terça-feira, março 30, 2010

Do Fim-de-semana!







Foi muito bom, um fds cheio de Sol como já há muito não tinhamos passado.
Estivemos por Sesimbra, almoçámos à beira mar e depois demos a primeira volta na rua com o Duarte no triciclo! Não foi fácil já que ele ainda ñ sabe dar aos pedais mas não queria que ninguém o empurrasse! ("Chai, CHAI" - gritava ele)!!! Que independente que ele é e com a mania que já não precisa de nós para nada!!
Depois fomos até Castelo de Sesimbra, onde já só saímos um de cada vez para ver a vista pois o Du já dormia!
O Cabo Espichel foi o próximo destino, onde já tinha ido há muitos muitos anos e só me lembrava de lá ter andado a apanhar caracóis!
Mas aquilo que vimos de mais espantoso foram as pegadas de dinossauro na Pedra da Mua!
Fiquei surpreendida, não sei porquê mas estava à espera de as ver maiores!
O Duarte não precebeu nada, mas gostou de andar no meio das rochas para os papás poderem avistar as ditas pegadas, até lanchou por lá, sentadinho numa pedra :)!
Por fim fomos até à Lagoa de Albufeira e Aldeia do Meco!
Foi um dia muito bem passado!

segunda-feira, março 29, 2010

Um cheirinho do nosso fds - pelas pegadas de dinossauro ;)!





Estou sem tempo para colocar aqui mais coisas hoje!
Passámos um óptimo fds!
Aqui ficam algumas provas disso! ;)
Amanhã explico ;)...

quinta-feira, março 25, 2010

As aventuras do Duarte!







Achamos imensa piada às gracinhas do Duarte!
Tem andado verdadeiramente inspirado!
O seu vocabulário vai aumentando aos poucos, aprende palavras novas (acabou, porta, nã shei (não sei), peixe/peixa, chicha, não mexe/mexa, fecha, caja (casa), Ainhêsh (Inês), Maía/Ía (Maria), shol (Sol), giafa (girafa), anana (banana), lalanja (laranja), dente, bochacha/acha (bolacha), mashã (maçã), aua (ajuda), dansha (dança), shenta (senta), xi chão (xi coração), ixo (lixo), shai (sai), shão (televisão), chucha, óó, Panda, pupa(upa), niz (nariz), futa(fruta), umbi (umbigo), meia, biba (viva), shola(samisola), oshos(olhos), shala(sala), bota, pá, dia (bom-dia), tia (tia ou tira), abó(avó), abô(avô)...) enquanto outras que já sabia tão bem agora dá para lhes trocar letras (tão em vez de cão e taiu em vez de caiu)...

Adoramos quando ele diz shiiiiiiiiiiimmm, sempre super feliz por o termos entendido e porque lhe vamos fazer alguma das suas vontades!

Gosta muito de brincar com legos, pega na sua caixa e espalha-os pelo chão da sala, depois vai-os encaixando na sua respectiva “tábua”, ou faz torres e quando se decide a mete-los de novo na caixa (nem sempre isso acontece) tem que os desencaixar um por um. (Nestas duas últimas semanas, fui um bocadinho mazinha, já que lhos escondi, mas a verdade é que já não suportava ver sempre peças de lego espalhadas pela sala inteira, incluindo ter que estar sempre a arredar o sofá para retirar peças que por lá caiam)... Logo lhe dou de novo os legos, entretanto tem-se entretido com outras coisas!


Mas ainda por falar em legos deixa aqui registar o nosso espanto quando há duas semanas fomos almoçar fora e ele enquanto nós comíamos estava a brincar com uma dúzia de peças de legos e fez uma forma semelhante com a que está na imagem e se vira para nós, coloca a forma perto do olho e começa a dizer shck, shck, como que estivesse a tirar fotos, ficámos completamente espantados com tal proeza que nós nunca lhe tínhamos ensinado!

Nestas últimas semanas (já que eu lhe tirei os legos) enveredou pelos lápis de cor, adora, fazer riscos e mais riscos e colocá-los na sua devida caixinha, e de vez em quando lá lhe foge a mão com o lápis para o vidro da mesa, “AI, AI, AI” digo eu e ele repete “ai, ai”!
Mas nós também temos um bocadinho de culpa, porque ele ainda não tem uma mesa dele em que possa explorar melhor a sua veia artística!

Mas é com grande alegria que se tem fartado de riscar várias folhas e me pede para me sentar no chão ao pé dele (“shenta”), para fazermos desenhos.
Gosta que lhe desenhe a mão, coisa que ele tenta imitar de seguida (com menos sucesso), depois faz um gatafunho qualquer e diz que é um “papó”, mais outro e sai um “pipi” e a imaginação nunca lhe falta... depois cansa-se, e a brincadeira dos lápis já é outra, tenta enfiá-los em qualquer buraquinho q encontre (os meus chinelos, os baldes de meter bolas...)!
Um novo hábito que agora tem é calçar (principalmente os meus) chinelos ou sapatos, por vezes tenho que eu andar descalça para o menino andar com os meus chinelos e quando não os consegue enfiar sozinho pede “aua mamã”!
Gosta de imitar os sons e os gestos do macaco e também imita as galinhas.
Adora dançar e que dancemos com ele (puxa-nos do sofá e diz, “dansha, dansha”), desde que temos a nova caixinha da zon e q o N lhe mostrou um videoclip da “Floribela”, à noite antes de ir para a cama pede-nos sempre que quer a “dansha”...(É mesmo muito engraçado vê-lo dançar, vale bem o esforço que fazemos para ouvir aquela música que ele tanto gosta)! Mas ele dança ao som de qualquer coisa, até quando a máquina de lavar está a rodar ele dança!

Na televisão gosta de ver tudo o que for canções com bonecada e de preferência com coreografias, pede muitas vezes para ver o Canal Panda, mas a única coisa que gosta de ver nele são as canções e programas em que o panda apareça (por ex. o panda cozinha), ao “Carteiro Paulo” também por vezes lhe acha alguma graça (mas não dura mais que breves minutos). As canções sonolentas do Baby First continuam a acalmá-lo de qualquer birra! (Sim porque essas são muitas, normalmente por querer mexer naquilo que não deve)!

Quando nos vê a ir à casa de banho também ele quer ir sempre fazer tshi-tshi e começa logo a puxar a camisola para cima e as calças para baixo, por vezes fazemos-lhe a vontade e sentamo-lo na sanita esperançados que ele faça o seu tshi-tshi, mas por enquanto ainda não tivemos sucesso nenhum.
Gosta de lavar as mãos, de colocar o sabonete liquido e de abrir e fechar a torneira da água, gosta de tomar banho connosco no polibã, se lhe pedirmos, já sabe colocar a roupa suja no cesto, tenta pentear-se sozinho, e pede a escova dos dentes, anda com ela na boca, mas ainda ñ sabe bochechar.
Mudar a fralda quase nunca é fácil, ultimamente o truque de lhe dar uma pomada (uma bisnaga vazia de um mini-gel) para as mãos tem ajudado a acalmar a fera em que se transforma no fraldário. Agora até o porquinho (que ele também imita muito graciosamente) e o memé, têm tido direito a levar pomada (palavra que ele tenta dizer, mas que não lhe sai nada que tenha jeito)!
Durante a noite, já temos que lhe colocar uma fralda nº 6 e mesmo assim nem sempre dá. Acorda muitas vezes (principalmente nos fins-de-semana ensopado)! Continua a dormir muito bem, à noite vai sem qualquer esforço fazer o seu óó, por volta das 21h, acompanhado pelo cão e pela chucha (esses é que não podem faltar). Nos dias de semana costuma dormir desde aí até às 8h, no fds consegue muitas vezes ficar até às 11 da manhã.

Continua a comer bem de uma maneira geral, o 2º prato, só o quer comer sozinho e nem sentado ao pé dele podemos estar, está sempre a dizer “shai, shai”, se o tentamos ajudar e colocar-lhe alguma comida na colher, para além de resmungar, retira toda a comida que está na colher e depois, sozinho, volta a enche-la. Para conseguir comer melhor tudo o que está no prato, costuma virar o prato, mas às vezes vira de mais e lá estou eu a pôr as mãos á cabeça ao ver a porcaria toda que ele está a fazer! Quando não quer comer alguma coisa, ou já ñ quer mais água e se não vamos rapidamente retirar-lhe o prato ou o copo da mão deita-o para o chão! (Detesto que ele faça isto)! É claro que depois diz com voz de muto admirado “CAIUU” ou “TAIUUU”!
No outro dia até o dom da avinhação estava a ter, mas dessa vez enganou-se porque eu fui mais rápida que as acções dele! Estava-lhe a dar o lanche, e aí nem é muito costume ele estar com a colher na mão, mas dessa vez estava, estendeu o braço e antes de a deitar no chão já ele estava a dizer “CAIU”! (Dessa vez consegui apanha-la antes q caísse no chão)!
Continua sem comer fruta em casa sem ser de copo ou então uvas e por vezes alguns gomos de tangerina! (Algo que me deixa triste, mas vou esperar que esta mania passe)!

É um bebé muito sociável, está na fase de se querer exibir, se está em casa alguém que ele não conhece nos primeiros 45 segundos mostra-se envergonhado, mas depois faz as suas mil e uma gracinhas (aquelas que eu até nem acho grande piada, como esfregar-se pelo chão, retirar tudo dentro das suas caixas, deitar os comandos de tv para o chão, entre outras habilidades menos boas)...
Não tem problemas nenhuns em ficar com desconhecidos, é raro que isso aconteça, mas o outro dia fomos a uma festa e ficou com uma ama que ele não conhecia e com uma bebé da mesma idade que também nunca tinha visto! Por aquilo que nos contaram ficou muito bem, brincou enquanto quis e até pediu para ir fazer óó, só houve uma pequena desavença com a outra menina quando ela quis brincar com o seu cão, isso é que não pode ser, ninguém mexe no seu cão, esse é só dele!
(Nem imaginam a aflição dele quando nesta 2ª feira ele pensa que o seu cão está em carro alheio e que os papás não o vão lá buscar, tivemos que lhe explicar que aquele não era o seu cão e ele mal chegou a casa teve que ir à sua cama certificar-se que afinal ele estava ali! Ai que abraço apertado o cão recebeu e claro já não o largou durante um bom pedaço!)

Na creche continua muito bem, o outro dia fartámo-nos de rir ao vê-lo dar beijinhos as suas meninas preferidas, a Inês e a Maria. Não ficou muito contente com a atitude da Inês que não correspondeu aos seus beijos e estava a empurra-lo pois não estava a gostar nada dos seus aprochegos, mas como ele estava com um ar tão desapontado com o amor não correspondido vem um coleguinha e dá-lhe ele um beijinho.
Quando o Duarte viu que dali não conseguia levar nada então foi ao encontro da sua outra amiguinha, a Maria, e essa sim correspondeu, e foi um momento bem ternurento porque ela até retirou a chucinha da boca para lhe dar também um beijinho!
Esta semana foi para a sala dele um bebé novo (bem mais pequeno que ele) e pelos vistos cobiçou a atenção do Duarte que se tornou “fiscal” (como lá na creche o intitularam) do novato! Está sempre atrás dele e a dizer-lhe “não mexe, não..”, hehehe imagino a cena, deve ser bem engraçada!!!

Nos fds costumamos levá-lo até aos parques com escorregas e afins (recintos fechados neste Inverno), ele parece o rei daquilo, não se atrapalha com nenhum menino e se estão no caminho dele, está sempre a dizer “shai, shai”.
No passado fds estava num desses parques dentro de uma casinha e foi uma das 1ªs vezes que o ouvir dizir “Shai é do Dudu”, isto virado para outra bebé para querer dizer que aquilo era território dele que não podia entrar! Foi um momento único já que nós bem insistimos para ele dizer o nome dele, mas foi a primeira vez que o ouvi dizer DUDU tão bem pronunciado!

E sim, ufa, já chega de Duarte, mas como a memória é curta é sempre bom registar aqui algumas das suas gracinhas para mais tarde recordar ;)!

quarta-feira, março 24, 2010

Projectos inacabados!



4 páginas do futuro livro do 1º ano do Duarte

Há 3 semanas estive com a minha mãe, e é rara a vez que eu não lhe peça ajuda para os meus projectos de costura.
Ultimamente, também é quando estou com ela que sinto que consigo começar a colocar em prática algumas das minhas ideias,... mas estou tão poucas vezes com ela...
Não sei se é desculpa se não, mas desde que o Duarte deixou de dormir em casa depois de o trazer da creche que não consigo fazer mais nada do que estar com ele. Passam os dias, e digo sempre que é amanhã que vou terminar algum dos projectos que tenho começado ou que gostava de começar, mas não, nada acontece, ali ficam as agulhas, os panos e os papeis por ali espalhados à espera que o novo amanhã surja e que seja esse amanhã o grande dia para eles e para mim...
Tenho sempre alguma ideia por realizar, ou por terminar, neste momento pairam lá por casa, umas fotos para organizar, um livro de fotos do 1º ano do Du para mandar fazer ( sim, eu sei que já vem um pouco tarde, mas já sabem como sou...), umas almofadas para encher, um passarinho de pano por acabar, umas molduras e um bengaleiro por pendurar, uma composição numa moldura por terminar... e de certeza que nas gavetas ainda existem muitos e muitos projectos por lá perdidos e até esquecidos...

segunda-feira, março 22, 2010

Decoração da sala!

Finalmente vou falar da surpresa de que falei à duas semanas.
Recebemos no Natal uma caixinha das que agora estão na moda oferecer com experiências! A experiência era receber aconselhamento para a decoração de uma das divisões lá de casa!
Decidimos que seria a sala de estar e jantar a feliz contemplada!
(Apesar de já termos a casa toda semi-decorada, faltam-nos os pormenores que fazem toda a diferença numa divisão. Mas como por vezes somos um bocadinho (para não dizer muito) esquisitos, demoramos sempre muito tempo para escolher qualquer coisa lá para casa. Não gostamos de comprar por comprar, queremos ter em casa aquilo que gostamos realmente e não de ter só por ter. Somos bastante ponderados nas nossas decisões para que não nos fartemos rapidamente das nossas escolhas.)
Estiveram então há duas semanas lá em casa duas pessoas do dito “gabinete” de arquitectura de interiores.
Nós pensámos que a visita serviria já, para elas darem algumas ideias e dicas de como a sala poderia ficar melhor, mas não, serviu quase apenas para tirarem medidas da sala e dos móveis já existentes, nós bem tentámos que elas nos dissessem alguma coisa mais, mas só a muito custo é que elas deram duas ou três ideias (acho que já estou a exagerar no nº de ideias).

A meio da semana passada chegou à nossa caixa de correio o(s) projecto(s).
Só falei agora no assunto porque depois de termos recebido o dito e-mail esperávamos que nos contactassem para mais alguma explicação, já que a proposta enviada nos pareceu entre muitas outras coisas bastante incompleta.
Na quarta-feira à hora de almoço, telefonaram a dizer que não entregariam a proposta no dia combinado porque estavam “indecisos” em relação a dois layouts e que iriam demorar mais um bocadinho mas que nos enviavam as duas propostas. Concordámos prontamente!
Qual o nosso espanto quando vimos que os dois projectos enviados diferenciavam-se em tão pouco!!!
Precisaram de mais 1 dia para aquilo? As mesmas cores, os mesmos tecidos... apenas a mudança de local de 2 ou 3 móveis?
Ainda por cima a composição criada, a nosso ver, é completamente despropositada!
(A colocação de um móvel multimédia sem TV por cima dele, parece-nos uma ideia bizarra e comprar outro como o sugerido, ainda pior!!!)
Em relação à primeira proposta, a disposição enviada, principalmente no que se refere à zona de estar também não nos agradou. (Ter um móvel de madeira encostado a uma fonte de calor não nos parece uma boa solução)...
Para aquilo que gostávamos mais de ter a ajuda deles que era em pormenores, como cores, tecidos, pontos de luz e o que colocar nas paredes, foram os pontos em que falharam mais!
A escolha de cores e tecidos foi completamente infeliz! Não gostámos dos tecidos, que combinação feia, queríamos uma sala leve, romântica, intemporal, luminosa...
No descritivo que também enviaram falavam que tiveram em conta a luminosidade da sala, não percebemos como, se colocaram cores tão fortes, uns cortinados nas janelas com um tecido opaco que não gostámos mesmo nada e que, a nosso ver, tirariam toda a luz à sala.
Tudo tão forte e berrante... :(

O descritivo do trabalho também nos pareceu muito incompleto. O candeeiro de tecto que sugeriram (não foi sugestão nenhuma, porque nós já lhes tínhamos falado nele), falaram num espelho mas não mostraram nenhum modelo, falaram numa “composição de molduras”, mas não deram nenhum exemplo de possível combinação nem o que nelas haveria. Do tapete também não sugeriram nenhum modelo. Esqueceram-se de colocar duas cadeiras na proposta. Nos cortinados referiram que eram com ilhoses mas não mostraram nenhum exemplo do varão onde seria colocado...
Todos os candeeiros que nos mostraram não combinam com o candeeiro de tecto sugerido por nós!

(Não sei para que é que perguntam de que tipo de lojas nós gostamos... Homes in Heaven, Arboretto?)

Infelizmente, não gostámos nada do trabalho que foi feito. Para além de acharmos que não tomaram em consideração os nossos gostos, achámos o trabalho bastante incompleto. Infelizmente não estamos nos 95% de sucesso que eles diziam ter...
(Olha a minha cara de dúvida)!

Não foi uma boa experiência, mas aprendemos com ela!
Cada vez nos convencemos mais que temos bom gosto, só temos que ser menos indecisos e mais rápidos nas tomadas de decisões ;)!

(Não vou colocar imagens porque acho um bocadinho indelicado, mas acreditem, a combinação dos tecidos para além de ser mesmo, mesmo feia não tem nada de nada a ver connosco)!

sexta-feira, março 19, 2010

Dia do Pai!



Para o Pai maravilhoso do meu filho ajudei o Du a fazer este quadro. O Du contribuiu com o vocabulário (expressões que normalmente utiliza para se dirigir ao Papá), Pai, É Pai, Mê Papá, Paí..., eu contribuí com o resto ;)!

O Papá cá de casa adorou :)!!!

quarta-feira, março 17, 2010

Saudade...



O ano passado, perdi neste dia um amigo na Terra mas ganhei-o no Céu...
Com muitas saudades, aqui fica uma foto das flores que tanto gostava e o sorriso que tanto me faz lembrar o seu :)!...

terça-feira, março 16, 2010

Para mais informações deixem sempre uma forma de contacto!


Para poderem saber mais informações sobre qualquer coisa das que aqui mostro realizada por mim, por favor deixem o vosso contacto, porque se não for assim não tenho forma de vos poder ajudar! (Filipa, por favor coloque-me um comentário com o seu e-mail).

Obrigada pela atenção ;)!
Gosto muito que apreciem o meu trabalho!
Muito obrigada!

Aqui fica mais uma imagem de um crachá que eu desenhei ;)!

sexta-feira, março 12, 2010

Surpresa ;)!


Amanhã esperam-nos novas experiências... vamos lá ver como correm...
Para a semana conto mais pormenores ;)

quinta-feira, março 11, 2010

quarta-feira, março 10, 2010

terça-feira, março 09, 2010

Gosto tanto de Cogumelos!



...Passamos semanas à espera que algo bom aconteça no momento certo e depois?!... nada acontece!
Tenho a mania de sonhar de mais e pensar que podemos alcançar sem ter que estar sempre a pedir...!

segunda-feira, março 08, 2010

4 anos de Piluskita!






Ontem o meu blog fez 4 anos!!!
Cada dia que passa mais companhia me faz!
É sempre com grande emoção que partilho aqui tanto de mim!
Um beijinho grande grande para todos os que por aqui me acompanham e comentam os meus “desabafos”! Obrigada por me fazerem um pouquinho mais feliz!
Vamos continuar a encontrar-nos por aqui sempre que possível! ;)

Estes são os macarons que tanto gozo me deram a fazer ( acho que se fossem verdadeiros não me daria assim tanto prazer em os cozinhar nem em comer;))!

sexta-feira, março 05, 2010

quinta-feira, março 04, 2010

Crachá Menina


Aqui fica o par do menino! ;)
Estes bonecos já foram desenhados por mim a alguns anos atrás mas agora lembrei-me de lhes dar nova vida!
Posso fazer para quem quiser ;)!

quarta-feira, março 03, 2010

Frango à Fricassé


Esta é uma das minhas poucas especialidades, frango à fricassé ;)!

Gosto de ver nestas fotos o fumegar do frango, quase que ainda consigo cheirar o aroma de que dali saía ;) !
Este prato foi acompanhado com uma bela limonada (feita em casa também)! ;)

terça-feira, março 02, 2010

A receita das Bolachas!



Aqui vai a receita que me pediram :)!

Ingredientes:
300gr de farinha
100gr de açúcar
180gr de margarina
1 ovo
1 laranja
100g de chocolate

Preparação:
Misturar muito bem a farinha com o açúcar, as 150 gr. de margarina e o ovo, depois adicionamos 0,5 dl de sumo de laranja e voltamos a amassar tudo muito bem.
Por cima (por ex.) de uma tábua de cozinha colocamos um pouquinho de farinha e tiramos um bocadinho de massa para então começarmos a cortar as nossas bolachinhas (pelo menos foi assim que nós fizemos, não sabemos se existem técnicas mais apuradas ;)).
Colocamo-las no tabuleiro com papel vegetal no fundo e levamos ao forno (previamente aquecido) a 175º (se este tiver modo de circulação de ar, se não a 200º). Dependendo dos fornos e da espessura das nossas bolachinhas deixamo-las estar no forno por volta de 15 min, mas vão sempre vigiando para que não fiquem escuras de mais (na 1ª vez que as fizemos algumas ficaram um bocadinho mais escuras que aquilo que deviam)!

Para o chocolate:
Derretemos o chocolate com 30 gr de margarina no microondas, mexemos bem e adicionamos (por ex.) 2 colheres de sumo de laranja. Digo por ex. porque pode ser também um licor (por ex. cointreau, dizem que fica muito bem mas ainda não experimentei ;)) ou então se utilizarem um chocolate mais liquido como eu utilizei com algumas das minhas bolachas (chocolate com recheio de chili) já não precisa da adição de qualquer liquido.
Depois de termos o preparado realizado mergulhamos as bolachas no chocolate e deixamos arrefecer no papel vegetal (que podemos aproveitar do que anteriormente tínhamos utilizado para levar ao forno as bolachinhas ;) ).

Esta receita, tal e qual como ela está foi a junção de duas receitas, uma que encontrei na net e outra que tinha lá em casa.
Aquilo que menos gosto na culinária é seguir receitas, sei que para doces é conveniente... mas eu gosto sempre de inventar um bocadinho, a próxima vez que fizer estas bolachinhas vou acrescentar canela!
(A receita que hoje aqui coloquei é só metade da quantidade da que fiz desta última vez ;))!
Espero que gostem! ;)
...........................................................
Este fds rendeu alguma coisa, para além de cozinhar mais (muito mais) que o costume ainda fiz uns crachás novos e mais uns "macarons" feitos em lã para feltrar! ;)
Este é o crachá do menino, logo mostro o da menina ;)!

segunda-feira, março 01, 2010

Gulosos!








































































































































Gostámos tanto que repetimos a dose de bolachinhas! Desta vez dobrámos a receita e  fizemos metade delas com chocolate com recheio a chili (adoro este chocolate)! Ficaram muito boas! O Duarte também aprovou e provou, só que preferiu sem chocolate ;)!
(A louça que está nas imagens é da marca Green Gate! Tem coisas lindas! (Estas foram-me oferecidas pelo maridinho no Natal :))!