segunda-feira, março 21, 2016

Os Pensamentos sérios do Duarte!


Foto tirada pela Isabel Saldanha

O Duarte faz muitas perguntas, ele pergunta tudo e mais alguma coisa e até faz perguntas daquilo que ele já sabe perfeitamente a resposta.

A semana passada penso que andou mais sensível que o costume, teve uma semana cheia de testes para os quais achou que não teve tempo para estudar o suficiente (palavras dele). O Duarte apesar de andar sempre com a cabeça no ar, é um miúdo preocupado e sabe que tem que estudar para ter bons resultados.

Enquanto estudávamos Matemática e verificávamos se tínhamos estudado a matéria toda ele reparou q para este teste ñ iam sair perguntas sobre os triângulos o que o fez pensar em voz alta:
- Mãe agora não vão calhar mas no final do ano, para aquele "teste do governo" vou ter que estudar a matéria toda... mãe vamos ter que começar a estudar com uns 2 meses de antecedência!

Fiquei de boca aberta e até um bocadinho orgulhosa de ter um filho com 7 anos já com tamanhas responsabilidades (pelos menos em teoria) ;)!

Na semana passada também andei a mil com as Prendas Piluskita e ele viu-me fazer vários embrulhos.
Perguntou para quem eram aqueles quadros que eu embrulhava. Naquele momento embrulhava prendinhas para afilhados oferecerem aos padrinhos. Expliquei-lhe que no Domingo de Ramos em certas regiões do país era costume naquele dia oferecer prendas aos padrinhos...

O Duarte não está regularmente com os padrinhos dele mas está muitas vezes com os padrinhos da mana (que são os tios, a minha irmã e o meu cunhado).
Fica sempre um bocadinho triste quando se fala de padrinhos lá em casa, naquele dia voltou a perguntar porque é que não escolhemos os tios também para padrinhos dele...
Expliquei-lhe e disse-lhe que embora os tios não sejam padrinhos dele, eles gostam tanto da mana como dele, são acima de tudo, tios dos dois!...

Passados alguns minutos voltou a vir falar comigo e disse-me:
-Mamã tu nunca vais morrer pois não?
Por segundos vi medo nos olhos esbogalhados dele, abracei-o de imediato e respondi-lhe que só Deus é que sabia quando iríamos morrer... disse-lhe também para não se preocupar com isso, ao qual ele responde:
-Mamã é que eu vou crescer e depois quero-te dar netinhos...

A conversa ficou por aqui, eu fiquei de coração apertado...


Às vezes não sei de onde lhe vêm estes pensamentos porque embora ultimamente tenhamos recebido notícias de pais e mães que partem deixando filhos ainda assim pequeninos, não costumamos ter estas conversas perto deles... Não sei se foi na catequese que falaram sobre qual o papel dos Padrinhos caso os pais já não estejam presentes... não sei, apenas sei q ele anda preocupado com este assunto!

No Domingo de Ramos o assunto dos padrinhos voltou à baila, a Mel perguntou quem eram os Padrinhos do mano.
Nós lá lhe explicámos e depois o Duarte pronunciou-se:
- Mamã, mas se vos acontecer alguma coisa nós (eu e a mana) vamos ficar separados porque temos padrinhos diferentes?

Fiquei espantada com aquilo que vai naquela cabecinha e claro apressámos-nos a dizer-lhe que claro que ninguém os ia separar, estava mas era um lindo dia de Sol e tínhamos mas era que aproveitar as coisas boas da vida em vez de gastar os seus pensamentos naquelas coisas!

Ainda de Domingo e sobre este assunto, os dois manos ligaram aos Padrinhos. O Duarte pediu-nos se também ele podia mandar um beijinho aos padrinhos da mana...

No final do dia penso que se sentiu um bocadinho melhor pois senti que ficou feliz por ter conseguido falar com os seus dois Padrinhos! :)!

quinta-feira, março 17, 2016

Feliz Dia do Pai!








(Quero ainda falar das mini-férias de Carnaval mas ainda não tive tempo para tal.)

Hoje vou adiantar-me ao dia (coisa muito rara ultimamente por aqui), mas como nos fins-de-semana não costumo vir até aqui e hoje é um dia que não queria ter na memória, pareceu-me bem vir até aqui falar sobre o Dia do Pai!

Nestas duas últimas semanas tenho-me fartado de trabalhar para este dia à conta das Prendas Piluskita! Trabalho que adoro fazer e fico feliz em saber que muitos papás vão receber uma ilustração feita por mim ;)!

O pai dos meus filhos é que é sempre um bocadinho penalizado por causa disso pois o presente dele é sempre deixado para o fim!

Por aqui tenta-se que o Dia do Pai seja um excelente dia mas sei que infelizmente este dia é sempre passado com alguma tristeza (embora que disfarçada)...

O primeiro Dia do Pai do Nuno, foi um dia muito triste... Faz hoje exatamente 7 anos que ele perdeu o seu pai... O pai que ele tanto amava...

Por aqui, não lidamos muito bem com a tristeza que trazemos tantas vezes no coração, não gostamos de falar do que nos deixa mais triste, destes pensamentos maus que me passam tantas vezes pela cabeça (e imagino que a ele também), ficam guardados dentro de nós...

Hoje, mal acordei lembrei-me do dia difícil que tinha acontecido há 7 anos atrás, mas nem eu, nem ele pronunciámos qualquer palavra sobre o assunto...

Ele sabe, eu sei que não precisamos de falar sobre o assunto para sabermos que foi e será sempre um dia triste, que infelizmente nunca nos vamos esquecer dele e a saudade vai ser sempre maior!

Esta é apenas mais uma das razões porque gosto que o dia do espetacular PAI que os meus filhos têm seja um dia o mais feliz possível, porque ele merece muito, muito!

Desejo a todos os pais com P grande um dia muito especial!


terça-feira, março 15, 2016

...Tenho tanto medo,tanto tanto...

Prefiro escrever aqui coisas bonitas, pensamentos bons, positivos mas hoje não consegui...

Eu admito, tenho muito medo de morrer mas ainda tenho muito, mas muito mais medo de ver morrer aqueles que me estão mais próximos.

Desde Novembro que infelizmente tenho recebido notícias de pessoas jovens (mais ou menos da minha idade) que embora ñ me sejam próximas, mas conheci-as de alguma forma, morreram assim jovens, em que para além do mais importante, a vida, deixaram também mulher ou marido e filhos sem a sua presença...

Desculpem-me as pessoas que ficaram nessas situações, desculpem-me por não ter conseguido dizer-lhes palavras de alento comuns que se dizem nestas alturas, desculpem-me por ñ conseguir confortá-las com palavras bonitas cheias de esperança mas não consigo evitar pensar que a quem aconteceu este tipo de coisas eram pessoas tão boas como eu ou os meus... e se um dia uma tristeza destas bater também aqui à porta?...

Juro que não quero pensar nestas coisas...

...Tenho tanto medo,tanto tanto...

Isto diz um bocadinho do que sinto...

"E é amar-te, assim, perdidamente…
É seres alma e sangue e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!"

segunda-feira, março 07, 2016

10 anos de Piluskita!









Hoje não podia deixar de vir aqui!
Hoje não podia deixar este post para mais tarde, como tantas vezes tenho feito ultimamente!
Hoje tenho que contar o que se passa de importante neste dia!

Hoje a Piluskita, este meu blog, faz 10 anos de existência!

É mesmo verdade, já escrevo aqui há uma década!
Umas vezes passo por aqui mais tempo outras menos, umas vezes partilho o que de melhor há na minha vida outras o pior!
Durante estes 10 anos tenho partilhado muito de mim (talvez de mais)...
Partilho os meus gostos, o que me dá prazer fazer, o que me deixa feliz, o que me preocupa, os meus medos e por vezes os momentos menos bons!

Durante estes 10 anos já tanta coisa aconteceu e que de uma forma muito especial vou aqui registando!

Hoje a Piluskita é muito mais do que quando nasceu, é muito eu, mas não um eu individual, é um eu combinado com o meu amor pelas 3 pessoas mais importantes da minha vida!
10 anos depois é assim que defino esta Piluskita!

Tenho pena de não ter conseguido fazer da Piluskita (blog) algo maior, algo mais importante não só para mim mas também para os outros! Mas não sou de forma alguma "graxista", os amigos são poucos e nem tenho tempo para andar a fazer comentários noutros blogs, por isso provavelmente a Piluskita há-de ser sempre uma menina (blog) pequenina mas sempre de braços abertos para quem desejar passar por aqui!
Será com todo o gosto que vos receberei!

Mesmo reduzindo-me à minha insignificância, agradeço à Piluskita, a este blog a descoberta de pessoas que me fizeram e ainda fazem uma pessoa mais feliz!

Obrigada a todos os que continuam a passar por aqui!
Eu tenciono continuar a vir aqui, sem data nem hora marcada a partilhar um pouco de mim, pois apesar de saber que Estela Paixão Mata só há uma, aposto que há muitas coisas que partilho que irão gostar de ler!