terça-feira, março 02, 2010

A receita das Bolachas!



Aqui vai a receita que me pediram :)!

Ingredientes:
300gr de farinha
100gr de açúcar
180gr de margarina
1 ovo
1 laranja
100g de chocolate

Preparação:
Misturar muito bem a farinha com o açúcar, as 150 gr. de margarina e o ovo, depois adicionamos 0,5 dl de sumo de laranja e voltamos a amassar tudo muito bem.
Por cima (por ex.) de uma tábua de cozinha colocamos um pouquinho de farinha e tiramos um bocadinho de massa para então começarmos a cortar as nossas bolachinhas (pelo menos foi assim que nós fizemos, não sabemos se existem técnicas mais apuradas ;)).
Colocamo-las no tabuleiro com papel vegetal no fundo e levamos ao forno (previamente aquecido) a 175º (se este tiver modo de circulação de ar, se não a 200º). Dependendo dos fornos e da espessura das nossas bolachinhas deixamo-las estar no forno por volta de 15 min, mas vão sempre vigiando para que não fiquem escuras de mais (na 1ª vez que as fizemos algumas ficaram um bocadinho mais escuras que aquilo que deviam)!

Para o chocolate:
Derretemos o chocolate com 30 gr de margarina no microondas, mexemos bem e adicionamos (por ex.) 2 colheres de sumo de laranja. Digo por ex. porque pode ser também um licor (por ex. cointreau, dizem que fica muito bem mas ainda não experimentei ;)) ou então se utilizarem um chocolate mais liquido como eu utilizei com algumas das minhas bolachas (chocolate com recheio de chili) já não precisa da adição de qualquer liquido.
Depois de termos o preparado realizado mergulhamos as bolachas no chocolate e deixamos arrefecer no papel vegetal (que podemos aproveitar do que anteriormente tínhamos utilizado para levar ao forno as bolachinhas ;) ).

Esta receita, tal e qual como ela está foi a junção de duas receitas, uma que encontrei na net e outra que tinha lá em casa.
Aquilo que menos gosto na culinária é seguir receitas, sei que para doces é conveniente... mas eu gosto sempre de inventar um bocadinho, a próxima vez que fizer estas bolachinhas vou acrescentar canela!
(A receita que hoje aqui coloquei é só metade da quantidade da que fiz desta última vez ;))!
Espero que gostem! ;)
...........................................................
Este fds rendeu alguma coisa, para além de cozinhar mais (muito mais) que o costume ainda fiz uns crachás novos e mais uns "macarons" feitos em lã para feltrar! ;)
Este é o crachá do menino, logo mostro o da menina ;)!

2 comentários:

  1. Obrigadissima pela receita das bbolachinhas! Vou ja experimentar, visto que as bolachas de limao que fiz ontem ja desapareceram. Estas parecem deliciosas! Beijinhos da Joao.

    ResponderEliminar
  2. olá estela :)
    obrigada pela receita!
    vamos por a mão na massa...
    abraço e boa semana

    ResponderEliminar