Madrid - Templo de Debod
Buendía - Caras de Buendía
Cuenca - Puente San Pablo e casas suspensas
Valência - Cidade das Artes e Ciências
Valência - L'Oceanogràfic
Valência - Museu de les Ciències Príncipe Felipe
Valência - Iglesia de San Nicolas de Bari y San Pedro Martir
Valência - Estacão do Norte
A caminho de Teruel
Albarracín
Rillo de Gallo
Estivemos numas mini férias!
Aproveitamos as férias de Carnaval dos miúdos para sairmos um bocadinho!
Como já é habitual, não tínhamos destino decidido, sabíamos apenas que nos apetecia sair (uns mais que outros)... Eu andava em dias não, andava aborrecida com tudo e com todos... em 2017 não tivemos uma pausa em condições sem os miúdos e acho que sinceramente me fez falta... e estar de férias implica que vou estar ainda mais tempo com eles e embora os adore mais que tudo, às vezes sinto falta de momentos a dois, andam demasiado absorventes, principalmente o Du, que fala sem parar e quer saber de tudo com detalhe. Mas o pior de tudo são mesmo as zangas entre irmãos que me colocam os nervos em franja! Se por um lado querem estar sempre a brincar juntos por outro não são capazes de estar mais de 10 minutos sem discutir!
Por isso, desta vez, estava mais hesitante que nunca em viajar de carro com eles...
Mas por aqui existiu alguém que me puxou (e puxa sempre) para cima e me fez acreditar que iríamos passar uns dias excelentes a quatro, mesmo que não soubéssemos muito bem onde.
Fomos rumo a Madrid e depois logo havíamos de decidir o que se seguiria!
Já estivemos algumas vezes em Madrid e sinceramente não é uma cidade que nos encha as medidas mas demos-lhe mais uma oportunidade!
Fomos ao Museu Rainha Sofia para ver principalmente a exposição Pessoa - Toda a arte é uma forma de literatura e para ver uma das obras mais emblemáticas de Pablo Picasso - Guernica.
Claro que nestas viagens com miúdos tentamos sempre que os pequenos apreciem tanto o que vamos ver/ fazer como nós! Aqui focamos a nossa visita principalmente nesta exposição porque eles já sabiam um bocadinho sobre Fernando Pessoa e a exposição está mesmo muito boa para lhes dar a conhecer um pouco mais da sua obra e também apresentar tantos pintores portugueses que eles ainda não conheciam (e que eu sinceramente nunca tinha visto tantas obras deles juntas)! O Duarte estava especialmente curioso para a ver ao vivo "La Guernica", pois já tinha falado desta obra nas aulas de artes plásticas e estava muito curioso para a ver ao vivo!
Gosto de ver museus, que tenham pinturas, com eles, principalmente se tiverem algumas de pintores que eu conheço, algumas das suas características/técnicas, pois assim vamos fazendo um jogo enquanto observamos as obras, pelo tipo de pincelada ou tema (por ex.) vamos tentando adivinhar quem é que é o autor e o título do quadro. Com o Duarte funciona melhor do que com a Mel. O Duarte no ano passado deu alguns dos pintores mais conhecidos então já consegue reconhecer algumas obras deles.
É uma forma de os conseguir aguentar "presos" num museu durante mais algum tempo ;)!
Depois de nos fartarmos de andar lá dentro fomos ainda ao Parque do Retiro onde eles brincaram um bom pedaço enquanto nós ficamos sentados a descansar!
Demos uma voltinha de carro e ainda paramos junto ao Templo de Debod, um edifício do antigo Egito!
No dia seguinte fomos para Buendía onde fomos fazer a "Ruta de Buendia", um caminho pedestre entre rochas com figuras esculpidas! É um passeio muito agradável, os miúdos adoraram andar à procura das pedras que tinham coisas esculpidas!
Tivemos bastante sorte com o tempo pois, apesar de frio, nunca choveu.
Dali fomos para Cuenca onde atravessamos a Puente de San Pablo e apreciamos as casas suspensas!
Finalmente chegamos a Valência, onde as obras de Calatrava sobressaem!
A Cidade das Artes e das Ciências é sem dúvida muito agradável, dá vontade de tirar um monte de fotografias, pelo menos com um dia bem azul com o contraste do branco da arquitetura é sem dúvida espetacular!
Por dentro visitamos o:
L'Hemisfèric - onde assistimos a um filme sobre a ida a Marte (numa sala tipo planetário)
L'Oceanogràfic - que é o maior oceanário da Europa, gostamos especialmente de ver as belugas, os leões marinhos, as medusas e passar pelo meio dos túneis de vidro onde parece que estamos mesmo no fundo do oceano!
El Museu de les Ciències Príncipe Felipe - é uma espécie do nosso Pavilhão do Conhecimento. Uma das coisas que os miúdos aqui gostaram mais de ver foi o nascimento de 2 pintos. Havia uma encubadora grande cheia de ovos prontos a estalar e de onde já se viam alguns pintos! (Confesso que eu também nunca tinha visto ao vivo o nascimento de pintainhos mas fez-me um bocadinho confusão de ñ terem ali por perto a mãe galinha para os receber)...
No dia seguinte fomos visitar o casco antigo da cidade!
Andamos imenso a pé e estava um dia de Primavera esplêndido!
Como estávamos perto da cidade das Artes e Ciências tivemos que atravessar um parque enorme para chegarmos onde queríamos!
A primeira paragem e aquela em q os miúdos mais se divertiram foi no Parque Gulliver, um parque de escorregas onde o Gulliver está deitado no chão e preso com cordas que os "seres minúsculos" (que neste caso são as crianças) que trepam pelas cordas para aproveitar todas as dobras das suas vestes para escorregar! Eu também ñ resisti a esta aventura e também eu andei lá com os miúdos a escorregar!
Foi sem dúvida bastante divertido!
No centro histórico, dou especial destaque à Iglesia de San Nicolas de Bari y San Pedro Martir que os espanhóis chamam a Capela Sistina Espanhola, é mesmo muito bonita e toda ela cheia de histórias (mas para mim Capela Sistina continua só a existir uma ;))!
Vimos também a Catedral, "La Lonja de la seda", o mercado, a estação do North, várias praças e pontes e terminamos a nossa visita com um almoço (já tardio) da tradicional paella!
Ficamos bem cansados em Valência mas sem dúvida que valeu a pena a visita!
O fim destes dias espetaculares já se aproximava do fim e já a caminho de Portugal ainda visitamos Teruel onde apreciamos vários edifícios de estilo mudéjar e também uma festa Medieval sobre " Los Amantes de Teruel"!
Pelo caminho havia alguma neve perto da estrada, decidimos parar um bocadinho para os miúdos brincarem, para a Mel foi o momento alto da viagem! :) Ainda deu para fazerem um boneco de neve e tudo! :)
Pela serra de Albarracín (onde nasce o rio Tejo) fomos até Albarracín, cheia de ruas bem inclinadas, casas que me fazem lembrar as medievais (com as várias partes de madeira), com paredes tortas e desniveladas, com uma vista altaneira bem bonita sobre a aldeia e as muralhas enormes do castelo! Penso que foi mesmo uma das aldeias espanholas mais bonitas que já visitei.
Já não deu tempo para mais, chegou a altura de regressar. A Mel já dormia uma soneca quando da estrada avistamos uma casa que nos fazia lembrar um dos nossos arquitetos preferidos, Gaudi! (O Duarte também reconheceu de imediato algumas semelhanças)!
Em Rillo de Gallo vimos uma casa de um particular que deve ser um enorme fã de Gaudi e se inspirou na sua obra para mandar fazer a sua casa! Ainda fizemos esta paragem que não estava nos planos para ver de mais perto esta casa insólita!
Apesar de não ter começado estes dias muito entusiasmada afinal foram um dias muito bem passados!
-------------------------------------
Os miúdos portaram-se como o costume, muito implicativos um com outro, o Duarte muitíssimo perguntador, a Mel muito "esquecedora" (parece a Doris diz ela) e nós nem sempre com paciência para os aturar!Apesar de estar muitas vezes a dizer o contrário, até acho que eles são muito bonzinhos nos passeios que fazem connosco, andam que nem loucos sem reclamar, comem bem fora de horas e o q lhe oferecermos, não pedem qualquer souvenir (a única coisa que gostam de trazer é um íman), nas deslocações de carro a Mel ainda consegue dormir umas horitas, o Duarte não dorme mas lê ou então se queremos mesmo que eles não abram o bico é dar-lhe o ipad com filmes e temos uma viagem santa (foi o que fizemos no regresso)!
-----------------------------------------
As coisas mais engraçadas que eles fizeram ou disseram nestes dias (e que ainda me lembro):O Duarte ñ costuma gostar muito do sabor da água espanhola e ao acabar de beber um gole diz-me:
- Mãe esta água não tem sotaque de água espanhola!
:D
A Mel ficou tão mas tão feliz por o pai me ter oferecido um Kispo que eu não tinha conseguido encontrar aqui em Lisboa que mais parecia que o presente era para ela em vez de ser para mim! :D
----------------------------------------------
Sem comentários:
Enviar um comentário