quarta-feira, outubro 09, 2013

Regresso às origens - 2!

Tanta coisa mudou por aqui onde passei muitos fins de semana da minha infância e até aos 18 anos!

Por estas terras apanhei batatas, grão de bico, maçãs, pêras, marmelos, ameixas, cerejas, amêndoas, azeitonas, figos, pinhas e muitas uvas!

Por aqui ajudei os meus pais em muitas das tarefas dos cuidados queuma vinha precisa de ter, desde a descava, à alça, apanhar molhos de vides, levar cântaros de calda para o meu pai deitar, tirar as raízes (ai como eu detestava fazer isto), até que chegava o grande dia, o dia da vindima! Colhia os cachos e ainda algumas vezes os pisava! (Gostava tanto, tanto deste dia :))!

Apesar de serem trabalhos duros em que chegava ao final do dia com o corpo todo dorido, a alma estava completamente descansada!

Mas foi por aqui que enquanto criança aos fins de semana brincava feliz, a correr pelo meio da vinha fora, empoleirada nos troncos das macieiras, subia aos barrocos mais altos que por ali havia, cantava e dançava nas lages e à sombra dos pinhos brincava às cozinheiras de TV!

Neste momento já não consegui mostrar muito daquilo q mais me lembro dali, daquele lugar, o "Pradinho", a vinha dos meus pais já não existe, as árvores de frutos já estão muito velhas as poucas que ainda restam, a terra das batatas e do grão já não é tratada há muitos, muitos anos, os pinheiros ao pé da casa o fogo levou-os...

Mas mesmo assim quis mostrar um bocadinho da minha infância aos meus filhos, e colheram fruta das árvores, provaram uvas acabadinhas de cortar da videira, saltaram, correram, andaram no meio das ervas daninhas, brincaram nas lages, subiram a barrocos, andaram no carro de mão especial feito pelo avô e viram a grande pedreira que por lá há perto!

O Duarte adorou cada momento já a Mel reclamou bastante, é menininha de cidade, todas as areias que lhe entravam pelo sapato lhe faziam confusão, as ervas daninhas a tocarem-lhe nas pernas, ui q comichão, andar no carrinho de mão ou subir para um barroco tinha medo! (Que miúda mais medricas eu tenho ;))!


Sem comentários:

Enviar um comentário