quinta-feira, outubro 16, 2014

Como está a decorrer o início do ano escolar!


Ás vezes apetece-me desistir de tudo, apetece-me hibernar durante vários dias mas depois olho à minha volta e sei que isso não iria ajudar em nada e ainda só pioraria mais as coisas e disso é coisa que não preciso mesmo nada!

Existem semanas tramadas em que tudo corre menos bem, em que me sinto com tudo e com nada o que me dizem ou que me acontece e que parece que o meu pequeno e confuso mundo vai desabar a qualquer momento, que não consigo mesmo levar a bom porto a minha vida!

Felizmente depois de alguns dias tempestivos vem a bonança, pelo menos dentro de mim, isto não quer dizer que de repente ficou tudo perfeito, quer apenas dizer que me consigo erguer novamente e enfrentar de forma mais serena o que vai acontecendo no meu/nosso dia a dia!

Nem sei por onde começar, se por mim, se pela minha filha, pelo meu filho, pelo Nuno, pelo trabalho, pelas Prendas Piluskita, ou pelas tarefas domésticas, casa ou burocracias!

Parece que de repente tudo acontece ao mesmo tempo! 

O inicio do ano escolar aqui por estes lados não foi muito fácil!
O Du está no 1º ano e anda feliz da vida com isso mas todos os dias me dizia que tinha sido chamado várias vezes à atenção pela professora pois ou estava na conversa, ou estava a cantar ou mal sentado na cadeira ou até mesmo a falar sozinho! 

Na escola onde ele anda só têm TPC à quarta-feira e à sexta-feira. Na quarta-feira faz tudo na sala de estudo e só no sábado é que faz os da sexta.
Os primeiros sábados de TPC´s foram um bocadinho complicados pois se eu lhe apagava alguma coisa no caderno era logo feito um drama imenso!
Esforça-se em fazer tudo mas detesta fazer letras e repeti-las (embora a professora nem os mande repetir assim tanto as letras).
Durante os outros dias quando chega a casa (por volta das 18h) não quer saber de praticar aquilo que aprendeu na escola, a única coisa que pede é para brincar e eu sinceramente também não insisto muito, tento fazer-lhe apenas algumas perguntas e ele responde no quadro da cozinha e não faço muito mais do que isso pois tenho pena dele pois já passa todo o dia na escola...

A Mel também não começou da melhor forma, como este ano já pertence à sala dos quatro anos, deixou de dormir a sesta e foi (e ainda está a ser mas menos vezes) uma catástrofe para ela e para nós! Faz birras do tamanho do mundo por coisinhas de nada ou então por nada mesmo, anda esquisita para comer e ao jantar pede invariavelmente ajuda para acabar o q tem no prato.

É necessário uma paciência enorme para a conseguir levar a bem pois a mal já sabemos que com ela ainda é pior!

Houve um sábado que explodi por completo com os dois, fartei-me de chorar, estava completamente esgotada com os dois!

Não sei se foi por isso se não, mas sei que desde aí que eles têm vindo a melhorar, o Duarte já conseguiu quase duas semanas sem (ou com poucas) chamadas de atenção da professora, diz que se tem portado bem na sala de aula, tem feito os TPC com muito menos drama.
Um dia desta semana vinha todo contente porque tinha tido 10 em cálculo mental (a cotação era de 0 a 10), anda entusiasmado por já conseguir ler algumas palavras, ontem vinha feliz por tem escrito no seu caderno que tinha ido ver o espetáculo dos Cats e ontem ainda por cima teve lá na escola uma demonstração de Judo com o Nuno Delgado e num exercício qualquer ele foi escolhido como o que tinha feito melhor, ainda por cima estava lá o pai para ver! :D

Este ano não estão a ir à natação pela escola, estamos nós a levá-los a outra piscina que por sinal eles estão a gostar muito mais e é muito mais barata do que a outra!

Também o Duarte aí tem se portado muito melhor no balneário, costuma ser muito lentinho e agora da última vez já se despachou muito rapidamente!

Nos fds é que o comportamento dele ainda não anda a 100%, tem altos e baixos...

A Mel anda a fazer um bocadinho birras mais pequenas e com mais espaçamento entre elas mas ainda, quase todos os dias temos episódios de pelo menos muitas lamúrias...

Noutra coisa que me andavam a deixar louca era em desarrumarem os brinquedos  ou em não fazerem a cama sem eu ter que me zangar!
Andam melhores, têm feito a cama todos os dias sem refilar, levantam a mesa quase sempre e arrumam os brinquedos quase sempre (estes por vezes tenho que continuar a andar em cima deles)! 

São progressos e isso deixa-me feliz, mas às vezes sinto-me péssima por não saber o que fazer com eles para serem melhores, sei que não lhes exijo nada que não saiba que eles são capazes de fazer, sei que às vezes a paciência se esgota e expludo com facilidade mas eu tenho que me esforçar para melhorar mas para isso eles também têm de colaborar ;)!

Assim que possa volto com mais dos nossos dias ;)!

Sem comentários:

Enviar um comentário