Atenas
Dubrovnick
Kusadasi
Split
Trojir
30 Agosto - Croácia - Dubrovnick
Todas as saídas a terra foram organizadas por nós (quer dizer, pelo Nuno) pois as do cruzeiro eram excessivamente caras e assim criámos os roteiros à nossa medida (contando com as crianças)!
Em Dubrovnick apanhámos um táxi mal saímos do cruzeiro que nos levou a dar uma volta panorâmica por fora da muralha, a locais que não iríamos se fossemos de autocarro!
Depois deixou-nos ao pé de uma das entradas da muralha e passeámos por lá!
Dava gosto passear pelas ruas extremamente limpas e tudo tinha um aspeto "arrumado" nem parecia q a guerra ainda tinha passado por lá há tão poucos anos!
Para dizer a verdade e dando a mão à palmatória (do Nuno) fiquei surpreendida positivamente pelo pouco que conheci da Croácia, fiquei com vontade de conhecer muito mais!
01 Setembro - Grécia - Atenas
Este foi o dia mais cansativo de todos, para além de estar muito calor, de termos passado 4 horas com uma guia particular (muito boa e útil para não se olharem para as coisas e perceber que foram mais do que calhaus e mais calhaus), os miúdos estiveram um bocadinho (mentira, estiveram muuuuuuuuuuito) chatinhos, a Mel então não sei que bicho lhe mordeu, ela q costuma ser um doce com os adultos aquele dia estava com um mau humor feroz!
A visita a Acrópole foi a mais complicada, pois o Duarte queria trepar as oliveiras q por lá havia ou então juntou-se com a mana para ser uma mistura de arqueólogo com pedreiro e banqueiro! Decidiram (durante os minutos que não estavam a ser repreendidos) para pegar nas pedras q havia no chão e com outra tentar parti-las e com as pedrinhas mais pequenas fingiam que eram euros! Tiveram que ser chamados à razão uma data de vezes mas aquilo eram muitos Deuses, muitas histórias para aquilo que a guia nos estava a falar cativasse o interesse daquelas duas criaturas sedentas de brincadeira. Ao Duarte ficou-lhe na cabeça a Minerva e ainda hoje fala dela :D! Melhor do que nada!
Para animar um pouco as crianças lá fomos nós à procura de uma cache e ensinámos a nossa guia o q era ;)!
O momento que mais os acalmou, e aí sim ficaram completamente estátuas foi quando viram o render da Guarda!
Foi a minha primeira vez em Atenas e estava expectante pois o Nuno já lá tinha ido umas duas vezes, a minha irmã também já lá tinha estado, em história das artes (disciplina que adorava) também li sobre esta cidade que finalmente visitei e que tirando os monumentos históricos de que todos já ouviram falar e as lendas da mitologia grega que os envolvem, o resto não me cativou. Para mim uma cidade sem alma, nem o Bairro Plaka me encantou...
Chegámos completamente mortos ao cruzeiro e os miúdos completamente empoeirados por tanta brincadeira nas pedras brancas! ;)
02 Setembro - Turquia - Kusadasi
O tempo que estivemos aqui em Kusadasi foi calmo, o local não tem muito que ver (a excursão que havia para fazer era para Efeso e nós os dois já lá tínhamos estado) por isso optámos por passar o tempo apenas por ali! No posto de turismo informaram-nos q era dia de feira e claro, ñ pude faltar :D!!!
A feira era enorme e os miúdos não gostam nada de ir, por isso só fizemos um dos corredores (para mal dos meus pecados).
Tem imenso o comércio e bastantes parques para os miúdos e ainda nos divertimos a tirar fotos ao cruzeiro a parecer q o estávamos a empurrar ;)!
04 Setembro - Croácia - Split - Trojir
O cruzeiro parou em Split mas fomos primeiro a Trojir, apanhámos um autocarro e lá fomos nós (depois de esperarmos 1h por ele :( )!
Trojir é um local engraçado, um centro pequeno e charmoso!
Split é que nos surpreendeu bem pela positiva, gostei muito, um centro histórico grande, bem ordenado e com alguns mercados de rua bem simpáticos.
Os miúdos com tudo se tentam divertir e aqui, num dos mercados onde havia uma t'shirt do Bart Simpson a mostrar o rabiosque, acharam por bem logo imitá-lo e só quando vi as fotos é q vi q o Du tirou uma foto à mana a imitar o Bart... (Coversas de rabiosques dão-lhes sempre muita graça)! São uns danadinhos!
Estas foram as 4 saídas a terra do cruzeiro!
O balanço final de todo o cruzeiro foi bastante positivo e a Mel ainda ontem (dia 30/10/2015) perguntou ao pai quando podíamos voltar a fazer um cruzeiro!
Sem dúvida que foi uma escolha acertada porque este ano não nos apetecia ir apenas para um resort mas sabemos que os miúdos adoram esse tipo de "programa", com o cruzeiro conseguimos ter a animação de um resort e a parte cultural dos locais que fomos visitando! ADORÁMOS!