segunda-feira, setembro 28, 2015

As férias mais longas que já tive fora de Portugal! - 4 - Corniglia - Monterroso - Vernazza - Manarola - Maranello

Corniglia
Monterroso
Vernazza
Manarola
  Via dell'amore

Dia 26 de Agosto:
Acordámos em Lucca e depois do pequeno almoço e com um dia cheio de sol como ansiávamos fomos a caminho de La Spezia para apanharmos o comboio para irmos visitar as
"Cinque Terre"!

Comecei o dia com uma surpresa boa feita pelo Nuno, ao entrar no carro fui surpreendida por um lindo Doraemon  por cima do tablier a olhar para mim!!! Querido, querido tal e qual como eu já queria há imenso tempo!


Estava ansiosa para aquele dia, conhecer as "Cinque Terre" tinha sido um dos motivos principais que nos  levou a fazer esta voltinha por Itália! 

Já tinha visto algumas fotos, as minhas expectativas estavam altas!...
Chegámos à estação de comboios de La Spezia e já com os bilhetes na mão vimos o comboio partir... ! 1hora depois lá apanhámos o próximo comboio!


Corniglia - 380 degraus subidos, 380 degraus descidos!
Chegámos a Corniglia e depois de andarmos um bom pedaço para sairmos da estação de comboio esperavam-nos por volta de 380 degraus para subir (coisa pouca para fazer com a caloraça que estava e com duas crianças).
O Duarte foi o herói das escadas e foi sempre a comandar (ainda bem que o dia estava a começar e estavam cheios de energia)!

Quando chegámos lá acima estávamos bastante cansados (devo dizer q estávamos mais nós do que os dois miúdos mas shshshsshiu que isso é segredo ;))! Depois de nos refrescarmos numa fonte deambulámos pelas ruelas bem estreitinhas que por lá há! É a única terra que não se pode aceder por mar, não sei se por isso se por outro motivo qualquer, não a achei particularmente bonita vista de dentro... 

Das 4 Terras em que estivemos foi a única onde procurámos ( e encontrámos ) uma Geo-Cache!...

Depois de descermos os 380 degraus lá fomos nós continuar o trajecto que o Nuno tinha delineado tão bem (pensava ele), comprámos os bilhetes para a próxima paragem e desta vez até tínhamos ficado contentes pois só teríamos que esperar pelo comboio  uns 10 minutos... Já é mau estarmos nós adultos à espera de transportes mas com os miúdos é terrível e os meus filhos não conseguem estar sentadinhos sossegados um minuto que seja! 

Passaram-se 10, 20, 30 , 40 e só uns 45 minutos depois apareceu o comboio, parece que tinha tido uma avaria!!! Fiiiiiiiiiiiinalmente, pensei eu já completamente verde de tantas vezes repreender o Duarte e a Mel!
No planeamento do Nuno, Monterrosso era a próxima terra a ser visitada, por isso o comboio ainda teria uma paragem pelo caminho e só depois é que sairíamos! Eis que na estação anterior àquela que nós iríamos sair, o comboio volta a avariar e estivemos dentro de comboio mais uma meia hora lá fechados!!!!


Monterroso - O mergulho que soube tão bem às crianças!
Cheguei a Monterroso já sem vontade de dar qualquer mergulho no mar como tinha planeado mas não privámos os miúdos de o fazer, pois se para nós o dia não estava a ser muito prazeroso para eles também não, por isso um pouco de brincadeira ia dar-lhes novo ânimo! 
Uma fatia deliciosa de piza depois também veio dar-nos novas energias a todos! :) 
Esta terra agradou-me mais e estávamos esperançados que a nossa sorte agora iria mudar já que não iríamos para Vernazza de comboio mas sim de barco! Fomos para o local onde se compravam os bilhetes para o barco e de terra dissemos adeus ao barco que tinha mesmo acabado de ali sair :(!!! ...Isto traduziu-se em mais uma hora de seca à espera do próximo barco!

Pronto, já tínhamos percebido, era certo que aquele não era o nosso dia de sorte!!!

 1 hora depois fomos então de barco para Vernazza! A viagem por mar foi bem mais agradável do que por túneis!A vista das terras também foi muito mais bonita e a entrada em Vernazza, aquela que para muitos é a mais bonita das terras também foi agradável! 

Vernazza - A minha paciência para com o Duarte chegou ao limite!
A cor das casas todas amontoadas  junto ao mar era aquilo q via nas fotos que mais me puxava a ir visitar estas terras e foi aquilo que mais me desiludiu, já vi que as fotos que andam espalhadas por aí têm muito photoshop pelo meio e as cores das casas ao vivo são muito menos saturadas e muito mais deslavadas, e olhem que estava um dia cheio de luz e brilho!...

Demos uma voltinha por Vernazza e para energizar o nosso dia fomos comer um gelado!

Depois subimos até ao castelo e já nem sei bem porquê mas o Duarte levou-me ao limite, estava a ser um dia desgastante para todos mas ele quando quer é do mais desobediente que existe e só me vendo completamente furiosa é de consegue parar de me desafiar!...


 Ás vezes fico triste e completamente sem saber o que fazer com ele! 
Neste momento para ele tudo o que diz ou faz "é a brincar" mesmo que nós pais lhe digamos uma centena de vezes que não tem graça nenhuma! Insiste em fazer/ dizer disparates mesmo que já saiba há muito a nossa opinião sobre eles! 
Raramente obedece à primeira e ainda estamos sem perceber qual o castigo que irá fazer com que ele pare de ser desobediente e resmungão! 
Anda numa fase que não há um dia que não nos diga papá ou mamã ou mana, "tu és mau/má", sente-se sempre vítima das acusações que lhe fazemos e de tudo faz um drama!... :( 
Tem dias melhores que outros mas quando passamos dias cansativos e todos juntos como aquele dia em Vernazza a corda acabou por rebentar... Não percebo porque é que o Duarte tem necessidade de partir tantas vezes a corda e de não perceber que se não a partisse tantas vezes q éramos todos bem mais felizes!!!

Depois de uns minutos de reflexão até chegar ao cimo da torre lá se recompôs ele e eu e o dia que já estava bem adiantado lá acalmou... Ah... e ficou com um dos dentes do meio 
em cima,  que já andava a abanar a algum tempo preso por um fio!
Olhámos para o relógio e fomos a correr para ver se conseguíamos apanhar o último barco, ele ainda estava no cais, a senhora dos bilhetes estava a rasgar os bilhetes para os entregar ao Nuno quando vimos mais uma vez o nosso transporte a partir sem nós... OK, de barco já ñ podíamos  ir, voltámos para trás para apanhar o comboio e depois de uns 20 minutos estávamos naquela que foi a última terra que visitámos naquele dia, Manarola!


Manarola - De todas, para mim a mais bonita!
Das 4 terras em que estivemos foi aquela que mais gostei! Tinha um pontão com uma vista fantástica sobre o amontoado colorido das casas, o que para mim fez toda a diferença!
Comemos pelas ruas uns cones de calamares e anchovas fritas que estavam muito apetitosas e depois fartos de andar de transportes e mesmo sabendo que os miúdos (e nós também) já estávamos muito cansados, decidimos ir até à terra que nos faltava visitar (Riomaggiore) pela "Via dell'amore". 

Íamos indo calmamente por aquela via encantadora com vontade de irmos até à única terra que nos faltava conhecer até que chegámos a um portão fechado que informava que já não se podia ir a pé por ali!...

...Bem naquele dia já nada destas coisas nos surpreendia e pronto sem podermos fazer mais nada voltámos para trás, gozando de uma vista inebriante do pôr do Sol e desistindo da ideia de ir até à última terra porque já lá chegaríamos de noite e estávamos todos a precisar de um belo descanso...

Maranello - O descanso merecido e o Du fica com uma janela no andar de cima ;)!
A partir deste momento fomos sempre marcando os hotéis à medida que íamos de viagem para o destino seguinte!

O Nuno tem uma paciência gigante para procurar e procurar hotéis! Encontrar quartos para os 4 com condições aceitáveis e preço atractivo é uma missão deveras desgastante! Os miúdos já dormiam e nós continuávamos à procura até que vimos o hotel Maranello Village, preço excelente por dois quartos comunicantes e achámos que o Duarte iria delirar e depois de um dia cansativo como tínhamos tido merecíamos um dia mais leve no dia seguinte! 

Tal como esperávamos, quando chegámos ao hotel já perto da meia noite e acordámos os miúdos e lhes mostrámos onde estávamos, mesmo de olhos pequeninos ficaram muito entusiasmados!
Antes de ir dormir o Nuno ainda deu uma ajudinha ao dente do Duarte para acabar de sair e sim a fada dos dentes ainda passou por lá, apesar de ter sido forreta e ter deixado apenas uma moedinha, pois a fadinha dos dentes não gosta de meninos mal comportados e só lhe deu uma moedinha porque ele tinha sido um valente com o pai a tirar-lhe o dente!



Sem comentários:

Enviar um comentário