quinta-feira, dezembro 30, 2010

Sem Tempo!

Com a casa cheia o tempo para aqui vir ainda tem sido menor!
O Natal correu muito bem, embora a Inês tenha estado ainda mais esfomeada q o costume!
A minha menina tem esteve com uma bronquiolite e o seu papá, avó paterna, tio e prima também estiveram bastante constipaditos no Natal!
Por isso apesar de o Natal ter sido bom, podia ter sido bem melhor se ñ houvesse tanta gente adoentada!
Quando tiver tempo e disposição logo mostro aqui algumas fotos do Natal! ;)

Felizmente a Inês está bem melhor, mas está mais desperta do que aquilo q eu gostaria e se ñ dorme, quer comer, comer e depois bolça, bolça e depois tem ataques de soluços e depois quero de novo comer, comer... ai ai, como é q é possível esta menina ainda ser mais comilona q o mano???!!!!...e pior q isso se ñ está a fazer nenhuma das coisas que enumerei anteriormente só berra ao bom berrar que me fere os tímpanos!!!! Ai, ai, q esta menina tem a voz bem afinada!!!!!

Queria agradecer a todos que tem passado por aqui e nos têm felicitado por o nosso maior presente deste Natal, não me esqueço das pessoas, mas não sei porquê (já quando nasceu o Duarte foi igual), após o nascimento da minha pequerrucha fico com pouca vontade de falar ou mm enviar sms’s... mas ñ me esqueço mm de todas as pessoas que se têm tão bem lembrado de nós! Aos poucos e poucos eu vou respondendo e vou começar a comunicar de novo com o mundo, mas por agora e talvez devido ao cansaço e ao mau humor que me assola devido a já ñ sair de casa há mais de uma semana vou continuar aqui no meu cantinho... Ahhhh e ainda me estava a esquecer do mau humor de final de ano, que também é comum em mim no final de cada ano! (Que raio de paranóias tenho :S!!!)

Por fim, porque o mais provável é já ñ passar por aqui mais este ano, desejo a todos umas boas entradas e que 2011 nos realize muitos sonhos, muita saúde, amor e alegria!
Feliz Ano Novo!

Estela Mata

segunda-feira, dezembro 20, 2010

Como é que eu me encontro!

Nunca pensei em sentir-me tão bem apenas duas semanas após ter tido um filho, de facto o pós parto do Duarte deixou-me um bocadinho (grande) traumatizada, mas desta vez sinto-me tão mas tão melhor :)!
Sinto-me muito bem, já ñ tenho praticamente dores nenhumas, a barriguita também tem estado a desaparecer a olhos vistos, e já só me faltam por volta de 4kg para estar no meu peso antes de engravidar!
O único receio que ainda anda e andará por mais algum tempo comigo é por causa do diabetes gestacional q tive que e só daqui a 1 mês é q vou saber os resultados finais... aiai, isso de facto preocupa-me...
De resto há dias que não sei bem se vou ser capaz de tomar bem conta de dois filhotes, do meu maridinho e de tudo o resto, mas penso que são preocupações normais de quem ainda é recém mamã de dois filhotes!... ;)

2 semanas com a Mel!


Desde sexta-feira que a Inês adoeceu e ficou também ela constipadinha, coitadinha, sábado lá fomos nós para o hospital mas por enquanto só tem mm muitas secreções e a única coisa que lhe estamos a fazer é meter muito soro pelo seu pequeno nariz e aspirar. Ainda ñ está boa, tem alguma tosse e continua a sair muita ranhoca, mas acho que está melhor, espero que agora seja apenas uma questão de tempo!

Anda também muito glutona mas deixa-se sempre dormir na maminha e depois ñ a consigo acordar de forma alguma o q faz com que passado pouco tempo já queira estar a comer de novo.

(A foto é de hoje pela manhã quando a pesámos ;))

A vidinha cá por casa com dois filhotes!


Vou actualizando aqui o cantinho sempre que vou podendo, mas tem sido muita coisa junta...!
Ás vezes ñ sei bem se vou ser capaz de dar conta do recado...
A semana passada ñ foi fácil, o Duarte adoeceu e esteve com um comportamento muito difícil, quinta-feira desesperei mesmo!
Além de ter tido febre, tosse e muita ranhoca à mistura, ainda deixou de querer comer, fartou-se de ter pesadelos durante a noite e quando estava junto a nós quis mais atenção do que nunca e mesmo com toda a atenção e mais alguma ele esteve impossível de aturar! Mas, felizmente a partir de sexta-feira ficou mais bem-disposto embora o apetite ainda ñ seja muito tem andado bem melhor de aturar! :)
Quinta-feira passada o Du teve festa na creche na qual obviamente não faltamos, mas para variar a sua “actuação” não foi muito brilhante já que permaneceu muito quietinho e completamente mudo! Ai, ai este meu menino lindo! :)

1 semana de Inês!



Os relatos das coisas importantes que se vão passando por aqui por casa vão acontecendo de forma atrasada, mas eles cá vão aparecendo ;)!
Aqui ficam 2 fotos do dia 12 de Dezembro dia em q a minha filhota fez uma semana de estar entre nós!

Ainda sobre o parto!

O outro dia esqueci-me de aqui contar ainda um momento marcante para mim sobre o parto da Inês Mel, fui eu q cortei o cordão umbilical! Primeiro disseram ao pai se o queria fazer, como ele não quis perguntaram-me a mim q o fiz com muito gosto :)!
Tenho muita pena q ñ deixem tirar fotos destes momentos tão bonitos que se vivem na sala de partos!

segunda-feira, dezembro 13, 2010

As 1ªs fotos da Inês!






Uma semana com Inês Mel!

Ontem a Mel fez uma semana que está aqui entre nós e o repasso que posso fazer é muito positivo!
Por enquanto é uma bebé muito calminha, come e dorme. Pegou desde o 1º instante muito bem na mama, deita muito leitinho fora, é necessário ter sempre um regimento de babetes prontos para serem molhados, os soluços também não a largam, mas gosta muito de papinha e após uma semana já pesava 3155Kg o que me parece muito bem!
Enquanto estivemos no hospital (até às 13h de dia 7), detestava estar nua, chorava muito muito e mudar a fralda e tomar banho também a irritavam bastante, ficava vermelha que nem tomate e toda a enfermaria devia ouvi-la berrar! Aqui em casa já consegue apreciar quase sempre o momento de mudar a fralda mas o banho ainda ñ é fácil principalmente quando estamos de barriga para cima! :)
O mano também ficou surpreendido com o acontecimento de dia 5 de Dezembro e quando nos foi ver no hospital achou muito mais piada a tudo o q por lá andava (então e a cama onde estava a mamã que tinha uma roldana tão divertida!! ;)) do que propriamente à mana que ali estava a fazer o óó e q reagia menos que qualquer um dos seus bonecos. Mas apesar de achar que a mana ñ tem grande graça tem reagido bastante bem à sua chegada, gosta de lhe dar beijinhos e fá-lo sem ser necessário pedir-lhe para o fazer, é claro que às xs sente necessidade de dizer que é tudo dele e nota-se que anda um pouquinho mais mimalho, mas não tem tido qualquer razão de queixa porque os pais, avós, tios e prima têm-no enchido de miminhos!
Está a ser muito bom ter dois bebés em casa, mas o Duarte à beira da mana parece um verdadeiro matulão, ainda me faz alguma confusão pegar num e no outro que diferença faz, mas claro que ñ me posso esquecer que o Duartinho ainda continua a ser um bebé. Anda um menino muito doce e fofo mas claro com os seus ataques de reguilice!

Eu e o Nuno estamos completamente deliciados com a família linda que estamos a construir! :)

Já nasceu a minha filhota!

Dia 5 de Dezembro de 2010 pelas 2h21 (da manhã) nasceu a nossa adorada Inês Mel!
38 semanas e 4 dias!

Na madrugada de dia 2 para 3, por volta das 3h30 da manhã comecei a sentir contracções, o q me deixou um bocadinho inquieta e como não estava a conseguir dormir mais levantei-me por volta das 4h e comecei a fazer as arrumações que todas as 6ªs feiras costumo fazer (mas ñ a esta hora)! As contracções estavam a vir mais ou menos de 7 em 7 minutos e já por volta das 7h senti que tinha perdido um bocadinho de sangue e aí é que eu comecei a ficar mais preocupada e o Nuno então é q já estava em stress há muito tempo!
Estávamos os dois completamente surpresos com aquilo que se estava a passar pois até aquela madrugada nada de nada indicava que a nossa princesa quereria nascer antes do tempo previsto!
Decidi ir tomar banho e arranjar-me para ir ao hospital ver o q se passava, mas depois do banho as contracções desapareceram e cheguei à conclusão que aquele sangue deveria ter sido apenas o rolhão mucoso a sair...
Foi nessa madrugada enquanto andávamos nas arrumações e que tomávamos consciência que íamos ter a nossa filhota nos braços antes do esperado é que decidimos finalmente o nome para darmos à nossa menina!
Inês Mel soava-nos (e soa-nos) muito bem e apesar de ninguém da família gostar do seu 2º nome, nós adoramos e achamos mesmo que foi a escolha acertada! :)
Sempre tivemos ideia de só dar um nome próprio aos nossos filhos, mas como queríamos muito que ficasse Mel e como o nome Inês é pequenino achámos que era perfeito, assim a família fica feliz com Inês e nós também, com Mel :)! (Inês Mel é mesmo doce doce, como ela :)!)
Retomámos assim um dia normal de trabalho, eu não parei nesse dia, fartei-me de trabalhar, de vez em quando lá sentia uma contracção por outra e comecei a achar que a minha filha ia nascer mais cedo que àquilo que eu estava à espera.
Fui buscar o Du à creche a pé e confesso que andar de um lado para o outro era aquilo que já me custava mais fazer!
O dia seguinte, o Sábado correu quase sempre dentro da normalidade, tínhamos compras a fazer na rua, mas eu decidi que era melhor ficar por casa todo o dia e fazer o mínimo de esforços possíveis, porque embora ñ tivesse contracções ritmadas sentia que algo podia acontecer a qualquer momento, por isso o N depois de almoço passou a tarde toda na rua a fazer aquilo que tínhamos para fazer e eu estive a tarde toda a fazer os cartões de agradecimento de visita para a filhota q ñ tardava em chegar!
Estive toda a tarde, dentro do possível, bem, poucos minutos antes do N chegar a casa, quase às 20h, comecei a ter de novo contracções mais juntas, demos o jantar ao Du, brincámos com ele e colocámo-lo na cama, eu sentia cada vez as dores mais fortes e os intervalos eram mais ou menos de 5 em 5 minutos, o N só se virava para mim e dizia-me que achava melhor começarmos a telefonar para alguém que pudesse ir até aqui a casa para que pudesse ficar a tomar conta do Duarte, eu dizia-lhe para ter calma que pode ser que passassem, ainda fui tomar banho para ver se a coisa acalmava mas continuaram da mesma forma, mas ainda fui jantar, algo que o N já ñ conseguiu fazer! Achei que ele estava mais nervoso com o nascimento do 2º filho do que com o 1º! ;)
Quando estava a meio do meu jantarito que também já ñ consegui comer tudo aquilo que gostaria e perante a insistência do N e das contracções também, lá lhe disse que talvez fosse mesmo melhor telefonar ao amigo para vir até cá a casa enquanto nós íamos para o hospital, também decidi telefonar à minha irmã para vir para depois de ela chegar o Duarte ficar antes com a tia pessoa que conhece bem melhor :)!
Deviam ser quase 23h quando chegámos às urgências do HSM, estava cada vez com mais dores e a enfermeira que me atendeu nas urgência era lentinha, lentinha no computador, escrevia só com um dedo de uma só mão e tudo muito devagar, colocaram-me a fazer o CTG e estive deitada lá durante um bom pedaço (já estava mesmo farta), a médica por quem fui assistida enquanto ñ tive os diabetes foi uma querida, apesar de estar fora do país ligou para a colega que estava nas urgências de serviço a dizer-lhe que eu estava lá.
Sem dúvida que fui sempre muito bem tratada por toda a equipa q me “acolheu” ali no HSM.
Na consulta das urgências disseram que já estava com 4 dedos de dilatação e que era mm verdade tinha chegado a hora de ficar no hospital para ver nascer a minha filhota!
Quando cheguei lá em cima, depois de me estarem a preparar na sala para levar a epidural e supostamente fazer o resto da dilatação necessária para finalmente passar para a sala de partos, fizeram-me novo toque e afinal já estava com 8 dedos de dilatação, tudo estava a evoluir de forma muito rápida!
Chamaram rapidamente o anestesista porque estavam com medo que já ñ fizesse efeito a epidural. Não foi fácil de levar a epidural, pois eu estava cheia de contracções e ñ conseguia estar tão quieta como era necessário!
Mal levei a epidural logo passei para a sala de partos, onde a enfermeira me explicou muito bem o que deveria fazer, e a Dra também foi muito atenciosa comigo e claro o Nuno esteve sempre a meu lado!!!! Correu tudo mesmo muito bem, a madrugada por lá estava bastante calma e duas horas depois de ali estar sentia a minha filha sair dentro de mim e ir para os meus braços, que momento especial, ela saiu tão direitinha, tão bonitinha, tão pequenininha, tão macia... Eram 2h21 quando vi por 1ª vez a Inês Mel!!!
Não dá mesmo para descrever a sensação maravilhosa que é poder acolher nos nossos braços, por cima do nosso peito um ser que saiu dentro de nós!... :)
E foi assim que no dia 5 de Dezembro pelas 2h21min nasceu a nossa princesinha com 3025Kg e com 47cm de altura!

Um agradecimento especial aos amigos que ficaram lá em casa a tomar conta do Du, à minha mana por ter vindo passar a noite em Lx propositadamente para ficar a cuidar do Duarte nessa noite e na manhã de Domingo e aos meus pais que cuidaram muito bem do netinho enquanto eu estive no Hospital e assim o Nuno pode estar o tempo todo possível a meu lado!

quinta-feira, dezembro 02, 2010

Anjo para Presépio de Natal!



Este ano no sorteio realizado para fazer uma peça para o Presépio da creche do Duarte calhou-me o Anjo!
Aqui está ele :)!
Tenho escolhido fazer estas peças aproveitando materiais que vou guardando de uns anos para os outros porque acho que um dia me podem ser úteis!
- Vou colocar aqui a lista de materiais que utilizei para fazer este anjinho:
1 Embalagem vazia de queijo matinal – para o vestido
1 Bola de ping pong – para a cara
½ de um enfeite dos embrulhos de Natal do “El Corte Inglês” – para o cabelo
½ de um enfeite dos embrulhos de Natal do “El Corte Inglês” – o floco de neve no centro do cabelo
Fita dourada de um laço de uma prenda de Natal – para braços
Fio dourado de uma prenda de Natal – para laço do vestido
1 Pedaço de cartão dourado de uma caixa onde vinha um perfume – para as asas
Canetas de acetato que já duram há mais de 17 anos – para desenhar os olhos, a boca e as sardas ;)!

Fico feliz quando vejo que de x em quando lá consigo dar utilidade às coisas q teimo em ir guardando ;)!