segunda-feira, março 21, 2016

Os Pensamentos sérios do Duarte!


Foto tirada pela Isabel Saldanha

O Duarte faz muitas perguntas, ele pergunta tudo e mais alguma coisa e até faz perguntas daquilo que ele já sabe perfeitamente a resposta.

A semana passada penso que andou mais sensível que o costume, teve uma semana cheia de testes para os quais achou que não teve tempo para estudar o suficiente (palavras dele). O Duarte apesar de andar sempre com a cabeça no ar, é um miúdo preocupado e sabe que tem que estudar para ter bons resultados.

Enquanto estudávamos Matemática e verificávamos se tínhamos estudado a matéria toda ele reparou q para este teste ñ iam sair perguntas sobre os triângulos o que o fez pensar em voz alta:
- Mãe agora não vão calhar mas no final do ano, para aquele "teste do governo" vou ter que estudar a matéria toda... mãe vamos ter que começar a estudar com uns 2 meses de antecedência!

Fiquei de boca aberta e até um bocadinho orgulhosa de ter um filho com 7 anos já com tamanhas responsabilidades (pelos menos em teoria) ;)!

Na semana passada também andei a mil com as Prendas Piluskita e ele viu-me fazer vários embrulhos.
Perguntou para quem eram aqueles quadros que eu embrulhava. Naquele momento embrulhava prendinhas para afilhados oferecerem aos padrinhos. Expliquei-lhe que no Domingo de Ramos em certas regiões do país era costume naquele dia oferecer prendas aos padrinhos...

O Duarte não está regularmente com os padrinhos dele mas está muitas vezes com os padrinhos da mana (que são os tios, a minha irmã e o meu cunhado).
Fica sempre um bocadinho triste quando se fala de padrinhos lá em casa, naquele dia voltou a perguntar porque é que não escolhemos os tios também para padrinhos dele...
Expliquei-lhe e disse-lhe que embora os tios não sejam padrinhos dele, eles gostam tanto da mana como dele, são acima de tudo, tios dos dois!...

Passados alguns minutos voltou a vir falar comigo e disse-me:
-Mamã tu nunca vais morrer pois não?
Por segundos vi medo nos olhos esbogalhados dele, abracei-o de imediato e respondi-lhe que só Deus é que sabia quando iríamos morrer... disse-lhe também para não se preocupar com isso, ao qual ele responde:
-Mamã é que eu vou crescer e depois quero-te dar netinhos...

A conversa ficou por aqui, eu fiquei de coração apertado...


Às vezes não sei de onde lhe vêm estes pensamentos porque embora ultimamente tenhamos recebido notícias de pais e mães que partem deixando filhos ainda assim pequeninos, não costumamos ter estas conversas perto deles... Não sei se foi na catequese que falaram sobre qual o papel dos Padrinhos caso os pais já não estejam presentes... não sei, apenas sei q ele anda preocupado com este assunto!

No Domingo de Ramos o assunto dos padrinhos voltou à baila, a Mel perguntou quem eram os Padrinhos do mano.
Nós lá lhe explicámos e depois o Duarte pronunciou-se:
- Mamã, mas se vos acontecer alguma coisa nós (eu e a mana) vamos ficar separados porque temos padrinhos diferentes?

Fiquei espantada com aquilo que vai naquela cabecinha e claro apressámos-nos a dizer-lhe que claro que ninguém os ia separar, estava mas era um lindo dia de Sol e tínhamos mas era que aproveitar as coisas boas da vida em vez de gastar os seus pensamentos naquelas coisas!

Ainda de Domingo e sobre este assunto, os dois manos ligaram aos Padrinhos. O Duarte pediu-nos se também ele podia mandar um beijinho aos padrinhos da mana...

No final do dia penso que se sentiu um bocadinho melhor pois senti que ficou feliz por ter conseguido falar com os seus dois Padrinhos! :)!

Sem comentários:

Enviar um comentário