!..

Como a tripulação falava toda em inglês aprenderam algumas palavras em Inglês para poderem cumprimentar e safarem-se quando queria alguma coisa do bar! Por vezes o problema maior era fazerem-se ver (principalmente a Mel)!

Cada vez q entravamos da rua para o cruzeiro ou entravamos nas salas de refeições havia alguém com um spray para lavar-mos as mãos e diziam sempre "Washi-washi" o q fazia o delírio dos miúdos!

Os dois manos andaram mais cúmplices do que nunca, o q se por um lado me deixou feliz, por outro... o disparate aumentou e confesso q a paciência às vezes esgotou-se...

O Duarte é chamado mais vezes à atenção q a Mel, mas nas regras principais de segurança eles normalmente respeitam e obedecem! Nunca iam para a piscina sem nos dizer e andavam sempre connosco (embora aqui seja necessário dizer-lhes um cento de xs para andarem ao nosso ritmo e não muito para a frente ou para trás)... Houve uma vez q a dona Mel, desapareceu durante 5 minutos lá no cruzeiro! A Mel tem a mania de ir se sentando à medida que vamos andando e ali, como tinha acabado de a ver a andar atrás de nós estava à espera q continuasse... mas decidiu fazer uma paragem e depois virou para o lado contrário porque já não nos viu! Apanhei um susto e ela também! É claro que não gosto que eles andem atrás de nós e lhes estamos sempre a dizer para andarem à nossa frente, mas eles brincam com tudo o q encontram pelo caminho e param por tudo e por nada e às vezes a única solução para andarem ao nosso ritmo é darmos-lhe a mão (o q eles não gostam muito) e ali dentro do cruzeiro não achámos que houvesse necessidade disso!

Outra coisa que nos fez andar uns 15 minutos à procura de algo foi mais uma vez a Mel que por incrível que pareça conseguiu perder um chinelo no meio do enorme salão de refeições!!! Como é possível??? Eu também não sei, só sei q quando olhei para de baixo da mesa vi um pézito dela sem um dos chinelos e qual foi o meu espanto quando ela me diz com a maior das descontracções q perdeu!!!... e pronto não faz nada, é normalíssimo perder-se um chinelo que se traz calçado!!!... Lá andou o pai à procura do dito chinela durante uns 15 minutos... vá lá, passado um bocado alguém da tripulação encontrou o dito chinelo!

Mais uma da Mel, uma das noites antes do espetáculo fomos até à galeria de arte  onde ao lado ficava um hall onde a Mel e o Du tinham ficado a brincar, entretanto o Du foi ter connosco e quando fomos os três ver da Mel, estava ela a dormir numa das banquetas! (Fofa,fofa)!

O grande acontecimento que se deu no cruzeiro foi a Mel conseguir nadar sozinha!A Mel já conseguia nadar uns dois metros mas ainda não aguentava muito mais que isso! A piscina onde as crianças podiam andar no cruzeiro não tinha pé (nem para mim) em qualquer local!
Nós não levámos braçadeiras e na primeira vez ficámos um bocadinho assustados com isso (no cruzeiro também não vendiam) pois seria difícil para mim andar na piscina sempre com a Mel ao colo, mas sem quase dar por isso ela começou a nadar de um lado para o outro sem dificuldade e ficou muito feliz e nós sinceramente também! Assim andou sempre feliz e contente a fazer "corridas" com o mano a nadar e posso dizer que até conseguiu ganhar algumas vezes! :o!!!

Foram mesmo momentos muito bem passados dentro do cruzeiro!



terça-feira, outubro 06, 2015

As férias mais longas que já tive fora de Portugal! - 6 - Vicenza - Venezia

 Veneza
Vicenza

Dia 28 de Agosto:
Vicenza - A Mel continuou a surpreender, encontrando mais caches facilmente ;)!
Depois de o Nuno ter lido um pouco sobre Vicenza, achámos interessante fazermos-lhe uma visita rápida já que não tínhamos muito tempo pois queríamos passar o último dia antes de embarcarmos em Veneza!
Vicenza sem dúvida alguma que mereceu a visita!

A arquitetura de  Andrea Palladio está patente em muitos dos monumentos de Vicenza, o que mais nos impressionou foi o Teatro Olímpico!
A visita foi relâmpago mas ainda deu para encontrar umas caches e comprar umas jardineiras para mim que já procurava há imenso tempo mas que não conseguia encontrar nenhumas que gostasse, as que aqui comprei são perfeitas!!! :D


Chegámos a Veneza pela hora do almoço!
Andámos, andámos e ainda andámos mais um bocadinho! São super fortes (quando querem) aqueles dois manos! (Fomos muito picados aqui po melgas  :()!!!

Foi a minha 2ª vez em Veneza e a impressão que me fica sempre é que fica sempre tanto por descobrir! 

Os miúdos adoraram subir e descer uma centena de pontes, ver os vários tipos de barcos que havia, o barco do lixo, o barco polícia, o barco grua, o barco táxi, o barco ambulância... ver as gôndolas e as peças engraçadas que descobrimos em cristal murano (o Du e o pai trouxeram prendas para a menina crescida) e  ainda tiveram coragem de andar a correr pela praça de S. Marcos atrás das pombas! Felizes mas completamente estafados foi assim que chegámos ao final do dia ao hotel! O Nuno ainda foi buscar o jantar e fizemos um belo piquenique  no quarto :D!
O dia terminou numa excitação pois finalmente no dia seguinte iríamos começar o cruzeiro!...

 

quarta-feira, setembro 30, 2015

As férias mais longas que já tive fora de Portugal! - 5 - Maranello - Modena - Mantova - Verona - Vicenza

 Mantova
 Modena
Maranello

Desculpem se ainda vou continuar a falar de férias mas para mim é importante este registo para mais tarde recordar ;)!
Também acho que é importante a partilha destas viagens com outros pais que acham que é um bicho de sete cabeças viajar com crianças para destinos que não sejam só praia e piscina! Por aqui viajámos sempre com crianças/bebés e apesar de ser uma missão nem sempre fácil (apesar de achar que se tiverem crianças mais calminhas que as minhas a coisa deve ser mais simples) é muito bom perceber no final que eles não trocam estes dias com os pais por nada!

27 de Agosto

Maranello- Sem estar planeado foi uma bela surpresa!
Depois de tomar o pequeno almoço fomos visitar o Museu da Ferrari  que não estava nos planos mas que foi uma ótima ideia depois da canseira do dia anterior!
Embora não seja fã de formula 1 nem qualquer corrida de carros, também achei bem interessante o museu. Depois ainda fomos ver uns Ferrari's a correr numa pista e tirando a barulheira, foi giro :D!

Modena - Uma praça bem bonita!
Mais uma cidade que apenas só conhecia o nome do Vinagre de Modena ;)!
Tem uma praça muito gira com uma catedral mais bonita ainda, os miúdos adoraram montar-se nos leões que tinha na entrada e a Mel teve direito a chapinhar numa "poça" de água, quem não ficou muito contente foi o irmão que também queria e não pôde! (Coisas que acontecem...)
Antes de sairmos ainda fomos darmos uma espreitadela a museu da Ferrari que lá há!

Mantova - Medieval, linda e a minha paixão adormecida por anjinhos acordou ;)!
Nunca tinha ouvida falar, nem da Rainha de Mantova que foi uma portuguesa mas adorei cada pedacinho daquele lugar!
Tem tanta coisa para ver que não deu tempo para ver tudo como gostaríamos, havemos de voltar ;)!

Verona - Glamorosa como me recordava dela!
Aqui só parámos para jantar e  mostrar um bocadinho a terra do Romeu e da Julieta ao Duarte e à Mel (sim contei-lhe a história embora não goste de histórias de amor com finais tristes)...
Eu e o Nuno já lá tínhamos estado e não havia tempo para estar mais lá um dia... mas gosto tanto de Itália que tenho a certeza q voltarei novamente a muitos destes lugares!

Fomos dormir a Vicenza...

segunda-feira, setembro 28, 2015

As férias mais longas que já tive fora de Portugal! - 4 - Corniglia - Monterroso - Vernazza - Manarola - Maranello

Corniglia
Monterroso
Vernazza
Manarola
  Via dell'amore

Dia 26 de Agosto:
Acordámos em Lucca e depois do pequeno almoço e com um dia cheio de sol como ansiávamos fomos a caminho de La Spezia para apanharmos o comboio para irmos visitar as
"Cinque Terre"!

Comecei o dia com uma surpresa boa feita pelo Nuno, ao entrar no carro fui surpreendida por um lindo Doraemon  por cima do tablier a olhar para mim!!! Querido, querido tal e qual como eu já queria há imenso tempo!


Estava ansiosa para aquele dia, conhecer as "Cinque Terre" tinha sido um dos motivos principais que nos  levou a fazer esta voltinha por Itália! 

Já tinha visto algumas fotos, as minhas expectativas estavam altas!...
Chegámos à estação de comboios de La Spezia e já com os bilhetes na mão vimos o comboio partir... ! 1hora depois lá apanhámos o próximo comboio!


Corniglia - 380 degraus subidos, 380 degraus descidos!
Chegámos a Corniglia e depois de andarmos um bom pedaço para sairmos da estação de comboio esperavam-nos por volta de 380 degraus para subir (coisa pouca para fazer com a caloraça que estava e com duas crianças).
O Duarte foi o herói das escadas e foi sempre a comandar (ainda bem que o dia estava a começar e estavam cheios de energia)!

Quando chegámos lá acima estávamos bastante cansados (devo dizer q estávamos mais nós do que os dois miúdos mas shshshsshiu que isso é segredo ;))! Depois de nos refrescarmos numa fonte deambulámos pelas ruelas bem estreitinhas que por lá há! É a única terra que não se pode aceder por mar, não sei se por isso se por outro motivo qualquer, não a achei particularmente bonita vista de dentro... 

Das 4 Terras em que estivemos foi a única onde procurámos ( e encontrámos ) uma Geo-Cache!...

Depois de descermos os 380 degraus lá fomos nós continuar o trajecto que o Nuno tinha delineado tão bem (pensava ele), comprámos os bilhetes para a próxima paragem e desta vez até tínhamos ficado contentes pois só teríamos que esperar pelo comboio  uns 10 minutos... Já é mau estarmos nós adultos à espera de transportes mas com os miúdos é terrível e os meus filhos não conseguem estar sentadinhos sossegados um minuto que seja! 

Passaram-se 10, 20, 30 , 40 e só uns 45 minutos depois apareceu o comboio, parece que tinha tido uma avaria!!! Fiiiiiiiiiiiinalmente, pensei eu já completamente verde de tantas vezes repreender o Duarte e a Mel!
No planeamento do Nuno, Monterrosso era a próxima terra a ser visitada, por isso o comboio ainda teria uma paragem pelo caminho e só depois é que sairíamos! Eis que na estação anterior àquela que nós iríamos sair, o comboio volta a avariar e estivemos dentro de comboio mais uma meia hora lá fechados!!!!


Monterroso - O mergulho que soube tão bem às crianças!
Cheguei a Monterroso já sem vontade de dar qualquer mergulho no mar como tinha planeado mas não privámos os miúdos de o fazer, pois se para nós o dia não estava a ser muito prazeroso para eles também não, por isso um pouco de brincadeira ia dar-lhes novo ânimo! 
Uma fatia deliciosa de piza depois também veio dar-nos novas energias a todos! :) 
Esta terra agradou-me mais e estávamos esperançados que a nossa sorte agora iria mudar já que não iríamos para Vernazza de comboio mas sim de barco! Fomos para o local onde se compravam os bilhetes para o barco e de terra dissemos adeus ao barco que tinha mesmo acabado de ali sair :(!!! ...Isto traduziu-se em mais uma hora de seca à espera do próximo barco!

Pronto, já tínhamos percebido, era certo que aquele não era o nosso dia de sorte!!!

 1 hora depois fomos então de barco para Vernazza! A viagem por mar foi bem mais agradável do que por túneis!A vista das terras também foi muito mais bonita e a entrada em Vernazza, aquela que para muitos é a mais bonita das terras também foi agradável! 

Vernazza - A minha paciência para com o Duarte chegou ao limite!
A cor das casas todas amontoadas  junto ao mar era aquilo q via nas fotos que mais me puxava a ir visitar estas terras e foi aquilo que mais me desiludiu, já vi que as fotos que andam espalhadas por aí têm muito photoshop pelo meio e as cores das casas ao vivo são muito menos saturadas e muito mais deslavadas, e olhem que estava um dia cheio de luz e brilho!...

Demos uma voltinha por Vernazza e para energizar o nosso dia fomos comer um gelado!

Depois subimos até ao castelo e já nem sei bem porquê mas o Duarte levou-me ao limite, estava a ser um dia desgastante para todos mas ele quando quer é do mais desobediente que existe e só me vendo completamente furiosa é de consegue parar de me desafiar!...


 Ás vezes fico triste e completamente sem saber o que fazer com ele! 
Neste momento para ele tudo o que diz ou faz "é a brincar" mesmo que nós pais lhe digamos uma centena de vezes que não tem graça nenhuma! Insiste em fazer/ dizer disparates mesmo que já saiba há muito a nossa opinião sobre eles! 
Raramente obedece à primeira e ainda estamos sem perceber qual o castigo que irá fazer com que ele pare de ser desobediente e resmungão! 
Anda numa fase que não há um dia que não nos diga papá ou mamã ou mana, "tu és mau/má", sente-se sempre vítima das acusações que lhe fazemos e de tudo faz um drama!... :( 
Tem dias melhores que outros mas quando passamos dias cansativos e todos juntos como aquele dia em Vernazza a corda acabou por rebentar... Não percebo porque é que o Duarte tem necessidade de partir tantas vezes a corda e de não perceber que se não a partisse tantas vezes q éramos todos bem mais felizes!!!

Depois de uns minutos de reflexão até chegar ao cimo da torre lá se recompôs ele e eu e o dia que já estava bem adiantado lá acalmou... Ah... e ficou com um dos dentes do meio 
em cima,  que já andava a abanar a algum tempo preso por um fio!
Olhámos para o relógio e fomos a correr para ver se conseguíamos apanhar o último barco, ele ainda estava no cais, a senhora dos bilhetes estava a rasgar os bilhetes para os entregar ao Nuno quando vimos mais uma vez o nosso transporte a partir sem nós... OK, de barco já ñ podíamos  ir, voltámos para trás para apanhar o comboio e depois de uns 20 minutos estávamos naquela que foi a última terra que visitámos naquele dia, Manarola!


Manarola - De todas, para mim a mais bonita!
Das 4 terras em que estivemos foi aquela que mais gostei! Tinha um pontão com uma vista fantástica sobre o amontoado colorido das casas, o que para mim fez toda a diferença!
Comemos pelas ruas uns cones de calamares e anchovas fritas que estavam muito apetitosas e depois fartos de andar de transportes e mesmo sabendo que os miúdos (e nós também) já estávamos muito cansados, decidimos ir até à terra que nos faltava visitar (Riomaggiore) pela "Via dell'amore". 

Íamos indo calmamente por aquela via encantadora com vontade de irmos até à única terra que nos faltava conhecer até que chegámos a um portão fechado que informava que já não se podia ir a pé por ali!...

...Bem naquele dia já nada destas coisas nos surpreendia e pronto sem podermos fazer mais nada voltámos para trás, gozando de uma vista inebriante do pôr do Sol e desistindo da ideia de ir até à última terra porque já lá chegaríamos de noite e estávamos todos a precisar de um belo descanso...

Maranello - O descanso merecido e o Du fica com uma janela no andar de cima ;)!
A partir deste momento fomos sempre marcando os hotéis à medida que íamos de viagem para o destino seguinte!

O Nuno tem uma paciência gigante para procurar e procurar hotéis! Encontrar quartos para os 4 com condições aceitáveis e preço atractivo é uma missão deveras desgastante! Os miúdos já dormiam e nós continuávamos à procura até que vimos o hotel Maranello Village, preço excelente por dois quartos comunicantes e achámos que o Duarte iria delirar e depois de um dia cansativo como tínhamos tido merecíamos um dia mais leve no dia seguinte! 

Tal como esperávamos, quando chegámos ao hotel já perto da meia noite e acordámos os miúdos e lhes mostrámos onde estávamos, mesmo de olhos pequeninos ficaram muito entusiasmados!
Antes de ir dormir o Nuno ainda deu uma ajudinha ao dente do Duarte para acabar de sair e sim a fada dos dentes ainda passou por lá, apesar de ter sido forreta e ter deixado apenas uma moedinha, pois a fadinha dos dentes não gosta de meninos mal comportados e só lhe deu uma moedinha porque ele tinha sido um valente com o pai a tirar-lhe o dente!



sexta-feira, setembro 25, 2015

As férias mais longas que já tive fora de Portugal! - 3 - Siena - Montalcino - Montepulciano - Lucca

Lucca
 Montepulciano
 Montalcino
 Siena
Dia 25 de Agosto:
Amanheceu o dia com bastante melhor aspecto, ainda ñ estava perfeito mas estava muito melhor!
Eu e o Nuno já tínhamos estado em Siena, ainda não existiam crianças mas é sempre bom voltar a locais onde já fomos felizes e partilhá-los com quem mais gostamos! :)

Não posso dizer que é super fácil fazer este tipo de viagens um pouco mais "culturais" (e tantos dias) com duas crianças de 7 e 4 anos, cheios de energia e muito reguilas como são o Duarte e a Mel! Eles não param quietos, ficam para trás um cento de vezes, é preciso chamá-los à atenção milhentas vezes, qualquer coisa que se assemelhe a um banco serve para eles fazerem uma pausa, se houver algo para escalar o Duarte é o primeiro, por vezes a mais pequena ainda nos brinda com uma birra... Não, não é mesmo nada fácil e eles apenas se interessam por aquilo que nós lhes estamos a mostrar por breves minutos o resto do tempo o que desejam é brincar e mais brincar.
Por estes motivos todos e mais algum as visitas a cada terra foram sempre acompanhadas de muita brincadeira pelo meio e também alguns, muitos ralhetes pelo meio, mas mesmo assim é bom passear com estes diabretes e mostrar-lhes mundo, partilhar com eles os nossos gostos e ter a certeza que alguma coisa lhes ficou na cabecita! (Mesmo que confundam tudo, como ontem o Du disse q estavam a falar da Croácia na TV, o país em forma de bota... e lá tive eu q o relembrar que não era a Croácia mas sim Itália (isto é o que dá terem estado em tantos países em tão pouco tempo :D))!

Montalcino - Uhm que o Moscatel ficou-me no palato ;)!
A paisagem da Toscana não estava no seu melhor, faltava-lhe o sol a brilhar mas mesmo assim gostei muito de a apreciar!

Montalcino é uma terra pequenina, tem um castelo engraçado e o vinho moscatel que lá provei era delicioso! :P


Montepulciano - A 1ª geo-cache encontrada pela Mel (Esperta) :D!

Mais um lugar engraçado cheio de ruas e ruelas, fizemos umas pausas para brincar, desta vez à pulga, onde o Du salta como ninguém! :)
Sempre que tínhamos geo-caches por perto lá íamos nós à sua procura e aqui fica o registo da primeira e mais engraçada geo-cache encontrada pela Mel!
Normalmente andamos os 4 à procura mas ele até então andava por lá à procura mas sem grande convicção, até que naquele dia, em Montepulciano lá andavamos nós à procura de mais uma e já um bocadinho desesperados porque não estávamos a conseguir encontrar até q a Mel agarra numa caixinha de Metal e diz-me, olha mamã encontrei este lixo aqui no muro e eis que eu vi logo q aquela era a cache que tanto procurávamos!! Ela ficou super feliz e orgulhosa de ter encontrado sozinha a cache (mesmo que tivesse sido por puro acaso, mas isso não interessava nada)! Fartou-se de se gabar do grande feito que tinha conseguido fazer e até dizia: -Eu sou tão esperta!!! :D
A verdade é que a partir daquele momento ela ficou muito mais fina a encontrar geo-caches e encontrou mais umas poucas sozinha ;)!

Lucca - O jogo do sr. Doutor!
Chegámos a Lucca quase à noite e depois de jantar ainda fomos dar uma volta para a ficar a conhecer!
Estávamos a ver a praça ovalada e os miúdos estavam um bocado aborrecidos quando me lembrei de lhes ensinar um jogo que jogava na escola primária com os meus colegas, ao jogo do Sr. Doutor! Alguém sabe como se joga?
Com mais pessoas era mais giro mas mesmo só connosco eles adoraram e não queriam parar de jogar! O jogo consiste em fazermos uma roda de mãos dadas e depois torcermos-nos e contorcermos-nos o melhor que conseguimos sem o Sr. Doutor ver e depois chamamos o Sr. Dr. para nos vir ajudar a desembaralhar! :)!

As férias mais longas que já tive fora de Portugal! - 2 - Volterra - St. Gimignano

 St. Gimignano
Volterra 

Dia 24 de Agosto:
Volterra - Frutas de alabastro que pareciam mesmo fruta de verdade!


Tal como prevíamos o dia estava bem cinzento e já chovia! Tínhamos que adiar a nossa visita às 5 Terre!
Fomos então até Volterra mas quando lá chegámos a chuva era imensa com direito a trovoada e tudo! 
Nem as capas de chuva q tínhamos levado nos iriam salvar o dia da forma como chovia, por isso decidimos estar no carro durante um pedaço, demos uma corrida até uma loja de alabastro e fomos novamente para o carro à espera que a chuva parasse, mas estava mesmo um dia sem graça e eu já dizia ao Nuno que o melhor era arranjarmos um hotel e irmos para lá pois com o dia assim ñ dava para ver nada... Como já estávamos na hora de almoçar decidimos ir ali a um restaurante q estava bem pertinho do local onde tínhamos o carro! Acabámos de almoçar e ñ chovia, começámos finalmente a aproveitar o dia! Visitámos Volterra que uma terra bem agradável, onde todas as lojinhas de artesanato vendiam peças feitas de alabastro ( e nós não resistimos em trazer de lá uma maçã, um ovo partido e um íman)! 
Foi aqui também que procurámos as nossas primeiras geo-cahes em Itália ;)! Foi uma boa forma de incentivar os miúdos a andar, as ruas e ruelas são mais do que muitas e foi necessário ter bastante energia para andar por lá!

Posso queixar-me de muita coisa dos meus pequenos traquinas mas de não gostarem de andar a pé não é uma delas! Eles andam imenso e não se dão por vencidos facilmente!


St. Gimignano - O Melhor gelado do mundo!
A chuva ia e vinha e as trovoadas foram uma constante até ao final do dia! Chegámos a St. Gimignano e as nuvens  escuras e até nevoeiro apanhámos, as inúmeras torres altas que por lá há tiveram outro encanto ;)!
Aqui comemos o melhor gelado do mundo (era o que anunciavam)! Não sei se é o melhor mas que era muito bom lá isso era! ;)

Siena - Peço ao Duarte para tirar uma foto a uma fonte grande que há na Praça de Siena e ele só vê uma pequenita onde os cães bebiam água!

O dia terminou em Siena, saímos do hotel para jantar! Chovia a potes e pelo caminho íamos vendo os relâmpagos no céu! Nunca me lembro de ter apanhado um dia como aquele, o dia inteiro a ouvir  os trovões!