segunda-feira, setembro 20, 2010

Amizade!


Hoje vou falar aqui de um episódio que se passou comigo há uns 8 meses atrás mas que só hoje é que me apetece aqui falar dele, já que sexta-feira voltou a lembrança ao de cima...
Prezo muito a amizade e embora nem sempre possa passar muito tempo perto deles (o que tenho muita pena) tento sempre mantê-los o melhor possível.
Mesmo com aqueles com que estou menos vezes costumo partilhar os momentos mais importantes da minha vida sejam eles bons ou maus!...
Para mim isso é amizade lembrar-me da pessoa seja em que altura for para partilhar os melhores ou piores momentos da minha vida e claro esperar que do outro lado aconteça exactamente o mesmo!
Acho sinceramente que isso é o mínimo dos mínimos que se pode fazer para manter uma amizade.
Tenho amigos aqui em Lx já de longa data e embora moremos todos na mesma cidade, às xs passam-se anos sem nos vermos, ou por uma razão ou por outra o tempo passa e isso acontece... (é claro que ñ existe desculpa possível, mas enfim)... Mas os telefonemas, e-mails ou outra forma qualquer de contacto ñ visual vai-se mantendo e tentamos (ou tento) assim dessa forma partilhar a minha vida com aqueles que considero meus amigos e tento que eles façam o mesmo comigo...

Há mais ou menos 8 meses atrás telefonei para uma dessas “amigas”, pois já tinha tentado falar com ela várias xs antes e ñ tinha conseguido e das últimas xs que tinha falado com ela por telefone até tínhamos ficado de combinar ir jantar e isso nunca aconteceu... por isso fiquei sem perceber o que se estava a passar.
Entretanto telefonei-lhe também para lhe dar os parabéns enviei-lhe sms a desejar um Bom Natal e nunca obtive qualquer resposta mas como ñ desisto facilmente poucos dias depois da última tentativa de contacto (pelo Natal) lá tentei de novo ligar-lhe e finalmente consigo falar com essa pessoa.
A conversa desenrolou-se com a naturalidade do costume mas com uma pequena nuance pelo meio, contou-me que tinha sido mamã em Novembro...
Não imaginam como fiquei, sem palavras, triste e magoada, ao telefone ñ consegui mostrar nada disso e apenas demonstrei a minha felicidade e a felicitei pela mais bela notícia que alguém pode receber!...
Quando desliguei o telefone contei ao N o que tinha acabado de saber...
Estava confusa, e até hoje ainda ñ consigo perceber como ela foi capaz de me fazer uma coisa destas, alguém que tinha feito gestos por mim, quando o Duarte nasceu de uma profunda simpatia e amabilidade, algo que nunca imaginei que uma amiga fosse capaz de me fazer...
Eu que partilhei com ela a minha gravidez, o nascimento do meu filho (um dos momentos mais marcantes da vida de uma mulher) e há pouco menos de meio ano tinha partilhado a dor que sentíamos com a perda de um ser muito querido... Não consigo, não consigo mesmo compreender como é possível ela ter-me feito uma coisa destas, teve 9 meses um filho dentro da barriga e (durante esse tempo até falámos ao telefone), teve o bebé e só mais de um mês depois é que eu soube (porque EU lhe telefonei) da mais bela novidade que alguém pode ter para dar?!!...
Não consigo mesmo entender, e desde o dia que soube essa novidade que ñ tinha voltado a falar com ela e que tomei a decisão que a partir daí também eu ñ ia partilhar (propositadamente) mais nada com essa pessoa... :( Fiquei tão triste e magoada...
... E esta história veio toda ao de cima na 6ª feira quando eu ia apressadamente buscar o Duarte à creche e ela estava ali parada no meio do meu caminho para me cumprimentar,... e sim cumprimentámo-nos e falámos durante dois minutos como se nada de diferente se tenha passado na nossa amizade... foi mm pena eu estar com tanta pressa e ñ dar para trocar mais do que uma dúzia de palavras... foi assim que ela ficou a saber que eu estava de novo grávida e que esperava uma mana para o Duarte... e sim mais uma x ñ demonstrei a mágoa e o mal estar que sentia em relação à nossa suposta “amizade”... :(

Sem comentários:

Enviar um comentário