segunda-feira, março 18, 2013

S de saudade!

Podem ver mais coisas feitas por mim no facebook  ou no blog do Prendas Piluskita!

A cada dia que passa, as saudades aumentam de tantos momentos que a vida já me trouxe de bons, ou de pessoas que tive o prazer de conhecer e que nesta vida só em sonhos é que as voltarei a encontrar!

Ainda tenho dois filhotes tão pequeninos e já sinto tantas saudades dos meus bebés, estão a crescer, mas se por um lado fico cheia de orgulho das novas conquistas deles, por outro dá um aperto no coração ver que são cada vez mais independentes e donos de si!

Tenho andado tão preocupada comigo própria que me tenho esquecido de colocar aqui tantos progressos que os meus filhos têm tido (isto sou eu, mãe babada a falar)!

Aqui ficam algumas das últimas conquistas (que me estou a lembrar agora) dos dois:

Da Mel:
A Mel já consegue ir fazer xixi à sanita sozinha, completamente independente, já não pede cada vez que lá quer ir, apenas nos comunica o acto!
Este grande feito deve-se principalmente ao facto de que a Mel já consegue (há um mês talvez) chegar aos interruptores  para acender e apagar a luz e nem imaginam a felicidade dela por conseguir fazer esta tarefa sozinha! Até já o elevador consegue chamar também e depois faz como vê os papás fazer, coloca-se encostada à porta do elevador para que esta ñ feche até todos entrarmos! :)

No Sábado fez mais uma coisa que me deixou tão mas tão orgulhosa, deixou de dormir com a chucha!
Consegui eu, conseguiu ela e olhem que eu não estava nada à espera e nem foi o melhor momento escolhido, mas já está e já não há volta a dar!
Quando me proponho a fazer alguma coisa, faço e não olha mais para trás, (o difícil para mim é mesmo decidir-me)!
Já andava com vontade de lhe tirar a chucha a algum tempo mas como ela só usava para dormir e como também ainda achava que não era assim tão tarde (tem 27 meses), estava a deixar andar mais umas semanas pois já há algum tempo q andava a tentar negociar com ela a entrega da sua chucha!
Sexta à noite tinha estado a ler (no Grupo das Mães) algo sobre o assunto e que não era mesmo nada bom ela ainda usar, visto que ela tem dois dentinhos tortos (amanhã irei ao pediatra e hei-de falar-lhe no assunto). Não sei bem o que se passou pela minha cabeça, mas achei que tinha mesmo que agir rápido e nestas coisas sei que o pai nunca tem a iniciativa, pois ele acha sempre que os meninos são muito pequeninos (sejam eles de que tamanho forem) para darem estes passos!
Sábado acordei a pensar no assunto e mal a miúda veio ter comigo depois de ter bebido o leite disse-lhe algo do género:
- Mel dás (sim trato os meus filhos por tu e não vejo problema algum nisso ;)) à mamã a tua chuchinha (e também utilizo inhos e inhas) para entregar ao Coelhinho da Páscoa e ele em troca traz-te presentes?
E ela por primeira vez (pois eu já tinha tentado várias vezes esta lenga lenga) vai à caminha dela e entrega-me a chucha!
Ok, e foi assim que quase sem mais palavras, disfarçadamente dei sumiço à chupeta que para o mano entrou para o meu Ipad e foi por e-mail para o Coelhinho da Páscoa (hehehe, foi ele que perguntou se eu tinha enviado a chucha pelo Ipad, ups e eu tive que lhe dizer uma mentirinha) e fui ao armário dos presentinhos e rapidamente por lá arranjei uma boneca para oferecer à minha doce menina! Claro, foi o coelhinho da Páscoa que mo mandou entregar ;)!

Fiquei com um nó no coração por lhe ter tirado a chupeta naquele dia (o pai então nem se fala), pois ela tem andado doentinha e no Sábado estava mesmo caídinha mas achei que não podia perder aquela oportunidade e posso dizer que até agora não tem havido qualquer drama da parte dela por não ter mais a chucha, pergunta ainda por ela mas basta dizer-lhe que ela a deu ao Coelhinho da Páscoa e ela pára logo de perguntar pela dita!
Nós também lhe temos dado bastante incentivo ao dizer-lhe que ela afinal já é uma menina e não uma bebé e que estamos muito orgulhosos da nossa menina!

Adoro a facilidade com que (maior parte das vezes) a minha filha pede desculpas "pupa mamã" e quando está a fazer as suas birras diz "puou, já puou", nem imaginam as dificuldades que eu tive para perceber o que ela queria dizer com aquilo as primeiras xs que as dizia - já parou, já parou de fazer birra!

Adoro ouvi-la (e a ele também) dizer certas palavras mal, como por exemplo no Sábado em que o pai fez panquecas para o pequeno almoço e ela dizia que eram - "quecas" e ele dizia - "panpecas!

Mas a palavra que mais gosto da ouvir pronunciar mal são as "xuecas" (cuecas) 

Do Duarte:
Apesar de traquina e muito respondão (tem sempre alguma coisa a dizer sobre o quer que seja que lhe peçamos para fazer), anda cada dia que passa mais encantador e é assim que lhe perdoamos tantas vezes as suas rebeldias!

No dia da Mulher, mal acordo vem logo encher-me de beijinhos e dizer-me "tu és a minha mulher" , à noite quando lhe estou a dar o beijinho de boa noite, vira-se para mim, abraça-me e diz-me "todos os dias são o dia da mulher, são o dia da mãe, adoro-te mamã, sempre" e mais uma carrada de beijinhos e abraços e eu fico com o coração e a alma cheia com tal demonstração de amor que ultimamente tanto necessito e que felizmente ele parece que tem percebido isso e tantas vezes me diz o quanto gosta de mim!

Na escolinha este ano também tem andado mais feliz do que nos anos anteriores, ainda hoje quando eu lhe disse que a mana iria ficar em casa porque estava doentinha ele logo disse "eu tenho que ir para a escola, tenho que ir fazer trabalhos novos na hora dos 4 anos".
As informações que ainda há poucos dias vieram da educadora também me deixaram muito feliz!

Também ando feliz de ver que o Duarte se desenrasca bastante bem e tem deixado pouco a pouco a vergonha de lado (às vezes até já de mais) e consegue pedir aquilo que quer sem que os pais tenham que o fazer por ele!

Ainda ontem no Mercadito da Carlota lá foi ele pedir sozinho o seu porquinho já seco, quis tirar à saída foto com o urso e depois lá foi ele pedir a foto à menina! ;)

Para terminar de escrever sobre eles, como ainda ontem o meu  marido comentava comigo .
- " É tão bom ter dois filhotes" 

...............................................................................

Porque só temos saudades do que é bom, ontem recordei com tristeza o dia em que recebi, talvez a notícia mais triste da minha vida...
As saudades essas sentem-se muitas vezes, sem data marcada no calendário... 
Um beijinho para si, nesse Céu imenso onde está!
...........................................................................................................................

Sem comentários:

Enviar um comentário