
quarta-feira, abril 28, 2010
terça-feira, abril 27, 2010
O Duarte no Trono mas sem Reinar!

Já se sentou no trono várias vezes, sabe para que serve cada um dos apetrechos!
Utiliza o papel higiénico com grande destreza (para meu desespero), sabe claramente qual é a sua utilidade – encher o trono com ele para que depois possa sair dele e tocar naquele botãozinho que faz sair água! Sim, claro, depois lavam-se as mãos e se estiver no trono dos papás ainda folheia umas revistas enquanto está sentado!
Também sabe imitar o som do xixi e fazer força para que saia o cocó!
Mas o mais importante de tudo ainda nunca fez no trono, :-/ !! (Ainda ontem esteve lá mais de 30 min. e nem uma pinguinha para amostra) ;)!
Utiliza o papel higiénico com grande destreza (para meu desespero), sabe claramente qual é a sua utilidade – encher o trono com ele para que depois possa sair dele e tocar naquele botãozinho que faz sair água! Sim, claro, depois lavam-se as mãos e se estiver no trono dos papás ainda folheia umas revistas enquanto está sentado!
Também sabe imitar o som do xixi e fazer força para que saia o cocó!
Mas o mais importante de tudo ainda nunca fez no trono, :-/ !! (Ainda ontem esteve lá mais de 30 min. e nem uma pinguinha para amostra) ;)!
segunda-feira, abril 26, 2010
Amor Firme!

Tenho andado mais ausente, não porque não queira aqui vir todos os dias mas a inércia por estes lados tem sido muita e porque se há semanas que me apetece contar e partilhar tudo a todos, existem outras que me apetece estar bem quietinha, bem caladinha apenas a observar!...
Nada de muito interessante se tem passado por aqui, esse também é outro dos motivos que me leva a não vir aqui mais vezes!
Este fim de semana por exemplo, decidi que precisava de hibernar um pouco e até que soube bem, não saí de casa e quase que não saí da cama, não me sentia com forças nem com vontade para o fazer, ás vezes apetecia-me mesmo poder hibernar de verdade e depois acordar cheia de energia para continuar...
Mas não, a vida não me permite mais que um breve fds em que temos um maridinho 5 ***** que nos compreende e nos mima da forma como nesses momentos mais precisamos!
O Duarte achou o fds um bocadinho estranho e ia algumas vezes ao nosso quarto dizer “pupa mamã” (upa mamã, vá lá levanta-te)... Mas apesar disso divertiu-se à grande, riu muito, tudo o fazia largar gargalhadas que nos contagiavam de alegria também! :)
Nada de muito interessante se tem passado por aqui, esse também é outro dos motivos que me leva a não vir aqui mais vezes!
Este fim de semana por exemplo, decidi que precisava de hibernar um pouco e até que soube bem, não saí de casa e quase que não saí da cama, não me sentia com forças nem com vontade para o fazer, ás vezes apetecia-me mesmo poder hibernar de verdade e depois acordar cheia de energia para continuar...
Mas não, a vida não me permite mais que um breve fds em que temos um maridinho 5 ***** que nos compreende e nos mima da forma como nesses momentos mais precisamos!
O Duarte achou o fds um bocadinho estranho e ia algumas vezes ao nosso quarto dizer “pupa mamã” (upa mamã, vá lá levanta-te)... Mas apesar disso divertiu-se à grande, riu muito, tudo o fazia largar gargalhadas que nos contagiavam de alegria também! :)
| Reacções: |
terça-feira, abril 20, 2010
Ganchinhos!

Que prazer me deu faze-los!
Que pena tenho de não andar a dedicar tanto tempo a fazer estas coisinhas lindas que tanto gosto!...
Espero que a ou as meninas que os vão usar gostem tanto deles como eu gosto! :)
No Fim-de-semana estivemos aqui!

Parece que este ano todos vão a Barcelona menos eu!


Desta vez até o meu maridinho lá esteve!... e eu não :(!
Eu eo Du ficámos por cá sozinhos e abandonados!... Hehehehe, não senhor, ficámos muito bem, apesar de eu ter ficado cheia de dor de cotovelo por não ter ido também e o Duarte cheio de saudades do seu papá que foi de “veveveveveve” (avião) ;)!
Já estive dois dias em Barcelona mas soube-me a pouco e gostava de lá voltar! Ainda por cima este ano houve alguns amigos meus que lá foram, então ainda com mais vontade fiquei de lá voltar!
Ainda por cima o maridinho que tem uma cabeça de alho chocho (como eu) nas poucas horas que teve tempo para passear esqueceu-se de levar a máquina fotográfica (que eu fiz questão de lhe carregar a bateria e tudo)!
Mas ele tirou fotografias, sim e até ficou entusiasmado por mas querer mostrar, tirou fotos ao jogo de futebol que foi ver no estádio do Barcelona :-/!!! Como isso me interessasse para alguma coisa!!! Ai, ai ;)!
Ficou perdoado pelo facto de me trazer os dois presentes que mostro nas fotos! :) São lindas lindas as minhas réplicas de cadeiras desenhadas por Gaudí! Adorei, muito muito :)!
Eu eo Du ficámos por cá sozinhos e abandonados!... Hehehehe, não senhor, ficámos muito bem, apesar de eu ter ficado cheia de dor de cotovelo por não ter ido também e o Duarte cheio de saudades do seu papá que foi de “veveveveveve” (avião) ;)!
Já estive dois dias em Barcelona mas soube-me a pouco e gostava de lá voltar! Ainda por cima este ano houve alguns amigos meus que lá foram, então ainda com mais vontade fiquei de lá voltar!
Ainda por cima o maridinho que tem uma cabeça de alho chocho (como eu) nas poucas horas que teve tempo para passear esqueceu-se de levar a máquina fotográfica (que eu fiz questão de lhe carregar a bateria e tudo)!
Mas ele tirou fotografias, sim e até ficou entusiasmado por mas querer mostrar, tirou fotos ao jogo de futebol que foi ver no estádio do Barcelona :-/!!! Como isso me interessasse para alguma coisa!!! Ai, ai ;)!
Ficou perdoado pelo facto de me trazer os dois presentes que mostro nas fotos! :) São lindas lindas as minhas réplicas de cadeiras desenhadas por Gaudí! Adorei, muito muito :)!
quarta-feira, abril 14, 2010
Crachá Joaninha!

Mais um crachá que me deu imenso gozo fazer!
(A joaninha foi desenhada por mim há uns anitos e deu também origem a esta tela)!
Ontem em menos de nada, o Duarte decidiu meter um lápis no buraco da aspiração central e eu ao tentar tirá-lo de lá ainda fiz pior, pois ficou assim mesmo dentro do cano (vamos lá ver se quando aspirar, lá sai o lápis no balde do lixo!)
(A joaninha foi desenhada por mim há uns anitos e deu também origem a esta tela)!
Ontem em menos de nada, o Duarte decidiu meter um lápis no buraco da aspiração central e eu ao tentar tirá-lo de lá ainda fiz pior, pois ficou assim mesmo dentro do cano (vamos lá ver se quando aspirar, lá sai o lápis no balde do lixo!)
Deixei (também ontem) o Duarte durante 30 seg. sozinho na sua cadeira da pápa, quando vim já o encontrei pendurado apenas por uma perna na cadeira, mas claro, estava todo satisfeito da vida!!!!
Ai,ai!... ;)
| Reacções: |
terça-feira, abril 13, 2010
segunda-feira, abril 12, 2010
Desabafo de 2ª feira!
... Todos sabem opinar sobre o design de alguma coisa...
...Todos sabem dar o seu parecer...
...Todos sabem criticar...
... mas nem todos o sabem fazer... :(
... Uma coisa é dizer que algo está mal feito e aí só nos temos que esforçar até que fique bem feito, outra coisa é falar dos gostos das pessoas, gostar ou não gostar eis a questão :(...
... Ás vezes gostava de ter outra profissão, onde eu também pudesse criticar sem ter que executar...
Ou então que o "gostar" também fosse um ciência exacta!...
...Melhores dias virão!...
...Todos sabem dar o seu parecer...
...Todos sabem criticar...
... mas nem todos o sabem fazer... :(
... Uma coisa é dizer que algo está mal feito e aí só nos temos que esforçar até que fique bem feito, outra coisa é falar dos gostos das pessoas, gostar ou não gostar eis a questão :(...
... Ás vezes gostava de ter outra profissão, onde eu também pudesse criticar sem ter que executar...
Ou então que o "gostar" também fosse um ciência exacta!...
...Melhores dias virão!...
quinta-feira, abril 08, 2010
Panorama Restaurante do Sheraton Lisboa Hotel & Spa
quarta-feira, abril 07, 2010
Ainda da Páscoa - 3

...Falando ainda de surpresas, esta Páscoa foi mesmo recheada delas! (Ai, como eu adoro surpresas :))!!
A nossa querida madrinha de casamento F (a minha mana) surpreendeu-nos com um belo folar!
Ofereceu-nos uma bela massagem a dois! (Ai que vai saber tão bem, estamos mesmo a precisar)!
Mas para o pacote ser completo negociámos que nós iríamos fazer a bem-dita massagem num fds que ela cá viesse que é para enquanto nós ficamos bem relaxadinhos ela fica a tomar conta do nosso "anjinho" (hehehehe) Duarte! :) Assim sim vai ser um tratamento de relaxamento perfeito! :)
A nossa querida madrinha de casamento F (a minha mana) surpreendeu-nos com um belo folar!
Ofereceu-nos uma bela massagem a dois! (Ai que vai saber tão bem, estamos mesmo a precisar)!
Mas para o pacote ser completo negociámos que nós iríamos fazer a bem-dita massagem num fds que ela cá viesse que é para enquanto nós ficamos bem relaxadinhos ela fica a tomar conta do nosso "anjinho" (hehehehe) Duarte! :) Assim sim vai ser um tratamento de relaxamento perfeito! :)
Os meus compadres (a minha mana e o meu cunhado -pais da minha adorada afilhada e sobrinha) ainda me ofereceram também um gel de banho desta marca Heathcote Ivory que eu não conhecia mas onde já estive a dar uma espreitadela no site e me parece ter coisas muito interessantes.
Para além da embalagem ser muito bonita, o gel ainda cheira muito mas muito bem!
Fiquei mesmo admirada com as escolhas da minha irmã!
Desta vez acertou em cheio nos meus gostos ;)!
Ainda da Páscoa - 2





Estas foram algumas das prendas que recebi nesta Páscoa!
A galinha foi a prenda do filhote (realizada na creche) e as outras prendinhas foram-me oferecidas pelo maridinho!
2 latas vintage em formato de ovo e aquelas belas florinhas!
Adoro os jacintos e a outra flor que ñ sei o nome mas que é da família das orquídeas é de uma delicadeza incrível! Quase que parece artificial de tão perfeita que é!
Que bom é abrir a porta de casa e sentir logo o cheirinho bem que provém dos Jacintos! Uhmmm!!
Gosto muito que me dêem prendas, principalmente quando as pessoas que oferecem se esforçam para dar algo que me agrade muito. É muito bom sentir que não me dão algo só por dar mas sim porque me conhecem e se preocupam em que eu goste do que vou receber!... E ainda por cima foi surpresa!...
| Reacções: |
terça-feira, abril 06, 2010
Inspiração


Salvador Dali, um dos pintores que tanto admiro...
Mais uma vez esta pintura serviu-me de inspiração... desta vez para fotografar o meu filho... (Agora a minha grande fonte de inspiração ;))!!!...
Mais uma vez esta pintura serviu-me de inspiração... desta vez para fotografar o meu filho... (Agora a minha grande fonte de inspiração ;))!!!...
| Reacções: |
segunda-feira, abril 05, 2010
Ainda da Páscoa - 1
quinta-feira, abril 01, 2010
Páscoa Feliz!
Etiquetas:
cartões personalizados,
porcelanas
| Reacções: |
terça-feira, março 30, 2010
Do Fim-de-semana!






Foi muito bom, um fds cheio de Sol como já há muito não tinhamos passado.
Estivemos por Sesimbra, almoçámos à beira mar e depois demos a primeira volta na rua com o Duarte no triciclo! Não foi fácil já que ele ainda ñ sabe dar aos pedais mas não queria que ninguém o empurrasse! ("Chai, CHAI" - gritava ele)!!! Que independente que ele é e com a mania que já não precisa de nós para nada!!
Depois fomos até Castelo de Sesimbra, onde já só saímos um de cada vez para ver a vista pois o Du já dormia!
Depois fomos até Castelo de Sesimbra, onde já só saímos um de cada vez para ver a vista pois o Du já dormia!
O Cabo Espichel foi o próximo destino, onde já tinha ido há muitos muitos anos e só me lembrava de lá ter andado a apanhar caracóis!
Mas aquilo que vimos de mais espantoso foram as pegadas de dinossauro na Pedra da Mua!
Fiquei surpreendida, não sei porquê mas estava à espera de as ver maiores!
O Duarte não precebeu nada, mas gostou de andar no meio das rochas para os papás poderem avistar as ditas pegadas, até lanchou por lá, sentadinho numa pedra :)!
Por fim fomos até à Lagoa de Albufeira e Aldeia do Meco!
Foi um dia muito bem passado!
| Reacções: |
segunda-feira, março 29, 2010
Um cheirinho do nosso fds - pelas pegadas de dinossauro ;)!
| Reacções: |
quinta-feira, março 25, 2010
As aventuras do Duarte!






Achamos imensa piada às gracinhas do Duarte!
Tem andado verdadeiramente inspirado!
O seu vocabulário vai aumentando aos poucos, aprende palavras novas (acabou, porta, nã shei (não sei), peixe/peixa, chicha, não mexe/mexa, fecha, caja (casa), Ainhêsh (Inês), Maía/Ía (Maria), shol (Sol), giafa (girafa), anana (banana), lalanja (laranja), dente, bochacha/acha (bolacha), mashã (maçã), aua (ajuda), dansha (dança), shenta (senta), xi chão (xi coração), ixo (lixo), shai (sai), shão (televisão), chucha, óó, Panda, pupa(upa), niz (nariz), futa(fruta), umbi (umbigo), meia, biba (viva), shola(samisola), oshos(olhos), shala(sala), bota, pá, dia (bom-dia), tia (tia ou tira), abó(avó), abô(avô)...) enquanto outras que já sabia tão bem agora dá para lhes trocar letras (tão em vez de cão e taiu em vez de caiu)...
Adoramos quando ele diz shiiiiiiiiiiimmm, sempre super feliz por o termos entendido e porque lhe vamos fazer alguma das suas vontades!
Gosta muito de brincar com legos, pega na sua caixa e espalha-os pelo chão da sala, depois vai-os encaixando na sua respectiva “tábua”, ou faz torres e quando se decide a mete-los de novo na caixa (nem sempre isso acontece) tem que os desencaixar um por um. (Nestas duas últimas semanas, fui um bocadinho mazinha, já que lhos escondi, mas a verdade é que já não suportava ver sempre peças de lego espalhadas pela sala inteira, incluindo ter que estar sempre a arredar o sofá para retirar peças que por lá caiam)... Logo lhe dou de novo os legos, entretanto tem-se entretido com outras coisas!
Tem andado verdadeiramente inspirado!
O seu vocabulário vai aumentando aos poucos, aprende palavras novas (acabou, porta, nã shei (não sei), peixe/peixa, chicha, não mexe/mexa, fecha, caja (casa), Ainhêsh (Inês), Maía/Ía (Maria), shol (Sol), giafa (girafa), anana (banana), lalanja (laranja), dente, bochacha/acha (bolacha), mashã (maçã), aua (ajuda), dansha (dança), shenta (senta), xi chão (xi coração), ixo (lixo), shai (sai), shão (televisão), chucha, óó, Panda, pupa(upa), niz (nariz), futa(fruta), umbi (umbigo), meia, biba (viva), shola(samisola), oshos(olhos), shala(sala), bota, pá, dia (bom-dia), tia (tia ou tira), abó(avó), abô(avô)...) enquanto outras que já sabia tão bem agora dá para lhes trocar letras (tão em vez de cão e taiu em vez de caiu)...
Adoramos quando ele diz shiiiiiiiiiiimmm, sempre super feliz por o termos entendido e porque lhe vamos fazer alguma das suas vontades!
Gosta muito de brincar com legos, pega na sua caixa e espalha-os pelo chão da sala, depois vai-os encaixando na sua respectiva “tábua”, ou faz torres e quando se decide a mete-los de novo na caixa (nem sempre isso acontece) tem que os desencaixar um por um. (Nestas duas últimas semanas, fui um bocadinho mazinha, já que lhos escondi, mas a verdade é que já não suportava ver sempre peças de lego espalhadas pela sala inteira, incluindo ter que estar sempre a arredar o sofá para retirar peças que por lá caiam)... Logo lhe dou de novo os legos, entretanto tem-se entretido com outras coisas!
Mas ainda por falar em legos deixa aqui registar o nosso espanto quando há duas semanas fomos almoçar fora e ele enquanto nós comíamos estava a brincar com uma dúzia de peças de legos e fez uma forma semelhante com a que está na imagem e se vira para nós, coloca a forma perto do olho e começa a dizer shck, shck, como que estivesse a tirar fotos, ficámos completamente espantados com tal proeza que nós nunca lhe tínhamos ensinado!
Nestas últimas semanas (já que eu lhe tirei os legos) enveredou pelos lápis de cor, adora, fazer riscos e mais riscos e colocá-los na sua devida caixinha, e de vez em quando lá lhe foge a mão com o lápis para o vidro da mesa, “AI, AI, AI” digo eu e ele repete “ai, ai”!
Mas nós também temos um bocadinho de culpa, porque ele ainda não tem uma mesa dele em que possa explorar melhor a sua veia artística!
Mas é com grande alegria que se tem fartado de riscar várias folhas e me pede para me sentar no chão ao pé dele (“shenta”), para fazermos desenhos.
Gosta que lhe desenhe a mão, coisa que ele tenta imitar de seguida (com menos sucesso), depois faz um gatafunho qualquer e diz que é um “papó”, mais outro e sai um “pipi” e a imaginação nunca lhe falta... depois cansa-se, e a brincadeira dos lápis já é outra, tenta enfiá-los em qualquer buraquinho q encontre (os meus chinelos, os baldes de meter bolas...)!
Um novo hábito que agora tem é calçar (principalmente os meus) chinelos ou sapatos, por vezes tenho que eu andar descalça para o menino andar com os meus chinelos e quando não os consegue enfiar sozinho pede “aua mamã”!
Gosta de imitar os sons e os gestos do macaco e também imita as galinhas.
Adora dançar e que dancemos com ele (puxa-nos do sofá e diz, “dansha, dansha”), desde que temos a nova caixinha da zon e q o N lhe mostrou um videoclip da “Floribela”, à noite antes de ir para a cama pede-nos sempre que quer a “dansha”...(É mesmo muito engraçado vê-lo dançar, vale bem o esforço que fazemos para ouvir aquela música que ele tanto gosta)! Mas ele dança ao som de qualquer coisa, até quando a máquina de lavar está a rodar ele dança!
Na televisão gosta de ver tudo o que for canções com bonecada e de preferência com coreografias, pede muitas vezes para ver o Canal Panda, mas a única coisa que gosta de ver nele são as canções e programas em que o panda apareça (por ex. o panda cozinha), ao “Carteiro Paulo” também por vezes lhe acha alguma graça (mas não dura mais que breves minutos). As canções sonolentas do Baby First continuam a acalmá-lo de qualquer birra! (Sim porque essas são muitas, normalmente por querer mexer naquilo que não deve)!
Quando nos vê a ir à casa de banho também ele quer ir sempre fazer tshi-tshi e começa logo a puxar a camisola para cima e as calças para baixo, por vezes fazemos-lhe a vontade e sentamo-lo na sanita esperançados que ele faça o seu tshi-tshi, mas por enquanto ainda não tivemos sucesso nenhum.
Gosta de lavar as mãos, de colocar o sabonete liquido e de abrir e fechar a torneira da água, gosta de tomar banho connosco no polibã, se lhe pedirmos, já sabe colocar a roupa suja no cesto, tenta pentear-se sozinho, e pede a escova dos dentes, anda com ela na boca, mas ainda ñ sabe bochechar.
Mudar a fralda quase nunca é fácil, ultimamente o truque de lhe dar uma pomada (uma bisnaga vazia de um mini-gel) para as mãos tem ajudado a acalmar a fera em que se transforma no fraldário. Agora até o porquinho (que ele também imita muito graciosamente) e o memé, têm tido direito a levar pomada (palavra que ele tenta dizer, mas que não lhe sai nada que tenha jeito)!
Durante a noite, já temos que lhe colocar uma fralda nº 6 e mesmo assim nem sempre dá. Acorda muitas vezes (principalmente nos fins-de-semana ensopado)! Continua a dormir muito bem, à noite vai sem qualquer esforço fazer o seu óó, por volta das 21h, acompanhado pelo cão e pela chucha (esses é que não podem faltar). Nos dias de semana costuma dormir desde aí até às 8h, no fds consegue muitas vezes ficar até às 11 da manhã.
Continua a comer bem de uma maneira geral, o 2º prato, só o quer comer sozinho e nem sentado ao pé dele podemos estar, está sempre a dizer “shai, shai”, se o tentamos ajudar e colocar-lhe alguma comida na colher, para além de resmungar, retira toda a comida que está na colher e depois, sozinho, volta a enche-la. Para conseguir comer melhor tudo o que está no prato, costuma virar o prato, mas às vezes vira de mais e lá estou eu a pôr as mãos á cabeça ao ver a porcaria toda que ele está a fazer! Quando não quer comer alguma coisa, ou já ñ quer mais água e se não vamos rapidamente retirar-lhe o prato ou o copo da mão deita-o para o chão! (Detesto que ele faça isto)! É claro que depois diz com voz de muto admirado “CAIUU” ou “TAIUUU”!
No outro dia até o dom da avinhação estava a ter, mas dessa vez enganou-se porque eu fui mais rápida que as acções dele! Estava-lhe a dar o lanche, e aí nem é muito costume ele estar com a colher na mão, mas dessa vez estava, estendeu o braço e antes de a deitar no chão já ele estava a dizer “CAIU”! (Dessa vez consegui apanha-la antes q caísse no chão)!
Continua sem comer fruta em casa sem ser de copo ou então uvas e por vezes alguns gomos de tangerina! (Algo que me deixa triste, mas vou esperar que esta mania passe)!
É um bebé muito sociável, está na fase de se querer exibir, se está em casa alguém que ele não conhece nos primeiros 45 segundos mostra-se envergonhado, mas depois faz as suas mil e uma gracinhas (aquelas que eu até nem acho grande piada, como esfregar-se pelo chão, retirar tudo dentro das suas caixas, deitar os comandos de tv para o chão, entre outras habilidades menos boas)...
Não tem problemas nenhuns em ficar com desconhecidos, é raro que isso aconteça, mas o outro dia fomos a uma festa e ficou com uma ama que ele não conhecia e com uma bebé da mesma idade que também nunca tinha visto! Por aquilo que nos contaram ficou muito bem, brincou enquanto quis e até pediu para ir fazer óó, só houve uma pequena desavença com a outra menina quando ela quis brincar com o seu cão, isso é que não pode ser, ninguém mexe no seu cão, esse é só dele!
(Nem imaginam a aflição dele quando nesta 2ª feira ele pensa que o seu cão está em carro alheio e que os papás não o vão lá buscar, tivemos que lhe explicar que aquele não era o seu cão e ele mal chegou a casa teve que ir à sua cama certificar-se que afinal ele estava ali! Ai que abraço apertado o cão recebeu e claro já não o largou durante um bom pedaço!)
Na creche continua muito bem, o outro dia fartámo-nos de rir ao vê-lo dar beijinhos as suas meninas preferidas, a Inês e a Maria. Não ficou muito contente com a atitude da Inês que não correspondeu aos seus beijos e estava a empurra-lo pois não estava a gostar nada dos seus aprochegos, mas como ele estava com um ar tão desapontado com o amor não correspondido vem um coleguinha e dá-lhe ele um beijinho.
Quando o Duarte viu que dali não conseguia levar nada então foi ao encontro da sua outra amiguinha, a Maria, e essa sim correspondeu, e foi um momento bem ternurento porque ela até retirou a chucinha da boca para lhe dar também um beijinho!
Esta semana foi para a sala dele um bebé novo (bem mais pequeno que ele) e pelos vistos cobiçou a atenção do Duarte que se tornou “fiscal” (como lá na creche o intitularam) do novato! Está sempre atrás dele e a dizer-lhe “não mexe, não..”, hehehe imagino a cena, deve ser bem engraçada!!!
Nos fds costumamos levá-lo até aos parques com escorregas e afins (recintos fechados neste Inverno), ele parece o rei daquilo, não se atrapalha com nenhum menino e se estão no caminho dele, está sempre a dizer “shai, shai”.
No passado fds estava num desses parques dentro de uma casinha e foi uma das 1ªs vezes que o ouvir dizir “Shai é do Dudu”, isto virado para outra bebé para querer dizer que aquilo era território dele que não podia entrar! Foi um momento único já que nós bem insistimos para ele dizer o nome dele, mas foi a primeira vez que o ouvi dizer DUDU tão bem pronunciado!
E sim, ufa, já chega de Duarte, mas como a memória é curta é sempre bom registar aqui algumas das suas gracinhas para mais tarde recordar ;)!
Nestas últimas semanas (já que eu lhe tirei os legos) enveredou pelos lápis de cor, adora, fazer riscos e mais riscos e colocá-los na sua devida caixinha, e de vez em quando lá lhe foge a mão com o lápis para o vidro da mesa, “AI, AI, AI” digo eu e ele repete “ai, ai”!
Mas nós também temos um bocadinho de culpa, porque ele ainda não tem uma mesa dele em que possa explorar melhor a sua veia artística!
Mas é com grande alegria que se tem fartado de riscar várias folhas e me pede para me sentar no chão ao pé dele (“shenta”), para fazermos desenhos.
Gosta que lhe desenhe a mão, coisa que ele tenta imitar de seguida (com menos sucesso), depois faz um gatafunho qualquer e diz que é um “papó”, mais outro e sai um “pipi” e a imaginação nunca lhe falta... depois cansa-se, e a brincadeira dos lápis já é outra, tenta enfiá-los em qualquer buraquinho q encontre (os meus chinelos, os baldes de meter bolas...)!
Um novo hábito que agora tem é calçar (principalmente os meus) chinelos ou sapatos, por vezes tenho que eu andar descalça para o menino andar com os meus chinelos e quando não os consegue enfiar sozinho pede “aua mamã”!
Gosta de imitar os sons e os gestos do macaco e também imita as galinhas.
Adora dançar e que dancemos com ele (puxa-nos do sofá e diz, “dansha, dansha”), desde que temos a nova caixinha da zon e q o N lhe mostrou um videoclip da “Floribela”, à noite antes de ir para a cama pede-nos sempre que quer a “dansha”...(É mesmo muito engraçado vê-lo dançar, vale bem o esforço que fazemos para ouvir aquela música que ele tanto gosta)! Mas ele dança ao som de qualquer coisa, até quando a máquina de lavar está a rodar ele dança!
Na televisão gosta de ver tudo o que for canções com bonecada e de preferência com coreografias, pede muitas vezes para ver o Canal Panda, mas a única coisa que gosta de ver nele são as canções e programas em que o panda apareça (por ex. o panda cozinha), ao “Carteiro Paulo” também por vezes lhe acha alguma graça (mas não dura mais que breves minutos). As canções sonolentas do Baby First continuam a acalmá-lo de qualquer birra! (Sim porque essas são muitas, normalmente por querer mexer naquilo que não deve)!
Quando nos vê a ir à casa de banho também ele quer ir sempre fazer tshi-tshi e começa logo a puxar a camisola para cima e as calças para baixo, por vezes fazemos-lhe a vontade e sentamo-lo na sanita esperançados que ele faça o seu tshi-tshi, mas por enquanto ainda não tivemos sucesso nenhum.
Gosta de lavar as mãos, de colocar o sabonete liquido e de abrir e fechar a torneira da água, gosta de tomar banho connosco no polibã, se lhe pedirmos, já sabe colocar a roupa suja no cesto, tenta pentear-se sozinho, e pede a escova dos dentes, anda com ela na boca, mas ainda ñ sabe bochechar.
Mudar a fralda quase nunca é fácil, ultimamente o truque de lhe dar uma pomada (uma bisnaga vazia de um mini-gel) para as mãos tem ajudado a acalmar a fera em que se transforma no fraldário. Agora até o porquinho (que ele também imita muito graciosamente) e o memé, têm tido direito a levar pomada (palavra que ele tenta dizer, mas que não lhe sai nada que tenha jeito)!
Durante a noite, já temos que lhe colocar uma fralda nº 6 e mesmo assim nem sempre dá. Acorda muitas vezes (principalmente nos fins-de-semana ensopado)! Continua a dormir muito bem, à noite vai sem qualquer esforço fazer o seu óó, por volta das 21h, acompanhado pelo cão e pela chucha (esses é que não podem faltar). Nos dias de semana costuma dormir desde aí até às 8h, no fds consegue muitas vezes ficar até às 11 da manhã.
Continua a comer bem de uma maneira geral, o 2º prato, só o quer comer sozinho e nem sentado ao pé dele podemos estar, está sempre a dizer “shai, shai”, se o tentamos ajudar e colocar-lhe alguma comida na colher, para além de resmungar, retira toda a comida que está na colher e depois, sozinho, volta a enche-la. Para conseguir comer melhor tudo o que está no prato, costuma virar o prato, mas às vezes vira de mais e lá estou eu a pôr as mãos á cabeça ao ver a porcaria toda que ele está a fazer! Quando não quer comer alguma coisa, ou já ñ quer mais água e se não vamos rapidamente retirar-lhe o prato ou o copo da mão deita-o para o chão! (Detesto que ele faça isto)! É claro que depois diz com voz de muto admirado “CAIUU” ou “TAIUUU”!
No outro dia até o dom da avinhação estava a ter, mas dessa vez enganou-se porque eu fui mais rápida que as acções dele! Estava-lhe a dar o lanche, e aí nem é muito costume ele estar com a colher na mão, mas dessa vez estava, estendeu o braço e antes de a deitar no chão já ele estava a dizer “CAIU”! (Dessa vez consegui apanha-la antes q caísse no chão)!
Continua sem comer fruta em casa sem ser de copo ou então uvas e por vezes alguns gomos de tangerina! (Algo que me deixa triste, mas vou esperar que esta mania passe)!
É um bebé muito sociável, está na fase de se querer exibir, se está em casa alguém que ele não conhece nos primeiros 45 segundos mostra-se envergonhado, mas depois faz as suas mil e uma gracinhas (aquelas que eu até nem acho grande piada, como esfregar-se pelo chão, retirar tudo dentro das suas caixas, deitar os comandos de tv para o chão, entre outras habilidades menos boas)...
Não tem problemas nenhuns em ficar com desconhecidos, é raro que isso aconteça, mas o outro dia fomos a uma festa e ficou com uma ama que ele não conhecia e com uma bebé da mesma idade que também nunca tinha visto! Por aquilo que nos contaram ficou muito bem, brincou enquanto quis e até pediu para ir fazer óó, só houve uma pequena desavença com a outra menina quando ela quis brincar com o seu cão, isso é que não pode ser, ninguém mexe no seu cão, esse é só dele!
(Nem imaginam a aflição dele quando nesta 2ª feira ele pensa que o seu cão está em carro alheio e que os papás não o vão lá buscar, tivemos que lhe explicar que aquele não era o seu cão e ele mal chegou a casa teve que ir à sua cama certificar-se que afinal ele estava ali! Ai que abraço apertado o cão recebeu e claro já não o largou durante um bom pedaço!)
Na creche continua muito bem, o outro dia fartámo-nos de rir ao vê-lo dar beijinhos as suas meninas preferidas, a Inês e a Maria. Não ficou muito contente com a atitude da Inês que não correspondeu aos seus beijos e estava a empurra-lo pois não estava a gostar nada dos seus aprochegos, mas como ele estava com um ar tão desapontado com o amor não correspondido vem um coleguinha e dá-lhe ele um beijinho.
Quando o Duarte viu que dali não conseguia levar nada então foi ao encontro da sua outra amiguinha, a Maria, e essa sim correspondeu, e foi um momento bem ternurento porque ela até retirou a chucinha da boca para lhe dar também um beijinho!
Esta semana foi para a sala dele um bebé novo (bem mais pequeno que ele) e pelos vistos cobiçou a atenção do Duarte que se tornou “fiscal” (como lá na creche o intitularam) do novato! Está sempre atrás dele e a dizer-lhe “não mexe, não..”, hehehe imagino a cena, deve ser bem engraçada!!!
Nos fds costumamos levá-lo até aos parques com escorregas e afins (recintos fechados neste Inverno), ele parece o rei daquilo, não se atrapalha com nenhum menino e se estão no caminho dele, está sempre a dizer “shai, shai”.
No passado fds estava num desses parques dentro de uma casinha e foi uma das 1ªs vezes que o ouvir dizir “Shai é do Dudu”, isto virado para outra bebé para querer dizer que aquilo era território dele que não podia entrar! Foi um momento único já que nós bem insistimos para ele dizer o nome dele, mas foi a primeira vez que o ouvi dizer DUDU tão bem pronunciado!
E sim, ufa, já chega de Duarte, mas como a memória é curta é sempre bom registar aqui algumas das suas gracinhas para mais tarde recordar ;)!
Subscrever:
Mensagens (Atom)























