quarta-feira, setembro 30, 2015

As férias mais longas que já tive fora de Portugal! - 5 - Maranello - Modena - Mantova - Verona - Vicenza

 Mantova
 Modena
Maranello

Desculpem se ainda vou continuar a falar de férias mas para mim é importante este registo para mais tarde recordar ;)!
Também acho que é importante a partilha destas viagens com outros pais que acham que é um bicho de sete cabeças viajar com crianças para destinos que não sejam só praia e piscina! Por aqui viajámos sempre com crianças/bebés e apesar de ser uma missão nem sempre fácil (apesar de achar que se tiverem crianças mais calminhas que as minhas a coisa deve ser mais simples) é muito bom perceber no final que eles não trocam estes dias com os pais por nada!

27 de Agosto

Maranello- Sem estar planeado foi uma bela surpresa!
Depois de tomar o pequeno almoço fomos visitar o Museu da Ferrari  que não estava nos planos mas que foi uma ótima ideia depois da canseira do dia anterior!
Embora não seja fã de formula 1 nem qualquer corrida de carros, também achei bem interessante o museu. Depois ainda fomos ver uns Ferrari's a correr numa pista e tirando a barulheira, foi giro :D!

Modena - Uma praça bem bonita!
Mais uma cidade que apenas só conhecia o nome do Vinagre de Modena ;)!
Tem uma praça muito gira com uma catedral mais bonita ainda, os miúdos adoraram montar-se nos leões que tinha na entrada e a Mel teve direito a chapinhar numa "poça" de água, quem não ficou muito contente foi o irmão que também queria e não pôde! (Coisas que acontecem...)
Antes de sairmos ainda fomos darmos uma espreitadela a museu da Ferrari que lá há!

Mantova - Medieval, linda e a minha paixão adormecida por anjinhos acordou ;)!
Nunca tinha ouvida falar, nem da Rainha de Mantova que foi uma portuguesa mas adorei cada pedacinho daquele lugar!
Tem tanta coisa para ver que não deu tempo para ver tudo como gostaríamos, havemos de voltar ;)!

Verona - Glamorosa como me recordava dela!
Aqui só parámos para jantar e  mostrar um bocadinho a terra do Romeu e da Julieta ao Duarte e à Mel (sim contei-lhe a história embora não goste de histórias de amor com finais tristes)...
Eu e o Nuno já lá tínhamos estado e não havia tempo para estar mais lá um dia... mas gosto tanto de Itália que tenho a certeza q voltarei novamente a muitos destes lugares!

Fomos dormir a Vicenza...

segunda-feira, setembro 28, 2015

As férias mais longas que já tive fora de Portugal! - 4 - Corniglia - Monterroso - Vernazza - Manarola - Maranello

Corniglia
Monterroso
Vernazza
Manarola
  Via dell'amore

Dia 26 de Agosto:
Acordámos em Lucca e depois do pequeno almoço e com um dia cheio de sol como ansiávamos fomos a caminho de La Spezia para apanharmos o comboio para irmos visitar as
"Cinque Terre"!

Comecei o dia com uma surpresa boa feita pelo Nuno, ao entrar no carro fui surpreendida por um lindo Doraemon  por cima do tablier a olhar para mim!!! Querido, querido tal e qual como eu já queria há imenso tempo!


Estava ansiosa para aquele dia, conhecer as "Cinque Terre" tinha sido um dos motivos principais que nos  levou a fazer esta voltinha por Itália! 

Já tinha visto algumas fotos, as minhas expectativas estavam altas!...
Chegámos à estação de comboios de La Spezia e já com os bilhetes na mão vimos o comboio partir... ! 1hora depois lá apanhámos o próximo comboio!


Corniglia - 380 degraus subidos, 380 degraus descidos!
Chegámos a Corniglia e depois de andarmos um bom pedaço para sairmos da estação de comboio esperavam-nos por volta de 380 degraus para subir (coisa pouca para fazer com a caloraça que estava e com duas crianças).
O Duarte foi o herói das escadas e foi sempre a comandar (ainda bem que o dia estava a começar e estavam cheios de energia)!

Quando chegámos lá acima estávamos bastante cansados (devo dizer q estávamos mais nós do que os dois miúdos mas shshshsshiu que isso é segredo ;))! Depois de nos refrescarmos numa fonte deambulámos pelas ruelas bem estreitinhas que por lá há! É a única terra que não se pode aceder por mar, não sei se por isso se por outro motivo qualquer, não a achei particularmente bonita vista de dentro... 

Das 4 Terras em que estivemos foi a única onde procurámos ( e encontrámos ) uma Geo-Cache!...

Depois de descermos os 380 degraus lá fomos nós continuar o trajecto que o Nuno tinha delineado tão bem (pensava ele), comprámos os bilhetes para a próxima paragem e desta vez até tínhamos ficado contentes pois só teríamos que esperar pelo comboio  uns 10 minutos... Já é mau estarmos nós adultos à espera de transportes mas com os miúdos é terrível e os meus filhos não conseguem estar sentadinhos sossegados um minuto que seja! 

Passaram-se 10, 20, 30 , 40 e só uns 45 minutos depois apareceu o comboio, parece que tinha tido uma avaria!!! Fiiiiiiiiiiiinalmente, pensei eu já completamente verde de tantas vezes repreender o Duarte e a Mel!
No planeamento do Nuno, Monterrosso era a próxima terra a ser visitada, por isso o comboio ainda teria uma paragem pelo caminho e só depois é que sairíamos! Eis que na estação anterior àquela que nós iríamos sair, o comboio volta a avariar e estivemos dentro de comboio mais uma meia hora lá fechados!!!!


Monterroso - O mergulho que soube tão bem às crianças!
Cheguei a Monterroso já sem vontade de dar qualquer mergulho no mar como tinha planeado mas não privámos os miúdos de o fazer, pois se para nós o dia não estava a ser muito prazeroso para eles também não, por isso um pouco de brincadeira ia dar-lhes novo ânimo! 
Uma fatia deliciosa de piza depois também veio dar-nos novas energias a todos! :) 
Esta terra agradou-me mais e estávamos esperançados que a nossa sorte agora iria mudar já que não iríamos para Vernazza de comboio mas sim de barco! Fomos para o local onde se compravam os bilhetes para o barco e de terra dissemos adeus ao barco que tinha mesmo acabado de ali sair :(!!! ...Isto traduziu-se em mais uma hora de seca à espera do próximo barco!

Pronto, já tínhamos percebido, era certo que aquele não era o nosso dia de sorte!!!

 1 hora depois fomos então de barco para Vernazza! A viagem por mar foi bem mais agradável do que por túneis!A vista das terras também foi muito mais bonita e a entrada em Vernazza, aquela que para muitos é a mais bonita das terras também foi agradável! 

Vernazza - A minha paciência para com o Duarte chegou ao limite!
A cor das casas todas amontoadas  junto ao mar era aquilo q via nas fotos que mais me puxava a ir visitar estas terras e foi aquilo que mais me desiludiu, já vi que as fotos que andam espalhadas por aí têm muito photoshop pelo meio e as cores das casas ao vivo são muito menos saturadas e muito mais deslavadas, e olhem que estava um dia cheio de luz e brilho!...

Demos uma voltinha por Vernazza e para energizar o nosso dia fomos comer um gelado!

Depois subimos até ao castelo e já nem sei bem porquê mas o Duarte levou-me ao limite, estava a ser um dia desgastante para todos mas ele quando quer é do mais desobediente que existe e só me vendo completamente furiosa é de consegue parar de me desafiar!...


 Ás vezes fico triste e completamente sem saber o que fazer com ele! 
Neste momento para ele tudo o que diz ou faz "é a brincar" mesmo que nós pais lhe digamos uma centena de vezes que não tem graça nenhuma! Insiste em fazer/ dizer disparates mesmo que já saiba há muito a nossa opinião sobre eles! 
Raramente obedece à primeira e ainda estamos sem perceber qual o castigo que irá fazer com que ele pare de ser desobediente e resmungão! 
Anda numa fase que não há um dia que não nos diga papá ou mamã ou mana, "tu és mau/má", sente-se sempre vítima das acusações que lhe fazemos e de tudo faz um drama!... :( 
Tem dias melhores que outros mas quando passamos dias cansativos e todos juntos como aquele dia em Vernazza a corda acabou por rebentar... Não percebo porque é que o Duarte tem necessidade de partir tantas vezes a corda e de não perceber que se não a partisse tantas vezes q éramos todos bem mais felizes!!!

Depois de uns minutos de reflexão até chegar ao cimo da torre lá se recompôs ele e eu e o dia que já estava bem adiantado lá acalmou... Ah... e ficou com um dos dentes do meio 
em cima,  que já andava a abanar a algum tempo preso por um fio!
Olhámos para o relógio e fomos a correr para ver se conseguíamos apanhar o último barco, ele ainda estava no cais, a senhora dos bilhetes estava a rasgar os bilhetes para os entregar ao Nuno quando vimos mais uma vez o nosso transporte a partir sem nós... OK, de barco já ñ podíamos  ir, voltámos para trás para apanhar o comboio e depois de uns 20 minutos estávamos naquela que foi a última terra que visitámos naquele dia, Manarola!


Manarola - De todas, para mim a mais bonita!
Das 4 terras em que estivemos foi aquela que mais gostei! Tinha um pontão com uma vista fantástica sobre o amontoado colorido das casas, o que para mim fez toda a diferença!
Comemos pelas ruas uns cones de calamares e anchovas fritas que estavam muito apetitosas e depois fartos de andar de transportes e mesmo sabendo que os miúdos (e nós também) já estávamos muito cansados, decidimos ir até à terra que nos faltava visitar (Riomaggiore) pela "Via dell'amore". 

Íamos indo calmamente por aquela via encantadora com vontade de irmos até à única terra que nos faltava conhecer até que chegámos a um portão fechado que informava que já não se podia ir a pé por ali!...

...Bem naquele dia já nada destas coisas nos surpreendia e pronto sem podermos fazer mais nada voltámos para trás, gozando de uma vista inebriante do pôr do Sol e desistindo da ideia de ir até à última terra porque já lá chegaríamos de noite e estávamos todos a precisar de um belo descanso...

Maranello - O descanso merecido e o Du fica com uma janela no andar de cima ;)!
A partir deste momento fomos sempre marcando os hotéis à medida que íamos de viagem para o destino seguinte!

O Nuno tem uma paciência gigante para procurar e procurar hotéis! Encontrar quartos para os 4 com condições aceitáveis e preço atractivo é uma missão deveras desgastante! Os miúdos já dormiam e nós continuávamos à procura até que vimos o hotel Maranello Village, preço excelente por dois quartos comunicantes e achámos que o Duarte iria delirar e depois de um dia cansativo como tínhamos tido merecíamos um dia mais leve no dia seguinte! 

Tal como esperávamos, quando chegámos ao hotel já perto da meia noite e acordámos os miúdos e lhes mostrámos onde estávamos, mesmo de olhos pequeninos ficaram muito entusiasmados!
Antes de ir dormir o Nuno ainda deu uma ajudinha ao dente do Duarte para acabar de sair e sim a fada dos dentes ainda passou por lá, apesar de ter sido forreta e ter deixado apenas uma moedinha, pois a fadinha dos dentes não gosta de meninos mal comportados e só lhe deu uma moedinha porque ele tinha sido um valente com o pai a tirar-lhe o dente!



sexta-feira, setembro 25, 2015

As férias mais longas que já tive fora de Portugal! - 3 - Siena - Montalcino - Montepulciano - Lucca

Lucca
 Montepulciano
 Montalcino
 Siena
Dia 25 de Agosto:
Amanheceu o dia com bastante melhor aspecto, ainda ñ estava perfeito mas estava muito melhor!
Eu e o Nuno já tínhamos estado em Siena, ainda não existiam crianças mas é sempre bom voltar a locais onde já fomos felizes e partilhá-los com quem mais gostamos! :)

Não posso dizer que é super fácil fazer este tipo de viagens um pouco mais "culturais" (e tantos dias) com duas crianças de 7 e 4 anos, cheios de energia e muito reguilas como são o Duarte e a Mel! Eles não param quietos, ficam para trás um cento de vezes, é preciso chamá-los à atenção milhentas vezes, qualquer coisa que se assemelhe a um banco serve para eles fazerem uma pausa, se houver algo para escalar o Duarte é o primeiro, por vezes a mais pequena ainda nos brinda com uma birra... Não, não é mesmo nada fácil e eles apenas se interessam por aquilo que nós lhes estamos a mostrar por breves minutos o resto do tempo o que desejam é brincar e mais brincar.
Por estes motivos todos e mais algum as visitas a cada terra foram sempre acompanhadas de muita brincadeira pelo meio e também alguns, muitos ralhetes pelo meio, mas mesmo assim é bom passear com estes diabretes e mostrar-lhes mundo, partilhar com eles os nossos gostos e ter a certeza que alguma coisa lhes ficou na cabecita! (Mesmo que confundam tudo, como ontem o Du disse q estavam a falar da Croácia na TV, o país em forma de bota... e lá tive eu q o relembrar que não era a Croácia mas sim Itália (isto é o que dá terem estado em tantos países em tão pouco tempo :D))!

Montalcino - Uhm que o Moscatel ficou-me no palato ;)!
A paisagem da Toscana não estava no seu melhor, faltava-lhe o sol a brilhar mas mesmo assim gostei muito de a apreciar!

Montalcino é uma terra pequenina, tem um castelo engraçado e o vinho moscatel que lá provei era delicioso! :P


Montepulciano - A 1ª geo-cache encontrada pela Mel (Esperta) :D!

Mais um lugar engraçado cheio de ruas e ruelas, fizemos umas pausas para brincar, desta vez à pulga, onde o Du salta como ninguém! :)
Sempre que tínhamos geo-caches por perto lá íamos nós à sua procura e aqui fica o registo da primeira e mais engraçada geo-cache encontrada pela Mel!
Normalmente andamos os 4 à procura mas ele até então andava por lá à procura mas sem grande convicção, até que naquele dia, em Montepulciano lá andavamos nós à procura de mais uma e já um bocadinho desesperados porque não estávamos a conseguir encontrar até q a Mel agarra numa caixinha de Metal e diz-me, olha mamã encontrei este lixo aqui no muro e eis que eu vi logo q aquela era a cache que tanto procurávamos!! Ela ficou super feliz e orgulhosa de ter encontrado sozinha a cache (mesmo que tivesse sido por puro acaso, mas isso não interessava nada)! Fartou-se de se gabar do grande feito que tinha conseguido fazer e até dizia: -Eu sou tão esperta!!! :D
A verdade é que a partir daquele momento ela ficou muito mais fina a encontrar geo-caches e encontrou mais umas poucas sozinha ;)!

Lucca - O jogo do sr. Doutor!
Chegámos a Lucca quase à noite e depois de jantar ainda fomos dar uma volta para a ficar a conhecer!
Estávamos a ver a praça ovalada e os miúdos estavam um bocado aborrecidos quando me lembrei de lhes ensinar um jogo que jogava na escola primária com os meus colegas, ao jogo do Sr. Doutor! Alguém sabe como se joga?
Com mais pessoas era mais giro mas mesmo só connosco eles adoraram e não queriam parar de jogar! O jogo consiste em fazermos uma roda de mãos dadas e depois torcermos-nos e contorcermos-nos o melhor que conseguimos sem o Sr. Doutor ver e depois chamamos o Sr. Dr. para nos vir ajudar a desembaralhar! :)!

As férias mais longas que já tive fora de Portugal! - 2 - Volterra - St. Gimignano

 St. Gimignano
Volterra 

Dia 24 de Agosto:
Volterra - Frutas de alabastro que pareciam mesmo fruta de verdade!


Tal como prevíamos o dia estava bem cinzento e já chovia! Tínhamos que adiar a nossa visita às 5 Terre!
Fomos então até Volterra mas quando lá chegámos a chuva era imensa com direito a trovoada e tudo! 
Nem as capas de chuva q tínhamos levado nos iriam salvar o dia da forma como chovia, por isso decidimos estar no carro durante um pedaço, demos uma corrida até uma loja de alabastro e fomos novamente para o carro à espera que a chuva parasse, mas estava mesmo um dia sem graça e eu já dizia ao Nuno que o melhor era arranjarmos um hotel e irmos para lá pois com o dia assim ñ dava para ver nada... Como já estávamos na hora de almoçar decidimos ir ali a um restaurante q estava bem pertinho do local onde tínhamos o carro! Acabámos de almoçar e ñ chovia, começámos finalmente a aproveitar o dia! Visitámos Volterra que uma terra bem agradável, onde todas as lojinhas de artesanato vendiam peças feitas de alabastro ( e nós não resistimos em trazer de lá uma maçã, um ovo partido e um íman)! 
Foi aqui também que procurámos as nossas primeiras geo-cahes em Itália ;)! Foi uma boa forma de incentivar os miúdos a andar, as ruas e ruelas são mais do que muitas e foi necessário ter bastante energia para andar por lá!

Posso queixar-me de muita coisa dos meus pequenos traquinas mas de não gostarem de andar a pé não é uma delas! Eles andam imenso e não se dão por vencidos facilmente!


St. Gimignano - O Melhor gelado do mundo!
A chuva ia e vinha e as trovoadas foram uma constante até ao final do dia! Chegámos a St. Gimignano e as nuvens  escuras e até nevoeiro apanhámos, as inúmeras torres altas que por lá há tiveram outro encanto ;)!
Aqui comemos o melhor gelado do mundo (era o que anunciavam)! Não sei se é o melhor mas que era muito bom lá isso era! ;)

Siena - Peço ao Duarte para tirar uma foto a uma fonte grande que há na Praça de Siena e ele só vê uma pequenita onde os cães bebiam água!

O dia terminou em Siena, saímos do hotel para jantar! Chovia a potes e pelo caminho íamos vendo os relâmpagos no céu! Nunca me lembro de ter apanhado um dia como aquele, o dia inteiro a ouvir  os trovões!

sexta-feira, setembro 18, 2015

As férias mais longas que já tive fora de Portugal! - 1 - Pisa



Pisa - La Spezia - Volterra - St. Gimignano - Siena - Montalcino - Montepulciano - Lucca - Corniglia - Monterroso - Vernazza - Manarola - Maranello - Modena - Mantova - Verona - Vicenza - Venezia - Dubrovnik - Atenas - Kusadasi - Trogir - Split - Lago di Garda - Sirmione - Milano - Bergamo

Foram as férias mais longas que já tive fora de Portugal!
Como já é hábito (péssimo hábito) temos sempre tanta dificuldade em escolher um destino de férias que acabamos sempre por decidir quase mesmo quando temos as férias marcadas! Sempre fomos um bocadinho assim mas desde que temos dois miúdos ainda é mais complicado!!!!

As razões são várias, temos que ponderar várias coisas entre as principais estão o orçamento que tem que ser comedido e o destino que tente agradar a pequenos e graúdos!
Este ano já andávamos a procurar destinos possíveis há mais tempo q o costume mas sem grandes resultados pois nunca temos uma ideia bem definida do que queremos!
Nos últimos anos em Agosto temos escolhido estar apenas no relax mas este ano ñ nos apetecia só isso é como já tínhamos passado uns dias na praia com os miúdos e eles este anos fizeram muita praia queríamos algo diferente!
Também ñ queríamos só passeio porque com duas crianças (principalmente como o Du e a Mel) seria (ainda) mais difícil!
Depois de muita conversa e uma incansável procura do Nuno lá conseguimos arranjar uma solução que nos pareceu perfeita (e foi)!
Nós gostamos muito de conhecer mundo mas desde que temos dois miúdos nunca tínhamos feito mais do que uma semana  para conhecer novos locais ou repetir alguns onde já tínhamos ido só a dois ;)!
Estivemos de 23 a 28 a passear por algumas terras Italianas e dia 29 de Agosto embarcámos em Veneza num cruzeiro que durou até dia 5 de Setembro!
Dia 6 de Setembro depois de ainda conhecermos uma nova terra, viemos de regresso a casa!!! :)

Dia 23 de Setembro:

Apanhámos o avião em Sevilha em direção a Pisa! Partimos com mais de duas horas de atraso o que logo fez com que os nossos planos se alterassem um bocado!!!
Fui prevenida com IPad e um caderninho de jogos para os miúdos, foram de grande ajuda para a grande seca que apanhámos!
Chegámos a Pisa quase noite mas ainda fomos ver a Torre de Pisa que para mim é muito mais bonita ao vivo do que nas fotos, por isso foi uma boa surpresa para mim e para os miúdos que nunca lá tínhamos ido!
Jantámos por lá a primeira piza da jornada ;)!

Fomos dormir a La Spezia porque já tínhamos marcado a noite e a ideia era no dia seguinte rumar logo para visitarmos as 5 Terras mas eis que os nossos planos iriam ter que ser alterados mais uma vez já que davam para dia 24 trovoadas e chuvas fortes! 

(Aqui experimentámos por primeira vez um "bed and breakfast", não fiquei fã!
Nestas férias ficámos duas vezes em "bed and breakfast" e as restantes noites em hotéis e posso dizer que foram mais caros os  "bed and breakfast" do que os hotéis em que pernoitámos. Eu pensava que teriam valores muito mais simpáticos, para mim esta seria a grande vantagem, como tal ñ sucedeu, não me parece que volte a ter esta opção muito em conta nas próximas vezes que viajarmos!)

quinta-feira, setembro 17, 2015

Voltei! ;)

Foto de Isabel Saldanha

O tempo passa rápido de mais...
Por mais que tenha tantas vezes o meu pensamento aqui, os meus dedos não se mexem para escrever alguma coisa!

Por aqui as férias já acabaram para todos!

O Duarte começou dia 15 de Setembro o 2º ano depois de ter tido umas férias cheias de boas aventuras!

O 1º ano do Duarte terminou muito bem, a avaliação foi muito boa e ficámos os 4 satisfeitos com o seu empenho!

Finalmente fizemos a sessão fotográfica que tinha recebido de presente de anos o ano passado!
A sessão foi com a Isabel Saldanha e correu lindamente!

Este Verão as férias deles foram mais prolongadas que os costume, começaram na última semana de Julho! (Para eles, se ainda continuam na escola, mesmo que sem aulas, isso não são férias!)
Passaram duas semanas na praia com a avó, depois mais 4 dias na casa da prima, uma semana por Lisboa com os papás em férias (algo muito raro) e depois duas semanas inteirinhas a passear os 4!

O que ainda retenho na memória sobre o que aconteceu de mais interessante antes de irmos de férias:

O Duarte mesmo antes de ir de férias, um dia quando o fui buscar à escola virou-se para mim e informou-me:
- "Mamã tenho namorada"!
Eu fiquei quase sem palavras já q ele não gosta nada de conversas de namoradas!
Depois de muito me esforçar lá lhe consegui tirar mais algumas informações sobre o sucedido!
Às tantas já ele estava farto de tanta pergunta e respondeu-me:
-"Mamã isto são assuntos de crianças"!
(Bem que me calou com esta resposta pois eu digo-lhe muitas vezes para não se meter nas conversas dos crescidos)! :D!

... Lá tive eu que "enfiar na malinha" (esta é outra expressão que aprendi com o meu filho)! ;)

-------

A Mel adora sushi, nas férias por Lisboa, decidimos um dia ir com eles a um restaurante Japonês e posso dizer que a miúda comeu mais sushi do que eu ou o pai, ficou completamente redonda!!!
Quando chegou de férias foi das primeiras coisas que pediu que gostava de comer!

--------

Passámos quase 3 semanas só a vê-los no fds e apesar de ter muitas saudades deles durante a semana e a casa parecer completamente vazia, confesso também que me souberam muito bem alguns desses momentos! Fartei-me de ler e  ver séries e ouvir o silêncio também foi excelente :)! Uma pausa deles, mesmo que tenha estado a trabalhar, soube bem (principalmente na primeira semana)...!