quinta-feira, março 25, 2010

As aventuras do Duarte!







Achamos imensa piada às gracinhas do Duarte!
Tem andado verdadeiramente inspirado!
O seu vocabulário vai aumentando aos poucos, aprende palavras novas (acabou, porta, nã shei (não sei), peixe/peixa, chicha, não mexe/mexa, fecha, caja (casa), Ainhêsh (Inês), Maía/Ía (Maria), shol (Sol), giafa (girafa), anana (banana), lalanja (laranja), dente, bochacha/acha (bolacha), mashã (maçã), aua (ajuda), dansha (dança), shenta (senta), xi chão (xi coração), ixo (lixo), shai (sai), shão (televisão), chucha, óó, Panda, pupa(upa), niz (nariz), futa(fruta), umbi (umbigo), meia, biba (viva), shola(samisola), oshos(olhos), shala(sala), bota, pá, dia (bom-dia), tia (tia ou tira), abó(avó), abô(avô)...) enquanto outras que já sabia tão bem agora dá para lhes trocar letras (tão em vez de cão e taiu em vez de caiu)...

Adoramos quando ele diz shiiiiiiiiiiimmm, sempre super feliz por o termos entendido e porque lhe vamos fazer alguma das suas vontades!

Gosta muito de brincar com legos, pega na sua caixa e espalha-os pelo chão da sala, depois vai-os encaixando na sua respectiva “tábua”, ou faz torres e quando se decide a mete-los de novo na caixa (nem sempre isso acontece) tem que os desencaixar um por um. (Nestas duas últimas semanas, fui um bocadinho mazinha, já que lhos escondi, mas a verdade é que já não suportava ver sempre peças de lego espalhadas pela sala inteira, incluindo ter que estar sempre a arredar o sofá para retirar peças que por lá caiam)... Logo lhe dou de novo os legos, entretanto tem-se entretido com outras coisas!


Mas ainda por falar em legos deixa aqui registar o nosso espanto quando há duas semanas fomos almoçar fora e ele enquanto nós comíamos estava a brincar com uma dúzia de peças de legos e fez uma forma semelhante com a que está na imagem e se vira para nós, coloca a forma perto do olho e começa a dizer shck, shck, como que estivesse a tirar fotos, ficámos completamente espantados com tal proeza que nós nunca lhe tínhamos ensinado!

Nestas últimas semanas (já que eu lhe tirei os legos) enveredou pelos lápis de cor, adora, fazer riscos e mais riscos e colocá-los na sua devida caixinha, e de vez em quando lá lhe foge a mão com o lápis para o vidro da mesa, “AI, AI, AI” digo eu e ele repete “ai, ai”!
Mas nós também temos um bocadinho de culpa, porque ele ainda não tem uma mesa dele em que possa explorar melhor a sua veia artística!

Mas é com grande alegria que se tem fartado de riscar várias folhas e me pede para me sentar no chão ao pé dele (“shenta”), para fazermos desenhos.
Gosta que lhe desenhe a mão, coisa que ele tenta imitar de seguida (com menos sucesso), depois faz um gatafunho qualquer e diz que é um “papó”, mais outro e sai um “pipi” e a imaginação nunca lhe falta... depois cansa-se, e a brincadeira dos lápis já é outra, tenta enfiá-los em qualquer buraquinho q encontre (os meus chinelos, os baldes de meter bolas...)!
Um novo hábito que agora tem é calçar (principalmente os meus) chinelos ou sapatos, por vezes tenho que eu andar descalça para o menino andar com os meus chinelos e quando não os consegue enfiar sozinho pede “aua mamã”!
Gosta de imitar os sons e os gestos do macaco e também imita as galinhas.
Adora dançar e que dancemos com ele (puxa-nos do sofá e diz, “dansha, dansha”), desde que temos a nova caixinha da zon e q o N lhe mostrou um videoclip da “Floribela”, à noite antes de ir para a cama pede-nos sempre que quer a “dansha”...(É mesmo muito engraçado vê-lo dançar, vale bem o esforço que fazemos para ouvir aquela música que ele tanto gosta)! Mas ele dança ao som de qualquer coisa, até quando a máquina de lavar está a rodar ele dança!

Na televisão gosta de ver tudo o que for canções com bonecada e de preferência com coreografias, pede muitas vezes para ver o Canal Panda, mas a única coisa que gosta de ver nele são as canções e programas em que o panda apareça (por ex. o panda cozinha), ao “Carteiro Paulo” também por vezes lhe acha alguma graça (mas não dura mais que breves minutos). As canções sonolentas do Baby First continuam a acalmá-lo de qualquer birra! (Sim porque essas são muitas, normalmente por querer mexer naquilo que não deve)!

Quando nos vê a ir à casa de banho também ele quer ir sempre fazer tshi-tshi e começa logo a puxar a camisola para cima e as calças para baixo, por vezes fazemos-lhe a vontade e sentamo-lo na sanita esperançados que ele faça o seu tshi-tshi, mas por enquanto ainda não tivemos sucesso nenhum.
Gosta de lavar as mãos, de colocar o sabonete liquido e de abrir e fechar a torneira da água, gosta de tomar banho connosco no polibã, se lhe pedirmos, já sabe colocar a roupa suja no cesto, tenta pentear-se sozinho, e pede a escova dos dentes, anda com ela na boca, mas ainda ñ sabe bochechar.
Mudar a fralda quase nunca é fácil, ultimamente o truque de lhe dar uma pomada (uma bisnaga vazia de um mini-gel) para as mãos tem ajudado a acalmar a fera em que se transforma no fraldário. Agora até o porquinho (que ele também imita muito graciosamente) e o memé, têm tido direito a levar pomada (palavra que ele tenta dizer, mas que não lhe sai nada que tenha jeito)!
Durante a noite, já temos que lhe colocar uma fralda nº 6 e mesmo assim nem sempre dá. Acorda muitas vezes (principalmente nos fins-de-semana ensopado)! Continua a dormir muito bem, à noite vai sem qualquer esforço fazer o seu óó, por volta das 21h, acompanhado pelo cão e pela chucha (esses é que não podem faltar). Nos dias de semana costuma dormir desde aí até às 8h, no fds consegue muitas vezes ficar até às 11 da manhã.

Continua a comer bem de uma maneira geral, o 2º prato, só o quer comer sozinho e nem sentado ao pé dele podemos estar, está sempre a dizer “shai, shai”, se o tentamos ajudar e colocar-lhe alguma comida na colher, para além de resmungar, retira toda a comida que está na colher e depois, sozinho, volta a enche-la. Para conseguir comer melhor tudo o que está no prato, costuma virar o prato, mas às vezes vira de mais e lá estou eu a pôr as mãos á cabeça ao ver a porcaria toda que ele está a fazer! Quando não quer comer alguma coisa, ou já ñ quer mais água e se não vamos rapidamente retirar-lhe o prato ou o copo da mão deita-o para o chão! (Detesto que ele faça isto)! É claro que depois diz com voz de muto admirado “CAIUU” ou “TAIUUU”!
No outro dia até o dom da avinhação estava a ter, mas dessa vez enganou-se porque eu fui mais rápida que as acções dele! Estava-lhe a dar o lanche, e aí nem é muito costume ele estar com a colher na mão, mas dessa vez estava, estendeu o braço e antes de a deitar no chão já ele estava a dizer “CAIU”! (Dessa vez consegui apanha-la antes q caísse no chão)!
Continua sem comer fruta em casa sem ser de copo ou então uvas e por vezes alguns gomos de tangerina! (Algo que me deixa triste, mas vou esperar que esta mania passe)!

É um bebé muito sociável, está na fase de se querer exibir, se está em casa alguém que ele não conhece nos primeiros 45 segundos mostra-se envergonhado, mas depois faz as suas mil e uma gracinhas (aquelas que eu até nem acho grande piada, como esfregar-se pelo chão, retirar tudo dentro das suas caixas, deitar os comandos de tv para o chão, entre outras habilidades menos boas)...
Não tem problemas nenhuns em ficar com desconhecidos, é raro que isso aconteça, mas o outro dia fomos a uma festa e ficou com uma ama que ele não conhecia e com uma bebé da mesma idade que também nunca tinha visto! Por aquilo que nos contaram ficou muito bem, brincou enquanto quis e até pediu para ir fazer óó, só houve uma pequena desavença com a outra menina quando ela quis brincar com o seu cão, isso é que não pode ser, ninguém mexe no seu cão, esse é só dele!
(Nem imaginam a aflição dele quando nesta 2ª feira ele pensa que o seu cão está em carro alheio e que os papás não o vão lá buscar, tivemos que lhe explicar que aquele não era o seu cão e ele mal chegou a casa teve que ir à sua cama certificar-se que afinal ele estava ali! Ai que abraço apertado o cão recebeu e claro já não o largou durante um bom pedaço!)

Na creche continua muito bem, o outro dia fartámo-nos de rir ao vê-lo dar beijinhos as suas meninas preferidas, a Inês e a Maria. Não ficou muito contente com a atitude da Inês que não correspondeu aos seus beijos e estava a empurra-lo pois não estava a gostar nada dos seus aprochegos, mas como ele estava com um ar tão desapontado com o amor não correspondido vem um coleguinha e dá-lhe ele um beijinho.
Quando o Duarte viu que dali não conseguia levar nada então foi ao encontro da sua outra amiguinha, a Maria, e essa sim correspondeu, e foi um momento bem ternurento porque ela até retirou a chucinha da boca para lhe dar também um beijinho!
Esta semana foi para a sala dele um bebé novo (bem mais pequeno que ele) e pelos vistos cobiçou a atenção do Duarte que se tornou “fiscal” (como lá na creche o intitularam) do novato! Está sempre atrás dele e a dizer-lhe “não mexe, não..”, hehehe imagino a cena, deve ser bem engraçada!!!

Nos fds costumamos levá-lo até aos parques com escorregas e afins (recintos fechados neste Inverno), ele parece o rei daquilo, não se atrapalha com nenhum menino e se estão no caminho dele, está sempre a dizer “shai, shai”.
No passado fds estava num desses parques dentro de uma casinha e foi uma das 1ªs vezes que o ouvir dizir “Shai é do Dudu”, isto virado para outra bebé para querer dizer que aquilo era território dele que não podia entrar! Foi um momento único já que nós bem insistimos para ele dizer o nome dele, mas foi a primeira vez que o ouvi dizer DUDU tão bem pronunciado!

E sim, ufa, já chega de Duarte, mas como a memória é curta é sempre bom registar aqui algumas das suas gracinhas para mais tarde recordar ;)!

2 comentários:

  1. Assim cresce o Duarte, lindo e cheio de saude. Um grande beijo aos três.
    Mónica

    ResponderEliminar
  2. Que bela ideia, Estela! Realmente o melhor e escrever enquanto nos lembramos. Beijinhos da Joao.

    ResponderEliminar